Muitas pessoas aproveitam o Carnaval para passar os dias de folia fora dos grandes centros. Antes de pegar a estrada, porém, alguns itens devem ser conferidos pelo motorista para que a viagem ocorra com segurança. “É necessário cumprir as revisões periódicas. Certificar-se de que todos os detalhes do carro estão em dia e em perfeitas condições, aliado ao comportamento prudente diante do volante, é o primeiro passo para viajar tranquilamente e aproveitar o passeio sem preocupações”, destaca Marlon Teixeira (foto), diretor de Sinistros Auto da Allianz Seguros, uma das principais seguradoras de automóveis do país.
O executivo separou algumas dicas para auxiliar os condutores nesta checagem:
1. Verifique o estado dos pneus
Confira se os pneus do carro estão gastos e se há necessidade de trocá-los. Também é importante calibrá-los de acordo com as libras indicadas no manual do proprietário do automóvel. Opte, ainda, por um pneu de boa qualidade no estepe. “A mesma atenção dada aos pneus é necessária no estepe. Se possível, calibre também o pneu reserva”, aconselha Marlon Teixeira.
2. Não deixe as revisões simples de lado
Certifique-se de que ferramentas como triângulo, macaco e chave de roda estejam realmente no veículo. Antes de viajar, avalie suspensão, faróis, sistema de freio, nível do óleo e fluídos, e sistema elétrico. “Inclua nessa lista o sistema de limpeza dos vidros. Apesar de simples, é uma ferramenta que garante muita segurança”, pontua o executivo.
3. Cuidado em trechos alagados
As chuvas de verão geralmente são rápidas, mas também podem ser seguidas de temporais. “Importante evitar o tráfego durante as chuvas fortes e, consequentemente, os trechos alagados, procurando locais seguros para aguardar as condições de tráfego melhorarem”, explica Marlon Teixeira.
4. Cinto de segurança sempre
A dica é simples e já conhecida, mas não custa lembrar: o cinto de segurança deve ser utilizado em todo o trajeto, inclusive pelos passageiros que estão no banco traseiro. “Embora a obrigatoriedade do cinto de segurança para motoristas e passageiros esteja previsto no Código de Trânsito Brasileiro, muitas vezes seu uso é negligenciado”, frisa Marlon Teixeira. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego indica que o uso do cinto no banco dianteiro reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes e, nos bancos de trás, os passageiros que utilizam o cinto ficam até 75% mais seguros.
5. Faça todas as revisões com antecedência
Por último – e não menos importante –, Marlon Teixeira aconselha que todos os itens do automóvel sejam checados com antecedência. “Quanto mais cedo o motorista averiguar o veículo, melhor. Assim, caso seja necessário substituir alguma peça, ele terá tempo de fazer essa substituição com calma e sem dores de cabeça”, finaliza.
Operação especial no feriado
Entre os dias 17 e 23 de fevereiro, a Allianz Partners, empresa do Grupo Allianz e líder global em assistência 24 horas e seguro viagem, realizará a Operação Carnaval 2023 e mobilizará prestadores de serviço locais para atender os chamados mais comuns de segurados das empresas parceiras. A operação será realizada em localidades como os litorais Sul e Norte de São Paulo, a Costa Verde e a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, bem como o litoral de Florianópolis (SC), Pernambuco, Bahia, Ceará e Paraíba.
Virta Comunicação
You may be interested
Economia prateada: seguro de vida dos mais jovens aos mais velhos
Publicação - 20 de janeiro de 2025O envelhecimento acelerado da população brasileira é um fenômeno que ganha força a cada ano, tornando a terceira idade uma parcela significativa da sociedade, com demandas específicas…
Posse da Nova Diretoria do CSP Bahia para o Biênio 2025/2026
Publicação - 20 de janeiro de 2025No dia 30 de janeiro de 2025, às 18h30, o CSP Bahia realizará a cerimônia de posse da sua nova diretoria para o biênio 2025/2026, em um…
NR-1 reforça a responsabilidade das empresas na gestão do bem-estar emocional dos colaboradores
Publicação - 20 de janeiro de 2025A saúde emocional dos colaboradores nunca esteve tão em evidência no ambiente corporativo atual. Com a entrada em vigor das novas diretrizes da Norma Regulamentadora nº 01…