00:00:00
21 Nov

O que esperar do ecossistema de saúde no Brasil, mediante ao avanço da tecnologia para saúde e envelhecimento populacional.

28 de dezembro de 2022
374 Visualizações

Há urgência em transformar o modelo de assistir a saúde no Brasil e a questão que emerge é: Como podemos criar um ecossistema sustentável e coordenado, meio a um sistema fragmentado, tendo o envelhecimento populacional como um fenômeno mundial que desponta no cenário da assistência?

Consultas e exames à distância, sequenciamento genético, cirurgias por robôs, dispositivos e aplicativos para monitorar e acompanhar a jornada do paciente e a saúde, em tempo real. Dados para estudo e análise preditiva de eventos médicos, tudo para prevenir, diagnosticar e tratar doenças em estágio inicial. Monitores, dispositivos e aplicativos para acompanhar resultados clínicos a médio e longo prazo. Tudo isso já faz parte do nosso dia a dia. O objetivo é nobre e único, acompanhar o processo de saúde doença ao longo da existência humana. Parece fantástico e será! Assim que o sistema permitir não fragmentar tanto as informações da jornada humana e do cuidar, independentemente do nível de atenção.

O sistema de saúde, público ou privado, ainda é pouco utilizado para prevenção e promoção a saúde, adotando um comportamento voltado ao tratamento de doenças, muitas vezes em seu estágio mais avançado. Em dezembro de 2020 a OMS informou que as doenças crônicas não transmissíveis, DCNTs, estão entre 7 das 10 principais causas de morte no mundo, intensificando foco global na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. As doenças que mais matam, são também as que mais oneram o sistema. Temos de considerar também as doenças psiquiátricas que podem levar até 11 anos entre início dos sintomas e diagnóstico, sendo responsável por mais de 1/3 do número total de incapacidade, segundo a Nações Unidas Brasil.

A expectativa de vida que fechou em 77 anos em 2021, quase 3 anos a mais comparado a 2018, segundo o IBGE. No Brasil, 30 milhões de habitantes possuem mais de 60 anos e teremos mais de 60 milhões em 2040. O envelhecimento ativo envolve o processo de melhorias contínuas em três pilares: saúde, participação e segurança. Podemos considerar que atualmente parte da população prolonga sua existência através do avanço da tecnologia médica, muitas vezes com pouca ou nenhuma qualidade de vida.

Levar acesso a saúde e ter a educação como parte integrante do ecossistema. Educar para saúde desde a primeira infância, tanto assistidos, quanto médicos e demais profissionais da saúde para o cuidado integral e direcionamento clínico adequado. Equipe multidisciplinar, atendendo a multidisciplinaridade humana e ter o paciente participando ativamente do processo e dono dos seus dados. O avanço tecnológico vem demonstrando ser grande aliado para essa evolução no sistema, talvez quando a precificação da assistência privada estiver associada ao estilo de vida e perfil epidemiológico, não mais a faixa etária, possamos observar um novo cenário.

Por Paula Bertone Norberto, Gerente de Gestão de Saúde, Inovação, Especialista em Neurociências e Comportamento, THB Brasil

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
42 Vizualizações
Lojacorr
42 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
46 Vizualizações
MetLife
46 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
44 Vizualizações
Artigo
44 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin