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Seguradoras entregam solidariedade, empatia e rapidez nos sinistros para população do litoral norte

24 de fevereiro de 2023
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No último final de semana, foi cenário de uma catástrofe em Caraguatatuba, provocando a criação da Defesa Civil do Estado.  A cidade junto com Ilha Bela, Ubatuba, Guarujá, Bertioga e São Sebastião – litoral norte de São Paulo – estão em estado de calamidade.

De acordo com os meteorologistas, uma frente fria vinda da Argentina, muito intensa, foi responsável pela chuva que deixou até o momento 57 mortos, inúmeros desaparecidos e milhares de famílias desabrigadas. Este acontecimento trágico climático, registrou 600 mm de chuva em apenas 15 horas, a maior registrada em apenas um dia no país.

A situação é emergencial, e mais uma vez o mercado segurador se destaca e oferta iniciativas para apoiar todos da região; turistas e moradores. Conheça alguma delas:

Bradesco Seguros

A Bradesco Seguros, desenvolveu episódios na Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros, devido a gravidade das chuvas que atingiram o litoral Norte do estado. A iniciativa desenvolvida pela Seguradora para quantificar e indenizar segurados envolvidos em desastres naturais no menor prazo possível. As cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba estão em situação de calamidade pública e têm mapeadas mais de 180 áreas de risco de deslizamentos ou enchentes, segundo um levantamento feito junto às prefeituras.

A seguradora destinou boa parte de sua frota de assistência para atendimentos, o que inclui guinchos e vans, além de time de campo para direcionamento dos veículos a pátios seguros. A Companhia também está atuando com uma força-tarefa para acelerar o processo de regulação de sinistros para os seus segurados.

Algumas de suas vans, utilizadas originalmente no Seguro Residencial, também estão auxiliando as autoridades no transporte de donativos para as áreas de maior necessidade. Além disso, a Seguradora liberou cobertura de lona provisória para casas destelhadas e simplificou a liberação de carros reservas para sinistros de alagamento, mesmo sem a abertura do aviso de sinistro. A operação confere prioridade no atendimento, por meio de acionamento de prestadores locais com experiência de atuação. E também tem a opção de vistoria remota em locais com acesso dificultado, com fechamento do orçamento com o cliente, reduzindo o prazo de atendimento cerca de 30%.

Tokio Marine Seguradora

A seguradora sensibilizada com a situação e ciente de sua responsabilidade social, adotou uma séria de ações para amparar seus clientes e a população local, além da remoção dos veículos avariados e agilidade no processo de sinistros. E também:

  • Enviou de água e alimentos não perecíveis para as cidades atingidas;
    • Transporte de veículos avariados para São Paulo por meio de uma plataforma que comporta até três carros por vez;
    • Enviou de dois caminhões e uma cegonha da base de apoio em São José dos Campos para o Litoral Norte com capacidade de transporte de até oito veículos;
    • Enviou da base de Caraguatatuba de um caminhão-cegonha que comporta até 12 veículos para remoção dos carros até a capital;
    • Disponibilizou o pátio para recebimento dos veículos danificados;
    • Vistoriou no local os veículos alagados.
  • Europ Assistance

A Europ Assistance disponibilizou dois guinchos e uma pick-up para São Sebastião, carregados com mantimentos para serem entregues às vítimas das chuvas na região. Entre as oito toneladas de itens doados pela empresa estão água, materiais de higiene pessoal e alimentos não perecíveis.

Um fato que chamou a atenção foi que, ao longo do caminho para a cidade, pessoas foram doando outros itens, que acabaram sendo acrescentados ao volume inicial. Tudo foi levado para um colégio da região que está abrigando temporariamente 400 famílias. A companhia postou algumas imagens e vídeos em suas redes sociais registrando esses momentos.

Paralelamente a entrega de mantimentos, a companhia segue prestando serviços de assistência, especialmente Auto e Residencial. Atualmente estão na região quinze guinchos, um 4X4, quatro táxis e duas fiorinos voltados para a remoção de veículos e atendimentos às demais assistências prestadas pela companhia.

Seguradora Zurich

A Seguradora Zurich deu início a um protocolo de emergência para atender clientes e a população do Litoral Norte. A região foi atingida por fortes chuvas no final de semana. Com o cenário de urgência, a seguradora acionou imediatamente seu parceiro de assistência automóvel e residência, que destacou 65 posições para priorizar atendimento de chamadas ligadas aos sinistros na região. Cerca de 140 guinchos já foram acionados.

A cidade mais atingida foi São Sebastião. A Zurich, por meio de duas parceiras, enviou ainda 10 peritos ao local.

Além das medidas emergenciais, o time de Sinistros da seguradora está priorizando todos os processos de vistoria, visando agilizar o pagamento de possíveis indenizações.

Seguro Pasi

O Seguro Pasi, criou o SOS Litoral Paulista, colocando à disposição seus psicólogos e Assistentes Sociais da Central de Amparo, para atender às famílias impactadas pelas fortes chuvas no litoral paulista.

