O Dia Internacional da Mulher representa o reconhecimento da luta das mulheres pela igualdade e participação mais efetiva na sociedade. É um dia para se discutir sobre justiça social, refletir sobre convívio afetivo, familiar, profissional, avaliar as conquistas alcançadas e o que ainda falta para a plenitude da igualdade de gênero.
Nos últimos 100 anos muito já foi conquistado, mas ainda há um longo caminho à percorrer para a efetiva igualdade na sociedade e nas relações profissionais. Muitas mulheres ainda lutam por direitos básicos trabalhistas e eleitorais, são vítimas de violência de gênero, feminicídio, assédio e abandono.
A boa notícia é que, ainda que lentamente, cresceu o número de mulheres ocupando cargos executivos e de liderança no mercado de trabalho, e elas conduzem com excelência os postos que comandam. Mas ainda estamos longe do ideal.
Não se trata apenas de um dia para homenagens, flores e bombons. É um dia para refletir profundamente e repensar atitudes. Todos devem ter consciência de que ainda há enorme disparidade social e econômica e que as mulheres possuem um papel extremamente importante para o desenvolvimento da sociedade.
- Cirlene Siqueira é advogada da Penteado Mendonça e Char Advocacia
Foto: Ilustrativa
You may be interested
A Inteligência Artificial no setor de seguros
Publicação - 25 de novembro de 2024A utilização da inteligência artificial (IA) gera inúmeras transformações em vários setores da economia, e da mesma forma o mercado de seguros, até mesmo porque a principal…
Como entender os limites e proteções para o segurado
Publicação - 25 de novembro de 2024O mercado de seguros no Brasil segue em crescimento acelerado, com uma arrecadação superior a R$ 102,95 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2024, segundo dados da…
ANSP discute formação dos profissionais em Seguros e Previdência
Publicação - 25 de novembro de 2024No dia 06 de novembro, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou uma live para falar sobre o tema “Profissionais em Seguros e Previdência: Competências…