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22 Nov

“Soluções ainda mais completas e eficazes”

19 de abril de 2022
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Insurance Corp publica com exclusividade uma análise do superintendente-executivo da Bradesco Vida e Previdência, Marcelo Rosseti (foto), sobre o atual momento deste mercado. Rosseti avalia temas como a pandemia, educação e planejamento financeiro, foco no público jovem, grade de produtos da companhia e a importância da atuação dos colaboradores.

Cenário em meio à covid-19

A pandemia levou as seguradoras a direcionar seu foco de atuação para a cobertura de novos riscos e busca de maior agilidade na jornada de contratação de produtos e serviços, acelerando o processo de transformação digital. Nesse cenário, ampliamos e aprimoramos nossos canais digitais de comercialização e atendimento, visando entregar aos nossos clientes, parceiros de negócios e rede de distribuição, soluções de proteção ainda mais completas e eficazes.

Decorridos dois anos de pandemia, seguimos intensificando esses esforços, com investimento crescente em tecnologia e inovação, mas também muito empenhados em avançar na integração entre os canais físicos e digitais, tendo sempre em vista a melhor experiência e a comodidade do cliente.

No caso específico da previdência privada, os impactos da pandemia sobre o emprego e a renda levaram muitos clientes a resgatar parcialmente suas reservas para fazer frente a despesas do cotidiano ou mesmo a situações emergenciais que surgiram. Nesse início de ano, porém, já visualizamos uma reversão dessa tendência.

De nossa parte, vamos continuar investindo no desenvolvimento de produtos modernos e competitivos que privilegiem a visão de longo prazo, pois esta é a essência da indústria de previdência privada. Estamos preparados para oferecer soluções cada vez mais adequadas aos novos perfis de clientes, aliando modernidade e tecnologia à solidez e segurança da nossa operação, que tem forte sinergia com a Organização Bradesco.

Educação e planejamento financeiro

No passado, o Brasil viveu por muitos anos um cenário de inflação elevada, até mesmo de hiperinflação, o que levava as pessoas a priorizar o curto prazo, indo na contramão da lógica que norteia um bom planejamento financeiro. Essa concepção perdurou por gerações, mas já faz tempo que começou a mudar.

De sua parte, a indústria de seguros e previdência tem atuado para modificá-la, com base em dois pilares: comunicação e educação financeira. No primeiro caso, trata-se de subsidiar o cliente com informações de qualidade para que ele possa tomar sempre a melhor decisão na hora de contratar um plano de previdência. Quanto mais eficiente for essa comunicação, melhor será a experiência do cliente e o seu grau de satisfação com o investimento escolhido.

Já a educação financeira tem se mostrado cada vez mais fundamental para as pessoas se conscientizarem de que são responsáveis pelo próprio futuro e precisam se planejar a longo prazo, com metas bem definidas, para terem uma vida financeiramente equilibrada. E a previdência é um elemento essencial nessa estrutura, além de atender a outras finalidades, como planejamento sucessório e tributário. É importante ressaltar que os planos de previdência podem ser iniciados em qualquer idade. Nunca é tarde para começar, mas, quanto mais cedo, melhor.

Foco no público jovem

Buscamos atuar de maneira mais ampla, de forma a levar nossos produtos e serviços a clientes de todos os perfis, com uma proposta mais personalizada e adequada aos diferentes momentos de vida de cada um. Nosso objetivo é estimular as pessoas a reavaliar o nível de proteção de que dispõem, para saber se estão aderentes aos objetivos do seu planejamento financeiro.

Quanto ao público mais jovem, vale mencionar que a Bradesco Vida e Previdência foi uma das primeiras seguradoras a desenvolver e comercializar planos de previdência voltados para crianças e jovens, tendo lançado, há exatamente 20 anos, o ‘Prev Jovem Bradesco PGBL’.

Hoje, esse produto evoluiu em sua dinâmica e integra nossa grade de fundos de investimento da Família Seleção, que tem entre seus diferenciais a diversificação por gestores e classes de ativos, rebalanceamento da carteira de acordo com as oportunidades do mercado e a gestão da BRAM, a Bradesco Asset Management.

