O período de isolamento social causado pela pandemia nos últimos dois anos trouxe mudanças definitivas no comportamento de consumo da sociedade. Com mais tempo em casa, as pessoas passaram a se preocupar mais com seus imóveis e encontraram na contratação do seguro residencial uma forma de proteger seus bens e minimizar custos extras. A MAPFRE, uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do Brasil, registrou um crescimento de 25% em prêmios no segmento de janeiro a abril deste ano no comparativo com o ano passado.
“O lar sempre desempenhou um papel fundamental para a sociedade e os últimos anos intensificaram ainda mais a importância dos cuidados com a residência. No passado, as pessoas só entendiam a necessidade do seguro quando o se envolviam em situações de furto ou precisavam realizar uma grande obra por conta de danos. Atualmente, esse cenário mudou, com as pessoas antecipando os problemas e protegendo seus lares. Nos últimos três anos, por exemplo, tivemos um crescimento médio de 36% na contratação de apólices”, conta Ivan Marcos dos Santos, Superintendente de Seguros Massificados da MAPFRE Brasil.
As mudanças foram sentidas no perfil dos consumidores. Atualmente, 44,31% dos segurados pertencem ao público entre 35 e 54 anos, enquanto 10,75% estão entre 18 e 25 anos – prova de que há uma tendência de rejuvenescimento dos clientes.
“Os públicos mais jovens vêm tendo uma maior percepção sobre a importância do planejamento financeiro e dos investimentos – muitas vezes por conta do impacto que a ausência dessa organização causou na vida de familiares. O seguro é uma ferramenta importante nessa estratégia, pois suas coberturas e todas as assistências agregadas, trazem segurança e tranquilidade na hora de lidar com possíveis imprevistos.”, explica o executivo.
Ivan também aproveita para recomendar que quem ainda não tem um seguro residencial, que procure um corretor de seguros para que ele auxilie na busca por coberturas com os serviços agregados mais adequados às necessidades de cada pessoa. “O corretor tem um papel muito importante de ajudar o segurado a contratar o produto ideal para o seu estilo de vida. Ele tem um papel consultivo e é o elo de ligação entre o cliente e a seguradora.”, conclui.
InPress Porter Novelli
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025