Corretores de todo Brasil já podem contar com uma plataforma digital exclusiva para gerenciar e otimizar a venda de seguros. A iniciativa é uma aposta da Akad Seguros, recém investida pela GP Investimentos, e visa dar mais autonomia para que os profissionais do setor possam diversificar e ampliar a oferta de produtos. A projeção da seguradora é de um potencial para transformar pelo menos cinco mil corretores em mini insurtechs, modelo pelo qual passarão a atuar de forma mais estratégica, como gestores e consultores, ganhando tempo para expandir as vendas.
O objetivo da Akad é criar condições para que o corretor possa atuar em um modelo digital sem a necessidade de fazer grandes investimentos. “O corretor quer e precisa de liberdade para vender online, mas sabe que acaba saindo caro desenvolver um site, contratar uma empresa para integrar as aplicações e gastar com propaganda”, explica a chefe de Vendas Corporativas Mariana Miranda.
Uma consequência imediata do novo modelo, segundo Mariana, é agilizar e facilitar toda jornada de contratação do seguro. A Akad desenvolveu a plataforma para que o futuro segurado possa, sozinho, finalizar todo processo da cotação até a emissão da apólice. Ao corretor, que hoje passa o dia vendendo por telefone e preenchendo formulários manualmente, bastaria enviar um link para sua base de clientes pelo Whatsapp, e-mail e redes sociais.
A possibilidade de aumento do faturamento para corretores passa ainda pela diversificação da carteira desses profissionais, que terão acesso liberado a toda linha de produtos da Akad. Um corretor que já vende proteção para automóveis com outras seguradoras, por exemplo, poderá usar a plataforma para vender seguro de Transportes, de Responsabilidade Civil, Patrimoniais, de Garantias e de Cibersegurança.
Para escalar o negócio e atingir um número cada vez maior de corretores e segurados, a Akad aposta em parcerias para aproximar seu ecossistema de associações, entidades, empresas, bancos, sindicatos, startups entre outros canais. A estratégia da seguradora é também chegar a novos canais digitais para ampliar o alcance de seus produtos em um modelo conhecido como “embedded insurance”, no qual o seguro é adquirido em conjunto com outro bem ou serviço no momento da compra.
Estreitar o relacionamento e otimizar o trabalho dos corretores parceiros já era um compromisso reiterado pela Argo quando a seguradora apresentou ao mercado uma nova marca e um novo nome, em junho deste ano. O lançamento da plataforma digital reforça o planejamento de envolver os corretores no processo de transformação digital da seguradora, oferecendo ferramentas para que os profissionais consigam se desenvolver. “A tecnologia impulsiona, mas as pessoas ainda se sentem mais seguras em falar diretamente com o corretor e queremos fortalecer sempre essa relação”, assegura Mariana.
A Akad adianta que projetou uma interface didática e fácil de navegar para a plataforma, onde os corretores poderão personalizar a identidade visual adicionando suas logomarcas e cores. A segura também produziu uma série de vídeos instrutivos com o passo a passo para operar no novo ambiente virtual, e vai ainda reforçar a comunicação com os parceiros para esclarecer dúvidas.
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