O produto é indicado para jovens menores de 24 anos, interessados em formar uma reserva financeira para qualquer objetivo futuro que se pretenda alcançar, como um curso superior, um intercâmbio no exterior, um MBA ou mesmo iniciar um negócio próprio ou adquirir um imóvel.

Novidades na grade de produtos

A Bradesco Vida e Previdência conta com diversas opções de planos e soluções de investimentos em previdência privada. Ao longo de 2021 e no início de 2022, lançamos mais de 30 novos produtos, incluindo fundos de renda fixa, ações e multimercados, para clientes de todos os perfis, com estratégias que incluem desde ESG (Environmental, Social and Governance), que contemplam empresas com alto grau de comprometimento ambiental, responsabilidade social e governança corporativa, até exposição em ativos internacionais, além dos chamados fundos espelhos, em parceria com os melhores gestores do mercado.

Além disso, diante da elevação da Taxa Selic, a renda fixa volta a ter protagonismo e contamos com diversas opções de fundos desse segmento, com gestão ativa e estratégia de crédito privado. Mas vale ressaltar que nosso portfólio tem como principal diferencial o foco na diversificação de ativos e gestores, hoje, imprescindível para atender a demanda dos nossos clientes. Os fundos da Família Seleção, por exemplo, com cerca de 40 renomados gestores sob curadoria da BRAM, estão atualmente entre os maiores fund of funds do mercado. O portfólio é diversificado em dois níveis – por classe de ativos e por expertise do gestor na classe -, o que faz com que os resultados sejam consistentes.

Em outra frente, destaco os citados fundos com critérios ESG. O ‘Bradesco Princípios ESG Global Fixed Income Crédito Privado PGBL/VGBL’ concentra investimentos em renda fixa, enquanto o Bradesco Princípios ESG Equities Global PGBL/VGBL’ tem foco na renda variável. Na estratégia internacional, contamos com o ‘Bradesco Bolsa Americana Multimercado’, que oferece exposição ao índice S&P 500, das 500 maiores empresas listadas nas principais Bolsas de Valores dos Estados Unidos, e o ‘Bradesco Diversificação Global Multimercado’, voltado à renda fixa e variável internacional, tanto em mercados desenvolvidos, quanto emergentes.

Lançamos, ainda, como mencionei, diversos fundos espelhos, que buscam retornos diferenciados e agregam ao nosso portfólio o conceito de plataforma aberta, tão almejado atualmente pelos investidores. Todos os produtos seguem uma estratégia de oferta parametrizada pelo perfil de risco do investidor, com o objetivo de ampliar a carteira com mais oportunidades de diversificação.

Esses são apenas alguns exemplos da nossa extensa grade de produtos, que segue sendo aprimorada tendo sempre em vista a principal diretriz da nossa empresa, que é a centralidade do cliente. Buscamos estar sempre próximos desse consumidor, para entender suas reais necessidades e objetivos em cada etapa de sua vida. É a partir do conhecimento adquirido nessa sinergia que orientamos o desenvolvimento dos nossos produtos. A visão completa de nossos clientes e a ação coordenada com a Área de Investimentos do Bradesco são instrumentos poderosos para nossa atuação nessa arena competitiva do segmento de previdência privada.

Importância do time de colaboradores

A participação da equipe da Bradesco Vida e Previdência é absolutamente fundamental, seja no desenvolvimento de novos produtos, serviços, canais digitais e plataformas de trabalho para os corretores, seja no processo de comunicação que contribui para difundir a cultura da educação financeira. Contamos com especialistas que criam diariamente soluções inovadoras de investimentos e orientam o cliente a buscar a melhor composição da sua carteira, de acordo com seus objetivos pessoais.

Destaco, também, a contribuição dessa equipe na busca e utilização de metodologias e processos que têm permitido uma significativa redução do nosso time-to-market – tempo entre a concepção de um produto e sua efetiva colocação no mercado –, contando sempre com o apoio das áreas de tecnologia e inovação, além dos nossos parceiros de negócios, entre outros profissionais.

Por Carlos Pacheco – Redação Revista IC

 

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