A décima edição do Boletim IRB+Mercado, relatório mensal da plataforma IRB+Inteligência, apurou que o setor de seguros registrou, em junho, faturamento de R$ 12,7 bilhões. O resultado representa crescimento de 20,2% frente a igual período de 2020 e corresponde ao maior desempenho para o sexto mês do ano desde 2014, ano de início da série histórica. Já no acumulado de 2021, o mercado segurador faturou R$ 66,9 bilhões. O montante foi R$ 9,6 bilhões superior ao primeiro semestre de 2020, alta de 16,7%.
Em junho, o segmento de Vida contabilizou R$ 4,4 bilhões de faturamento; Automóveis, R$ 3,2 bilhões; Danos e Responsabilidades, R$ 2,9 bilhões; Individual Contra Danos, R$ 971 milhões; Rural, R$ 819 milhões; e Crédito e Garantia, R$ 447 milhões. Todas as modalidades avançaram em junho, inclusive Crédito e Garantia que havia registrado retração nos últimos 90 dias e fechou o sexto mês com a maior variação nominal: 48,6%. Outro destaque foi o setor Rural, que cresceu 36%.
O índice de Sinistros Ocorridos sobre o Faturamento de Competência, em junho, apresentou aumento de 8,8 pontos percentuais (p.p) na comparação com o mesmo mês de 2020. Já no semestre, o índice cresceu 6,5 p.p. em relação à taxa registrada no mesmo período de 2020. A alta da sinistralidade de Vida, que passou de 29,9% para 50,2% no acumulado, influenciou no resultado total do índice do setor. Ainda em junho, o lucro líquido das seguradoras recuou 112,1%, fechando o primeiro semestre desse ano em queda de 58%.
O Boletim IRB+Mercado resume as operações de seguros a partir dos dados públicos disponibilizados pela Susep em 02/08, considerando os seguros de danos, responsabilidades e pessoas. A edição também lista os cinco maiores grupos seguradores por linha de negócios. A análise está disponível, na íntegra, no site do IRB Brasil RE. No mesmo endereço, o Dashboard IRB+Mercado Segurador permite consulta dinâmica e gratuita às informações de todo o setor.
FSB Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…