Um projeto social que visa a recuperação de crianças e adolescentes com deficiência a partir da prática esportiva do remo e da canoagem. Este é o trabalho do ‘Instituto Remo, Meu Rumo’, ONG que conta com a chancela do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas e com o apoio do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), da Europ Assistance Brasil e da CEABS Serviços por meio da lei de incentivo ao esporte.
A entidade foi criada com o objetivo de facilitar a inclusão, viabilizando a prática deste esporte adaptado para jovens com deficiência, a fim de promover seu desenvolvimento físico, psíquico e social. Ao longo de nove anos de atividades, os resultados apontam para uma melhora considerável nessas três áreas.
A iniciativa envolve avaliação, acolhimento dos alunos e familiares, programação de atividades esportivas, prática do remo, alongamento, além de propiciar as vivências dos valores do esporte, como a disciplina, a determinação, a perseverança, o coleguismo, o trabalho em equipe e o equilíbrio.
Para conhecer de perto esse projeto, a Europ Assistance Brasil e a CEABS Serviços, empresa parte do grupo, levarão nesta quarta-feira (13.04) alguns dos seus principais executivos até a raia olímpica da USP, na Cidade Universitária, onde a ONG tem sua sede. A ideia é propiciar aos seus colaboradores a experiência vivenciada pelos alunos, a ação contará também com a presença dos professores ex-atletas da seleção brasileira de remo que irão coordenar uma ação de integração com os executivos.
“Esse projeto está totalmente alinhado aos pilares de responsabilidade social e sustentabilidade da nossa empresa. Essa iniciativa vai de encontro aos nossos valores, que é o cuidado com as pessoas, e certamente será um dia especial para todos nós”, acredita Paulo Mártires, vice-presidente e diretor financeiro das duas empresas.
Neste mesmo dia, haverá o batismo do barco em nome da EABR e CEABS, com as respectivas logomarcas, e estouro de champagne em celebração. Os executivos ainda participarão de um coffee break, além de uma ação de integração de coaching com a prática do remo.
O Instituto Remo, Meu Rumo atende atualmente mais de 150 crianças por semana. Os pacientes são encaminhados pelo IOT do HCFMUSP e pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Por isso, além dos professores de educação física, a entidade conta também com uma equipe multidisciplinar de saúde formada por fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.
“A ideia principal é fazer a transição do hospital para a raia olímpica da USP, usando o esporte como uma ferramenta de reabilitação, abrindo oportunidades para que esses jovens conheçam as práticas e ganhem força, equilíbrio, condicionamento, autoestima, habilidades sociais e sejam melhores cidadãos”, concluiu Patrícia Moreno Grangeiro, idealizadora do projeto.
Sobre o Instituto Remo, Meu Rumo
O Instituto Remo Meu Rumo, projeto social esportivo de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência física, estimula a reabilitação física e emocional por meio da prática do remo e canoagem. A iniciativa foi idealizada por Patrícia Moreno Grangeiro, médica assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e presidente de honra e coordenadora acadêmica da entidade, fundada em 2013.
Betini Comunicação
You may be interested
![Serviço de Personal Organizer se populariza e vira assistência de seguro residencial](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-28-scaled-e1738778858665-550x232.jpg)
Serviço de Personal Organizer se populariza e vira assistência de seguro residencial
Publicação - 5 de fevereiro de 2025Organizar a casa, seja após uma mudança ou para otimizar espaços e facilitar a rotina, pode ser um desafio que exige tempo e dedicação. Foi essa necessidade…
![Motoboys de aplicativos: conheça as opções de seguros](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/01/Design-sem-nome-3-1-550x309.jpg)
Motoboys de aplicativos: conheça as opções de seguros
Publicação - 5 de fevereiro de 2025Nos últimos anos, a profissão de motoboy de aplicativo se consolidou como uma das alternativas mais atraentes de trabalho autônomo. Com a popularização de serviços de entrega…
![Setor de planos de saúde fecha 2024 com números recordes de beneficiários](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-27-550x275.jpg)
Setor de planos de saúde fecha 2024 com números recordes de beneficiários
Publicação - 5 de fevereiro de 2025O setor de planos de saúde manteve, em 2024, o crescimento significativo em números de beneficiários em suas duas segmentações. Segundo o levantamento da Agência Nacional de…
Mais desta categoria
![MDS Brasil e Grupo Multiplica anunciam aliança](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/JV-MDS-Brasil-e-Multiplica_Paulo-Loureiro-Eduardo-Vian-Luciana-Lopardo-Thomaz-Tescaro-Fernando-Martinez-Roberto-Gallego-Ariel-Couto-Mickael-Paolucci-Caio-Carvalho-e-Eduardo-Barbosa-520x347.jpeg)
![Nova imersão confere formação internacional em mutualismo](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-26-520x260.jpg)
![Qantev e InsureMO fazem parceria](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/Tarik-Dadi-CEO-da-Qantev-e-Weliton-Costa-diretor-do-InsureMO-520x228.jpg)
![Azos anuncia expansão a João Pessoa](https://insurancecorp.com.br/pt/wp-content/uploads/2025/02/Design-sem-nome-25-520x260.jpg)