Cada vez mais mulheres em idade ativa são diagnosticadas e curadas do câncer de mama, e mesmo com a recuperação, sofrem para se recolocar no mercado de trabalho. Dados do Coronel Institute of Occupational Health, na Holanda, apontam que 34% das pacientes curadas não conseguem se recolocar por conta de sequelas físicas e emocionais. Em casos de câncer de mama, o número sobe para 36%.
Para ajudar a reverter esse cenário, o Instituto Quimioterapia e Beleza – IQeB, com o apoio da Tokio Marine, está lançando o projeto “Abre Portas”, plataforma digital que conecta pacientes oncológicos e empresas contratantes.
“Temos observado que, cada vez mais, mulheres jovens, com idade entre 30 e 40 anos, são diagnosticadas e curadas do câncer de mama. Porém, o pós-diagnóstico, tratamento e pós-tratamento causam muitas mudanças, sejam elas físicas, emocionais e externas, como no mercado de trabalho”, afirma Deborah Duarte, Presidente do IQeB.
Para Diana Vilas Boas, Psicóloga e Diretora de Relações Humanas do IQeB, que lidera o projeto, o mercado ainda é preconceituoso e tem pouco conhecimento sobre o câncer e até mesmo sobre as condições, habilidades e potencial de uma pessoa que recebeu o diagnóstico da doença e já se curou. “Após superarem a doença, surgem as dúvidas: como voltar ao trabalho? Como fazer currículos tendo se afastado do emprego, ou como se preparar para entrevistas de regresso ao mercado de trabalho?”, questiona.
Segundo dados do Instituto, cerca de 70% das mulheres relataram necessidade de um novo emprego, ou interesse em uma nova profissão após terem ficado sem trabalhar por conta da doença. Para dar apoio a essas pacientes, a iniciativa “Abre Portas” atua com objetivo de orientar, capacitar e oferecer oportunidades em empresas e em suas vagas abertas. O processo acontece por meio de uma plataforma digital e é onde são feitas as conexões entre pacientes e empresas. Além da Tokio Marine Seguradora, o projeto contará com a parceria de outras Instituições para cursos e treinamentos.
“O ‘Abre Portas’ visa reforçar a importância do apoio para que pacientes recuperados de câncer deem continuidade às suas histórias de vida e jornadas profissionais. Nesse sentido, a sensibilidade das empresas é muito importante no momento de volta ao mercado de trabalho destas pessoas”, afirma a presidente do IQeB, Deborah Duarte.
Para a Tokio Marine, patrocinadora da plataforma, a Abre Portas contribui para a redução de desigualdades, além da promoção de saúde e bem-estar. “Estamos sempre em busca de oportunidades para ampliar e disseminar boas práticas. Essa iniciativa integra uma estratégia abrangente, sob a assinatura Tokio ESG, e está alinhada ao propósito da Companhia de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e transparente. Patrocinar a volta de mulheres curadas de câncer ao mercado de trabalho é de extrema importância para diminuir o estigma sobre a doença”, explica a Diretora de Pessoas, Planejamento e Sustentabilidade da Tokio Marine, Luciana Amaral.
O lançamento oficial da plataforma Abre Portas será realizado no 9º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro, em São Paulo.
Sobre o Instituto Quimioterapia e Beleza
O Instituto Quimioterapia e Beleza – IQeB é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que promove atividades voltadas à Assistência Social, Saúde e Voluntariado e se tornou referência no apoio a pessoas que enfrentam o diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de câncer, com informações de saúde e prevenção, beleza, autoestima e bem-estar, com a visão de “fazer mais feliz e significativa a vida de todas as pessoas que passam pelo câncer”.
CDN Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…