– O faturamento das seguradoras avançou 6,9% em outubro desse ano na comparação com o mesmo período do ano passado, com destaque para os segmentos Rural (+17,7%) e Corporativo de Danos e Responsabilidades (+14%). Divulgado hoje (03/01), o Boletim IRB+Mercado, relatório mensal da plataforma IRB+Inteligência, mostra ainda que o total de prêmios emitidos ultrapassou os R$ 12 bilhões. O desempenho do setor no décimo mês de 2021 foi superior ao registrado por pesquisas mensais do IBGE em outros setores econômicos. De acordo com dados do instituto, houve recuou na indústria de 7,8%, e no comércio varejista de 7,1%.
No acumulado dos dez primeiros meses do ano, o mercado segurador registra R$ 116,2 bilhões em faturamento, alta de 14,2% ou R$ 14,4 bilhões a mais ante igual período de 2020. A participação mais expressiva foi do segmento de Vida, com aumento de R$ 4,9 bilhões. Percentualmente, as maiores variações foram verificadas nos segmentos Rural (40,9%) e Corporativo de Danos e Responsabilidades (20,6%). Vale destacar que este primeiro segmento cresceu na casa de dois dígitos em todos os meses de 2021.
Em outubro, o índice de sinistralidade em seguros registrou aumento de 4 pontos percentuais (p.p.) na comparação com o mesmo mês do ano anterior, fechando em 46,8%. No acumulado até outubro, o índice aumentou 6,8 p.p. em relação à taxa dos dez primeiros meses de 2020 (50,2%). Já o lucro líquido das seguradoras, nos dez primeiros meses de 2021, ficou em R$ 7,4 bilhões, queda de 49,7% ante 2020.
O Boletim IRB+Mercado resume as operações de seguros a partir dos dados públicos disponibilizados pela Susep em 13/12, considerando os seguros de danos, responsabilidades e pessoas. A edição também lista os cinco maiores grupos seguradores por linha de negócios. A análise está disponível, na íntegra, no site do IRB Brasil RE. No mesmo endereço, o Dashboard IRB+Mercado Segurador permite consulta dinâmica e gratuita às informações de todo o setor.
FSB Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…