Como gerente de risco, o setor segurador tem um papel importante a desempenhar na transição para uma economia global com emissões líquidas zero, apoiando seus clientes na tomada de medidas concretas para alcançar a descarbonização em suas carteiras. No começo de 2023, o mercado deu mais um passo rumo a esse objetivo. A Aliança Seguradora para Emissões Líquidas Zero – a Net-Zero Insurance Alliance – lançou o seu primeiro Protocolo de Definição de Metas durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
A Net-Zero Insurance Alliance (NZIA) é promovida pelas principais seguradoras e resseguradoras da Europa, todas membros da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI) e signatárias dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI). Atualmente, ela reúne 29 seguradoras e resseguradoras internacionais – todas comprometidas em fazer a transição de suas carteiras de subscrição de seguros e resseguros para emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.
A versão 1.0 do Protocolo de Definição de Metas da Net-Zero permitirá aos membros do grupo, como a MAPFRE, começar a estabelecer, de forma independente, metas intermediárias, baseadas na ciência, para suas respectivas carteiras de assinatura de seguros e resseguros. Essas metas devem estar em linha com um caminho de transição líquida zero consistente, com um aumento máximo de temperatura de 1,5 °C acima de níveis pré-industriais até 2100. Com o lançamento do Protocolo, os membros atuais da NZIA são obrigados a estabelecer e divulgar suas metas iniciais até 31 de julho de 2023.
Este marco importante acontece 18 meses depois da fundação da aliança durante a Cúpula Climática do G20 em Veneza, em 2021. Na ocasião, oito das principais seguradoras e resseguradoras do mundo participaram do lançamento. Desde então, a NZIA cresceu para 29 seguradoras e resseguradoras, representando cerca de 15% do volume de prêmios mundiais globalmente.
MAPFRE: redução das emissões de gases do efeito estufa
“A descarbonização econômica é essencial para o planeta”, destacou Antonio Huertas, CEO da MAPFRE, que indicou que “nosso compromisso ambiental é elevar gradual e progressivamente o nível da sustentabilidade, com objetivos específicos estabelecidos ainda em 2023 que contribuam para a redução das emissões de gases do efeito estufa de nossa carteira de seguros e resseguros, e que nos possibilitem acompanhar a sociedade em uma transição justa, ajudando tanto nossos clientes, quanto aquelas pessoas cuja subsistência está entrelaçada com atividades relacionadas ao carbono, para convergir também nessa direção”. Huertas ainda reforçou que “ao desempenhar nosso papel, estamos profundamente preocupados em melhorar nossa gestão da pegada ambiental, promovendo a economia circular, alavancando nossas posições de assinatura e investimento para apoiar a transição para uma economia com emissão zero da maneira mais justa possível, priorizando proporcionalmente o bem-estar das pessoas”.
InPress Porter Novelli
You may be interested

Allianz lança Super App com novas funcionalidades
Publicação - 15 de setembro de 2025Com a recente atualização do app Allianz Cliente, que agora conta com uma interface mais moderna e intuitiva, a Allianz Seguros deu mais um passo na sua estratégia digital…

Fundación Mapfre leva programa a Presidente Prudente
Publicação - 15 de setembro de 2025Entre os dias 15 e 19 de setembro, o programa "Na Pista Certa", da Fundación MAPFRE, será realizado em Presidente Prudente, no Parque do Povo (Avenida 11…

MAG Seguros vence Future Law Awards 2025
Publicação - 15 de setembro de 2025A MAG Seguros, empresa com 190 anos de atuação ininterrupta no segmento de vida e previdência, foi uma das grandes vencedoras do Future Law Awards 2025, premiação…
Mais desta categoria


Mediservice ultrapassa 750 mil beneficiários com rede compartilhada
Publicação - 15 de setembro de 2025
