00:00:00
16 Jun

Inteligência de dados é a nova aposta das Insurtechs para revolucionar o mercado

6 de outubro de 2022
320 Visualizações

As insurtechs, startups e agentes de inovação no mercado de seguros, estão crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, oferecendo serviços simples e acessíveis ao consumidor. Um levantamento realizado em março de 2020 pela Digital Insurance Latam revelou que houve um crescimento de 47% no mercado de insurtechs no Brasil em um período de um ano, com 113 insurtechs atuando no país em 2019. Em comparação a julho deste ano, foi registrado um aumento significativo de 48,6% no número de startups focadas no segmento de seguros.

Considerando os benefícios tecnológicos, essas empresas do mercado de seguros estão buscando desempenhar esforços significativos para os corretores e segurados, com base em suas necessidades por meio da inteligência de dados. O uso de ferramentas como Data Science, Big Data ou Business intelligence(BI) vem trazendo melhorias ao processo de mapeamento de clientes e gerando novas oportunidades de negócios.

Segundo uma pesquisa realizada pela IBM, empresa americana de software e hardware, até 2024, 32% das marcas utilizarão inteligência de dados para compreender as percepções de seus clientes, o que pode resultar em uma expansão no volume de vendas de 50%. Esse movimento vem atraindo empresas dispostas a estudar e criar soluções assertivas.

A insurtech Assegurou impulsionou a venda de seus produtos por meio de um marketplace no qual corretores e segurados possam trabalhar de maneira simples e ágil.
Simone Macedo, diretora de operações da Assegurou, explica que a ferramenta tem sido utilizada como forma de otimizar a proposta de valor do produto, no caso de seguros, e sendo cada vez mais uma estratégia essencial para conhecer melhor o seu público.

“Trabalhamos com a jornada infinita na plataforma, um conceito da nossa central de comunicação que possui automação da inteligência de dados, IA e BI para tratar cada lead em fluxos contínuos. Esta ação aperfeiçoa a jornada comercial da Assegurou”, disse.
Além disso, a plataforma permite que o corretor de seguros tenha a sua própria loja com produtos 100% digitais e um atendimento backoffice, uma das etapas da jornada infinita, que serve para controlar o pós-venda, melhorar a experiência do consumidor, diminuir o cancelamento de contratos e ampliar o relacionamento com as seguradoras.

“Os protocolos digitais dentro da plataforma da Assegurou auxiliam o corretor a realizar a gestão pós-venda com as seguradoras, além de registrar a conformidade dos pagamentos e atualização de apólices. Isso torna a nossa tecnologia preparada para um atendimento completo focada no mercado de seguros”, explica.

De modo geral, o uso da inteligência de dados na insurtech também trouxe eficiência nos contratos. De acordo com a diretora, houve um avanço na contratação assertiva de produtos.

“Mesmo com a pandemia e a retração econômica do país, o número de clientes optantes pelo seguro digital cresceu 50% em 2022 se comparado a 2021, o que resultou no aumento da conversão assertiva de clientes, maior rentabilidade na venda dos produtos e diminuição do absenteísmo na contratação dos seguros de vida, viagem, automóvel, residencial, entre outros”, afirma.

Apesar dos efeitos positivos no setor, a profissional observa que é necessário evoluir na conscientização de seguros para os consumidores.

“O mercado notou que as soluções tecnológicas trouxeram novas oportunidades de negócios. Com isso, precisamos estar engajados nesse movimento para conscientizar a população de que estar seguro é importante e faz parte de uma vida financeira planejada”, finaliza.

PrCouti

Foto: Simone Macedo, diretora de operações da Assegurou

You may be interested

Junho Violeta: a importância da denúncia
Instituto Longevidade MAG
101 Vizualizações
Instituto Longevidade MAG
101 Vizualizações

Junho Violeta: a importância da denúncia

Publicação - 13 de junho de 2025

No mês em que celebramos a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, é fundamental trazer ao foco a importância de proteger nossos longevos. O período…

Inovação e parceria consolidam modelo de atuação da Essor
Essor Seguros
94 Vizualizações
Essor Seguros
94 Vizualizações

Inovação e parceria consolidam modelo de atuação da Essor

Publicação - 13 de junho de 2025

A plataforma foi criada com o objetivo de permitir que os mais diferentes tipos de empresas - corretoras de seguros; fintechs; startups; fabricantes; varejistas e e-commerce, independentemente do porte,…

MetLife apoia o Projeto Trilhas BikeRace
MetLife
89 Vizualizações
MetLife
89 Vizualizações

MetLife apoia o Projeto Trilhas BikeRace

Publicação - 13 de junho de 2025

As trilhas da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), recebem neste sábado (14), das 8h às 18h, a etapa final do Projeto Trilhas Bike Race, celebrando…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Seguro auto e residencial em uma única apólice
Porto
106 Vizualizações
106 Vizualizações

Seguro auto e residencial em uma única apólice

Publicação - 13 de junho de 2025
Grupo HDI leva 100 corretores para a África do Sul
Grupo HDI
117 Vizualizações
117 Vizualizações

Grupo HDI leva 100 corretores para a África do Sul

Publicação - 13 de junho de 2025
Capemisa participa da Conseguro 2025
Capemisa Seguradora
90 Vizualizações
90 Vizualizações

Capemisa participa da Conseguro 2025

Publicação - 13 de junho de 2025
Connection talk abriu “Conexão Futuro Seguro”
Fenacor
125 Vizualizações
125 Vizualizações

Connection talk abriu “Conexão Futuro Seguro”

Publicação - 13 de junho de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin