O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acaba de divulgar que o seguro rural atinge recorde de mais de 217 mil apólices contratadas em 2021. Foram aplicados R$ 1,18 bilhão em subvenção ao prêmio do seguro rural, o que permitiu auxiliar financeiramente a contratação de 217.934 apólices, alta de 15% em relação a 2020. Essas apólices foram contratadas pelos produtores rurais em todas as regiões do país e totalizaram cerca de 14 milhões de hectares segurados. Já o valor total segurado representou a importância de R$ 68,3 bilhões.
Segundo a Barbara Amans, especialista em seguro rural, o ano de 2021 foi marcado por La Niña e outros fenômenos que atingiram principalmente a safra de grãos. O produtor rural está entendendo que o risco climático, diferente de outros riscos dentro da agricultura, não pode ser controlado, se quer mensurado, e que a melhor maneira de se proteger é transferir esse risco. Temos também que levar em consideração a alta demanda de produtos brasileiros para exportação. Com aumento do dólar há consequente aumento do preço das commodities, o que influencia diretamente no valor segurado.
Agência Era
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

