No melhor resultado de sua história de 63 anos, a Tokio Marine demonstra, mais uma vez, a força da sua atuação no Brasil. Em 2022, a Seguradora registrou crescimento de 40,6%, enquanto o segmento em que atua (sem Previdência, Capitalização e Saúde) cresceu 21,3%. A produção atingiu a marca de R$ 10,6 bilhões em faturamento, meta inicialmente prevista para ser alcançada apenas em 2024. Desse montante, a Tokio Marine devolveu R$ 5,3 bilhões à sociedade em indenizações.
O Lucro Líquido chegou a R$ 570,1 milhões. Já o Índice Combinado, um dos indicadores mais importantes da indústria de seguros, que mede a lucratividade das empresas, e o ideal é que esteja abaixo de 100%, ficou em 95,3%. Esses números qualificam a Tokio Marine como a 2ª maior Seguradora do País, sem considerar as operações securitárias ligadas a bancos. A Companhia atende, atualmente, quase 39 mil Corretores e Assessorias.
Para o Presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, que está prestes a completar 10 anos na liderança da Seguradora, a estratégia de crescimento orgânico, com o compromisso de ofertar Produtos e Serviços de excelência, explicam o sucesso da Companhia nos últimos anos. “Os resultados financeiros são uma consequência direta da motivação do nosso time de 2,3 mil Colaboradores e dos investimentos constantes que realizamos para atender as demandas de Corretores, Assessorias e Clientes. Temos muito orgulho desse desempenho histórico, não só do ponto de vista de negócios, mas também pelas iniciativas que implementamos em prol do bem-estar da sociedade”, analisa Ferrara.
Um dos principais fatores que impulsionaram o desempenho da Tokio Marine em 2022 foi a performance da Diretoria de Produtos Massificados, considerando especialmente os produtos Automóvel, Pessoas e RD Massificados. Na carteira de Automóvel, por exemplo, a Tokio Marine saiu da 4ª para a 2ª posição do ranking, com crescimento de 62% em relação ao ano anterior, quase duas vezes o crescimento do mercado, que foi de 33,2%. Já o seguro Residencial avançou 34,2% e o seguro Condomínio, 29%. Em seguro de Pessoas, a Tokio Marine alcançou o melhor resultado operacional da história, com mais de meio bilhão de reais em receita de vendas.
A Diretoria de Produtos Pessoas Jurídica também se destacou no período, ratificando o apetite da Tokio Marine por Grandes Riscos. O bom desempenho se deve ao aprimoramento de processos para garantir a agilidade na contratação do seguro, além do desenvolvimento de novas soluções para empresas de todos os tamanhos. Entre os produtos com crescimento significativo em 2022 estão: Riscos de Engenharia, 193,9%; Riscos de Petróleo, 165%; Riscos Cibernéticos, 81%; Agro Equipamentos e Fazendas, 79,8%; E&O, 62,3%; Riscos Nomeados, 45,1% e Garantia, 25,2%.
“Estamos bastante otimistas e confiantes que, neste ano de 2023, vamos continuar a trilhar esse caminho de sucesso. Nossa estratégia de negócios está baseada na valorização do Capital Humano, oferta dos melhores Produtos e Serviços para atender às demandas dos Parceiros de Negócios e Segurados e na ampliação da cultura do seguro no Brasil”, finaliza o Presidente José Adalberto Ferrara.
Inovação
Em 2022, a Tokio Marine fortaleceu seu posicionamento como Seguradora Inovadora. Entre as novidades apresentadas pela Companhia estão o SuperApp, agregador de serviços com a finalidade de agilizar o atendimento pelo celular; o Tokio Sites, plataforma digital para a criação de sites personalizáveis pelos Corretores; e o Sinistro Digital, ferramenta que possibilita a redução de até 50% no tempo médio de atendimento.
Tokio ESG
Em 2022, a Tokio Marine reuniu sob o pilar Tokio ESG todas as iniciativas que promove em prol do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e transparente e que use os recursos naturais de forma responsável.
Como o incentivo à Educação é uma das prioridades da Seguradora, no ano passado foram promovidas duas edições do programa “Sementes do Brasil”, pelo qual jovens em situação de vulnerabilidade social recebem mentoria e capacitação profissional, visando o ingresso no mercado de trabalho.
Outra iniciativa patrocinada pela Seguradora foi o projeto “Abre Portas”, plataforma digital do Instituto Quimioterapia e Beleza – IQeB., cujo objetivo é orientar, capacitar e oferecer oportunidades em empresas com vagas abertas para pacientes curados de câncer.
CDN Comunicação
You may be interested
Icatu apresenta novidades na subscrição digital do Seguro de Vida Individual
Publicação - 22 de novembro de 2024A Icatu Seguros - maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização - anuncia uma importante evolução em sua jornada…
Loja do Mecânico escolhe 180 seguros para impulsionar vendas de garantia estendida
Publicação - 22 de novembro de 2024A Loja do Mecânico, principal plataforma omnichannel de vendas de máquinas e ferramentas da América Latina, anuncia uma parceria com a 180 Seguros, marcando um importante passo…
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…