Os altos preços das commodities geralmente impulsionam o crescimento na América Latina. Dessa vez, no entanto, inflação alta, condições financeiras mais apertadas e maior incerteza política provavelmente superarão os efeitos positivos, de modo que 2022 deverá ser um ano de crescimento econômico moderado, conforme mostrado no último artigo Economic Insights do Swiss Re Institute.
A atual perspectiva de crescimento é muito diferente do superciclo das commodities da primeira década do século 21, que foi impulsionado pela forte demanda chinesa para apoiar o crescimento de infraestrutura e manufatura. Na situação atual, não acreditamos que os altos preços das commodities compensem os efeitos de desaceleração do crescimento da crise na Ucrânia.
Algumas conclusões:
• Reduzimos nossa projeção de crescimento para a América Latina em 2022 de 2,6% para 2,1%, enquanto aumentamos nossas projeções de inflação.
• A inflação acima da meta e o aumento das taxas de juros compensarão os impactos positivos sobre os termos de troca favoráveis resultantes dos altos preços mundiais das commodities.
• A desaceleração do crescimento global, a fuga de capitais e a incerteza política local pesarão ainda mais no crescimento.
• O Brasil corre maior risco de cair em um cenário de estagflação.
• Políticas de mitigação, como cortes de impostos e subsídios em alguns países, não compensarão totalmente as pressões inflacionárias.
Nós te convidamos a ler o artigo completo disponível:swissre.com/institute/research/sigma-research/Economic-Insights/existing-growth-head
Agora Comunica
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025