Todos atendimentos estão sendo realizados pela forma remota, através do 0800 777 8203, das 8h às 21h (segunda a sábado). Caso a ligação não seja atendida de imediato, decorrente ao alto volume de ligações, não se preocupe, a Central possui identificador de chamadas e retornará na sequência.

HDI Seguros

HDI Seguros  se mobilizou e adotou diversas ações para atender clientes e também apoiar não clientes na região. Agilizou atendimento de sinistros e implantou:

– Reforço e disponibilização da equipe de atendimento 24h, com estrutura especial, incluindo mais guinchos enviados para a região do litoral norte de São Paulo;

– Atendimento a todas as solicitações de clientes. Neste caso, a seguradora também está prestando auxílio aos não clientes, com o deslocamento dos veículos para local seguro para que os proprietários tenham condições de solicitar atendimento a suas seguradoras;

– Remoção dos veículos para os pátios dos prestadores de serviço para a realização de inventário e realização de fotos;

– Priorização de todos os casos na regulação de sinistro, com time reforçado para analisar cada um deles. Alguns dos membros da equipe serão deslocados para a região. Além disso, a HDI acionará a rede de terceiros especializados para agilizar as regulações e as indenizações;

Porto Seguro

A Porto Seguro intensificou cuidados e atendimentos aos municípios do litoral norte e criou duas bases, situadas no quilômetro 40 da Rodovia Anchieta e na Riviera de São Lourenço, erguidas em caráter emergencial e sem previsão de encerramento de atividades. As operações estão ocorrendo em São Sebastião, Guarujá, Bertioga, Maresias, Juquehy e contam com o suporte de mais de 25 profissionais na administração da operação.

Mais de 60 viaturas foram enviadas para os locais afetados.  E posteriormente 135 viaturas foram destinadas aos litorais sul e norte, dentre elas, veículos especiais aquáticos (marruás e moto aquática), guinchos e pick-ups. “Neste momento, estamos atendendo aos segurados e aos não-segurados, considerando a urgência humanitária que as chuvas ocasionaram no trecho litorâneo. Manteremos esse modelo de atuação enquanto houver necessidade e a situação não for dada como encerrada pela Defesa Civil”, destaca Rivaldo Leite, CEO da Porto Seguro.

Liberty Seguros

Diante das interdições, deslizamentos e alagamentos causados pelas fortes chuvas no litoral paulista, a Liberty Seguros anunciou iniciativas  emergenciais para acolher e dar suporte às necessidades urgentes das pessoas nas regiões afetadas.

Entre as medidas adotadas nos últimos dias, a companhia mobilizou prestadores para realizar atendimentos, inclusive por meio de motocicletas, para chegar aos clientes mais rapidamente, agilizando os processos de sinistros e indenizações.

A seguradora ainda enviou equipes de assistência da capital para as regiões a fim de apoiar os prestadores de serviços locais, e disponibilizou pátios e bolsões para recolhimento de veículos danificados, além de deslocar carros e guinchos de outras regiões para ajudar com a retirada de automóveis.

A seguradora também realizou uma doação para o Instituto Verdescola, ONG com mais de 15 anos de atuação em São Sebastião, que está na linha de frente no auxílio às vítimas da catástrofe.

Sompo Seguros

A Sompo Seguros, em virtude da situação de calamidade pública decretada por conta dos temporais que castigaram sobretudo as cidades do litoral norte de São Paulo, instaurou o Plano de Contingência de Sinistros. A iniciativa visou garantir ainda mais agilidade no processo de comunicação, avaliação e indenização de perdas e danos sofridos por segurados da região.

Como parte do Plano de Contingência de Sinistro, a Sompo Seguros mantém uma equipe interna dedicada para atendimento dos sinistros da região. Também foram disponibilizados os serviços de Vistoria na Palma da Mão (vistoria de baixa complexidade feita pelo próprio cliente, de seu aparelho celular), Fast Track de Sinistro (que dispensa documentos e garante indenização em até 48 horas) e estabelecido esquema especial com a Assistência 24 Horas e demais prestadores de serviços das regiões atingidas para agilizar atendimentos, vistorias, dar rápido encaminhado de veículos aos pátios e agilizar a pronta indenização de sinistros para os casos de perda total de veículos.

Mapfre Brasil

Em total solidariedade à situação de calamidade pública no Litoral Norte, a MAPFRE informa que ativou um plano emergencial para atender os clientes afetados. Criou um plano de contingência, que conta uma ação integrada que envolve as áreas de Provedores, Contact Center, Sinistros e a equipe da diretoria territorial da companhia na região e está realizando as vistorias, a regulação e as indenizações, de forma contingencial, para agilizar tudo o que for possível.

Outra iniciativa da MAPFRE para acompanhar de perto a situação é o monitoramento dos prestadores de serviço em tempo real. Com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos clientes, houve também o acionamento preventivo de prestadores de serviço das cidades próximas.

Entre tantas outras, que não enviaram ações para a nossa redação e inserir nesta matéria.

Da Redação Revista IC – Márcia Kovacs

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