Apesar do período de retração econômica, o mercado de seguros vem em constante crescimento. Desde 2020, com a necessidade de adaptação à nova realidade causada pela Covid-19, a sociedade adquiriu novos hábitos e ganhou diferentes preocupações, o que alavancou as vendas de seguros para proteção individual. Em 2022, as seguradoras conseguiram elevar o lucro líquido em 118%, para 18,1 bilhões, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), organizados pela consultoria Siscorp. Os segmentos que mais contribuíram para a alta foram Automóveis, Vida e Danos e Responsabilidades.
Este cenário, justifica o crescimento no número de corretores de seguros individuais: segundo dado da Federação Nacional dos Corretores de Seguros, entre janeiro de 2019 e janeiro de 2022 houve um aumento de 30% de profissionais no setor. E, pensando na melhor forma de inserir o empreendedorismo nesse contexto, a MDS Brasil, uma das principais corretoras do país no segmento de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos, vem investindo no canal de distribuição MDS Partners.
Voltado para corretores de seguros individuais e sociedades de mediação de seguros, o canal reúne o mais completo conjunto de recursos e competências que só um corretor líder, com elevada experiência nacional e internacional, pode proporcionar aos seus parceiros de negócios.
A performance do MDS Partners vem crescendo a cada ano. Em 2019, após restruturação, houve um aumento de 28% no desempenho dos parceiros, seguido por uma alta de 44% em 2020 e um acréscimo de mais 40% em 2021. Como parte da estratégia, tem um programa que reúne o mais completo conjunto de recursos e competências que só um corretor líder, com elevada experiência nacional e internacional, pode proporcionar aos seus parceiros de negócios.
“Seguimos em 2023 com bastante otimismo e temos a expectativa de continuar a aumentar a representatividade do canal de relacionamento com os corretores. Fechamos 2022 com mais de 40% de crescimento e para que isso continue acontecendo de maneira sustentável, já aumentamos nossa equipe de atendimento, investimos no Programa de Relacionamento e ainda estamos investindo cada vez mais em ferramentas para proporcionar todo o suporte e auxiliar nossos parceiros na gestão de suas carteiras e clientes”, conta Patrícia Martins, Diretora do Canal de Parcerias da MDS Brasil.
Nos dias 10 e 11 de maio, a equipe participou do MDS Partners Check Point 2023, no Rio de Janeiro, um evento que busca fortalecer parcerias estratégicas e impulsionar resultados promovido pela MDS Partners, uma rede com mais de 100 corretores de seguros parceiros da MDS Brasil localizados em todo o país. Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram à oportunidade de participar de palestras, workshops, mesas-redondas e outras atividades, todas com foco em temas relevantes para o mercado de seguros, trazendo detalhes importantes como, produtos, serviços, parceiros e cases. Unindo forças e impulsionando resultados!
Vivências dos parceiros de negócios
Com 100% da sua carteira fechada em parceria com a MDS, Fernanda Menezes e Thais Lima, sócias da HC Seguros, destacam o quanto o suporte no pós-venda ajuda a sua corretora a crescer. “Optamos por ter uma operação na qual podemos focar nas relações comerciais para expandir nossa carteira e aprimorar a gestão do nosso negócio, porque temos um pós-venda de extrema qualidade”, diz Fernanda.
Para Thais, esta é uma relação em que todos ganham. “De um lado, temos uma grande corretora com a credibilidade e know-how de uma multinacional para oferecer as melhores propostas e soluções de seguro, com equipes especializadas. Do outro, usamos o nosso networking com clientes, empresas e seguradoras, construído com mais de 20 anos de mercado na região nordeste, para ajudar a MDS a penetrar neste mercado”, afirma.
Enquanto isso, para Marcio Caran, fundador da Vida Nova, o modelo da parceria é fundamental para a capilaridade e possibilidades de consolidação de negócios fora da região da corretora. “Este modelo me proporciona o contato com especialistas de diferentes setores do seguro para conhecer novos produtos a fundo. Enquanto antes eu focava apenas no meu nicho de atuação, a MDS hoje me possibilita potencializar a minha atuação comercial”, comenta.
Estrutura do programa
Com maior concentração nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, o programa é dividido em quatro níveis: Essencial, Select, Super Select e Premium, cada um de acordo com o volume de negócios. O canal representa hoje 17% do share da companhia. As áreas que lideram esse crescimento são: Retail (44%), Saúde e Benefícios (25%) e Corporate Risks (17%).
“Em 2023 levaremos mais de 20 corretores a uma experiência de relacionamento inesquecível, assim como foi em 2022, que levamos os partners dos segmentos Premium e Super Select para Portugal e Buenos Aires”, diz Patrícia Martins.
“Os partners são a essência da MDS e uma parcela importante dos nossos planos de expansão. Essas parcerias proporcionam a todos a oportunidade única de atualização sobre as tendências do universo da corretagem de seguros, construção de novos relacionamentos e fortalecimento daqueles já existentes”, explica Ariel Couto, CEO da MDS Brasil e Américas Regional Manager da Brokerslink.
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