00:00:00
05 Feb

Fairfax Brasil cresce 50% em 2020, durante a Pandemia

6 de abril de 2021
1245 Visualizações

Apesar da crise social e econômica provocada pela Covid-19, a seguradora Fairfax Brasil atingiu receita de prêmios de seguro emitidos líquidos no valor de R$ 1,22 bilhão em 2020, o que representou crescimento da ordem de 50% em comparação com 2019, que registrou produção de R$ 818 milhões. No ano passado, o total das provisões técnicas da companhia foi de R$ 2,15 bilhões, enquanto o Patrimônio Líquido totalizou R$ 401,8 milhões. O total de ativos alcançou R$ 3,4 bilhões contra 2,4 bilhões no exercício anterior.

A Fairfax Brasil faz parte do grupo canadense Fairfax Financial Holdings Limited, é apontada como uma das 20 maiores seguradoras e resseguradoras do mercado brasileiro, reconhecida por seu modelo descentralizado e como especialista na oferta de soluções diferenciadas na cobertura de seguros corporativos.

Ao fazer um balanço dos resultados, Bruno Camargo, presidente da Fairfax Brasil, afirma que 2020 foi um ano desafiador não só para a Fairfax mas para o mercado securitário como um todo, consequência da pandemia. Segundo ele, em março do ano passado foi tomada a decisão de garantir aos colaboradores a manutenção de seus cargos e posições com um comunicado global afirmando que nenhum colaborador seria desligado por conta da pandemia e foi imediatamente instalado um comitê de crise com calls diários analisando a situação do momento e tomando as devidas ações necessárias.

“Com o ambiente de segurança e autonomia, melhoramos a comunicação, revisitamos estratégias e o que parecia crise tornou-se oportunidade”, comemora Camargo. Segundo ele, a seguradora manteve ritmo de crescimento este ano. No primeiro trimestre de 2021, as operações da Companhia cresceram 60% em relação ao mesmo período de 2020.

A maioria das linhas de negócios registrou alta. Entre elas, vale destacar o segmento de Property&Casualty (P&C), que atingiu volume de R$ 509 milhões em 2020, alta de 82% em comparação com 2019, Agronegócio, que superou montante de R$ 271 milhões no exercício passado contra 113,5 milhões, representando aumento de mais de 113% e Financial Lines (R$ 293 milhões).
Outros segmentos, como o de Transportes (R$ 122,6 milhões), registraram crescimento limitado em decorrência da baixa atividade econômica. Mesmo assim, mantiveram volume de produção equivalente ao ano anterior com melhora nos resultados. Além do aumento em volume de prêmios recorde, a sinistralidade também foi controlada e a seguradora fechou 2020 com Lucro Líquido de R$ 48 milhões contra R$ 75 milhões de 2019. Esse resultado foi impactado pela marcação a mercado da carteira de investimentos, consequência da queda prejudicada pela redução das taxas de juros e a forte oscilação do mercado de capitais no ano passado.
Analisando os resultados do mercado, Bruno Camargo constata que a Fairfax Brasil obteve crescimento e rentabilidade acima da média. “A nossa empresa está sólida, rentável e bem-
posicionada para as oportunidades futuras. Conseguimos performar melhor do que boa parte das seguradoras. assinala. Na sua visão, “obtivemos um incremento no resultado técnico de seguros (combined 95%) mesmo com o cenário econômico causado pela pandemia terminamos o ano com o retorno sob o capital de 12%” conclui Camargo.

A4&Holofote

You may be interested

Prudential do Brasil tem novo vice-presidente Financeiro
Prudential do Brasil
20 Vizualizações
Prudential do Brasil
20 Vizualizações

Prudential do Brasil tem novo vice-presidente Financeiro

Publicação - 5 de fevereiro de 2025

André Lauzana (foto) assume a vice-presidência Financeira da Prudential do Brasil a partir deste mês e passa a integrar o comitê executivo da companhia. Com uma sólida…

Nova Inteligência Artificial revoluciona a proteção contra ataques cibernéticos
Inteligência Artificial
38 Vizualizações
Inteligência Artificial
38 Vizualizações

Nova Inteligência Artificial revoluciona a proteção contra ataques cibernéticos

Publicação - 5 de fevereiro de 2025

A Inteligência Artificial vem trazendo inovações e quebra de paradigmas em praticamente todos os setores. Na área de cibersegurança, ela representa uma enorme oportunidade para incrementos de…

Justos lança ativação agendada de apólices
Justos
44 Vizualizações
Justos
44 Vizualizações

Justos lança ativação agendada de apólices

Publicação - 5 de fevereiro de 2025

A Justos, empresa de seguro auto que recompensa motoristas conscientes, acaba de lançar a ativação agendada de apólices, uma funcionalidade que melhora a experiência tanto dos clientes…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin