00:00:00
22 Nov

A importância do combate ao etarismo no mercado

6 de maio de 2022
397 Visualizações

Em sentido amplo, o etarismo engloba a discriminação contra pessoas com base em sua idade. É um preconceito que pode ocorrer contra os mais jovens, como, por exemplo, quando o profissional é visto automaticamente como “irresponsável”, ou então não preparado para cargos de liderança. No entanto, o termo é normalmente voltado à adultos de meia idade, a partir dos 50 anos, onde o impacto do preconceito é sentido de forma muito acentuada, seja no financeiro ou emocional, e está diretamente ligado a diminuição de oportunidades profissionais.

De acordo com estudo elaborado pelo Instituto de Longevidade MAG a partir de dados públicos, a população com 50 anos ou mais no país soma 55,9 milhões de pessoas, e a participação desse público no mercado de trabalho vem crescendo a taxas de 0,5 ponto percentual por ano.

A população 50+ teve, pelo mesmo estudo, uma taxa de participação de 41,3% em 2021 em todos os postos de trabalho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de janeiro deste ano, em 30 anos quase 30% da população brasileira será idosa, índice que triplicou desde 2010. Se continuarmos nessa tendência, em 2030 haverá uma mudança de paradigma, pois será quando a população do país com 60 anos ou mais irá ultrapassar crianças e adolescentes de 14 anos.

Esses dados mostram a urgência do combate ao etarismo e como a inclusão etária tornou-se uma prioridade. Ele deve ser combatido da mesma maneira que o racismo, machismo ou homofobia: com educação, conscientização e estímulos práticos para que pessoas que se enquadrem nesses perfis — pessoas pretas, mulheres, LGBTQIA+s e ou 50+ — tenham oportunidades concretas de ascender em suas carreiras.

Segundo relatório divulgado no ano passado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é estimado que uma em cada duas pessoas no mundo já sofreu atitudes discriminatórias que pioram a saúde física e mental de pessoas idosas. Além disso, também foi revelado que o preconceito por idade pode estar infiltrado em muitas instituições e setores da sociedade, como locais de assistência médica e trabalho.

Dessa forma, as corporações devem estar mais abertas e atentas às vantagens de se manter um funcionário 50+. Ter profissionais mais maduros no mercado não seria apenas uma readequação ao paradigma atual, mas uma ação que traz uma gama de benefícios para a empresa contratante, vantagens que derivam da promoção da diversidade corporativa. E por que é importante ter profissionais de diferentes etnias, gêneros e gerações? Porque a sociedade é feita de pessoas de diferentes etnias, gêneros e gerações. Se as empresas querem inovar, conquistar novos clientes e desenvolver produtos alinhados às demandas, tanto melhor será ter uma equipe plural, diversa, com diferentes perspectivas — e que reflita o mundo em que vivemos.

Contudo, os 50+ possuem dois principais desafios: um deles é o fato de terem sua formação educacional e o ingresso no mercado de trabalho em um momento do mundo em que a aceleração tecnológica não era tão intensa. Outra questão é a longevidade, pois a expectativa de vida vem crescendo cada vez mais, e isso acaba gerando um impacto sobre a duração das carreiras e tempo de trabalho, e sobre a renda gerada para a aposentadoria.

Mas que não haja dúvidas de que é possível que o profissional busque se manter atualizado; ele não deve temer fazer contato com as gerações mais jovens, e deve buscar aprender com elas e desenvolver o autoconhecimento, para entender quais caminhos trilhar.

  • Por  Antonio Leitão, gerente institucional do Instituto de Longevidade

JeffreyGroup

You may be interested

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Unimed
23 Vizualizações
Unimed
23 Vizualizações

Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Bradesco Seguros
40 Vizualizações
Bradesco Seguros
40 Vizualizações

Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade

Publicação - 22 de novembro de 2024

O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Allianz Partners
28 Vizualizações
Allianz Partners
28 Vizualizações

Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento

Publicação - 22 de novembro de 2024

A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin