A 12ª edição do Boletim IRB+Mercado, relatório mensal da plataforma IRB+Inteligência, mostra que a alta do faturamento do setor de seguros voltou a bater dois dígitos em agosto: 18,2% em relação ao mesmo mês de 2020, totalizando R$ 12,6 bilhões em prêmios emitidos. Houve crescimento nos seis segmentos analisados, com destaque para Rural, que obteve variação positiva de 59,9%, considerando agosto do ano passado. No acumulado de 2021, o faturamento alcançou R$ 91,93 bilhões, alta de 15,8% em relação ao totalizado nos oito primeiros meses de 2020.
O índice de sinistralidade, por sua vez, chegou a 53,3% em agosto, aumento de 8,5 pontos percentuais (p.p.) na comparação com o mesmo mês de 2020. E 50,9% no acumulado do ano: 7,8 p.p. a mais em relação ao índice verificado no mesmo período do ano passado. A taxa no segmento de Vida alcançou 50,3% no acumulado dos oito primeiros meses do ano e foi a maior da série histórica – desde 2014 – para esse período. O lucro líquido das seguradoras fechou em R$ 611 milhões no mês, ultrapassando a marca de R$ 5 bilhões no acumulado do ano. O número, no ano, é 60,4% menor que o registrado nos oito primeiros meses de 2020.
Considerando cada segmento, em agosto, Rural arrecadou R$ 1,2 bilhão. Automóvel somou R$ 3,4 bilhões (+11,9%). Já Vida faturou R$ 4,6 bilhões (+15,9%). O segmento Corporativo de Danos e Responsabilidades totalizou R$ 1,9 bilhão (+15,7%); Individuais contra Danos, R$ 1,1 bilhão (+15,8%); e Crédito e Garantia, R$ 398 milhões (+28,2%).
O Boletim IRB+Mercado resume as operações de seguros a partir dos dados públicos disponibilizados pela Susep em 11/10, considerando os seguros de danos, responsabilidades e pessoas. A edição também lista os cinco maiores grupos seguradores por linha de negócios. A análise está disponível, na íntegra, no site do IRB Brasil RE. No mesmo endereço, o Dashboard IRB+Mercado Segurador permite consulta dinâmica e gratuita às informações de todo o setor.
FSB Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…