00:00:00
24 Feb

CNseg faz adesão à iniciativa Investidores pelo Clima (IPC)

6 de abril de 2021
243 Visualizações

Mais uma ação engajadora assegura à Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg protagonismo institucional na busca da mitigação dos riscos climáticos. Desta vez, trata-se de sua adesão à iniciativa Investidores pelo Clima (IPC), coordenada pela consultoria de finanças sustentáveis SITAWI, e com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Dessa forma, a CNseg assume responsabilidade pública de apoiar ações que promovam investimentos verdes e, ao mesmo tempo, em favor da resiliência social, tendo em vista que o setor segurador, por meio de ações decisivas, quer seja na política de subscrição de riscos, quer seja na seleção de ativos de seu portfólio de investimentos, pode facilitar a transição para uma economia de baixo carbono.

Entendendo que o compromisso de mitigar os riscos e ampliar oportunidades de negócios diante do cenário de mudanças climáticas é tarefa dos setores público e privado, a CNseg se propõe a mobilizar esforços para construção de uma agenda colaborativa do setor em torno de questões como sustentabilidade econômica, ambiental, social e de governança (ASG), sempre que possível, nas estratégias de investimentos das seguradoras. Como um dos maiores investidores institucionais do País, com ativos equivalentes a 27% da dívida pública brasileira, o setor tem recursos e interesse em investir em ativos que considerem aspectos ASG.

Em seu primeiro ciclo de reuniões com investidores, o IPC desenvolveu o “Guia de Descarbonização de Portfólios”, cujo objetivo é apresentar as etapas, as estratégias e as ferramentas para mensuração, avaliação e reporte da intensidade de carbono do portfólio de investimentos. Para o segundo ciclo de reuniões o IPC pretende levar para Glasgow, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), uma representação fidedigna da atual situação climática nacional. O encontro é uma oportunidade para a comunidade internacional entrar em consenso sobre mecanismos aplicáveis globalmente visando a mitigação das mudanças climáticas.

Embora recente, a iniciativa do IPC conta com outras 21 grandes organizações, como instituições financeiras, gestoras de ativos, fundos de pensão e seguradoras que participam da iniciativa. Trata-se, enfim, de uma iniciativa que visa engajar os investidores nacionais em torno da mitigação das ameaças climáticas.

Assessoria de Imprensa da CNseg

You may be interested

A Lei Complementar 213 coloca em perspectiva um novo mercado
Artigo
7 Vizualizações
Artigo
7 Vizualizações

A Lei Complementar 213 coloca em perspectiva um novo mercado

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

A lei complementar 213, que regulamenta as associações de proteção veicular, sancionada em janeiro pelo presidente da República e publicada no diário Oficial da União em dia…

EZZE anuncia vencedores e já prepara nova edição da campanha
Ezze Seguros
27 Vizualizações
Ezze Seguros
27 Vizualizações

EZZE anuncia vencedores e já prepara nova edição da campanha

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

A EZZE acaba de anunciar os corretores premiados na primeira edição da campanha "EZZE do Milhão", iniciativa que computou a emissão de apólices de seguros Auto Individual,…

BVIX chega ao mercado com foco na inovação
Interesse Setor
48 Vizualizações
Interesse Setor
48 Vizualizações

BVIX chega ao mercado com foco na inovação

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

Com ingresso no mercado em abril de 2024, a BVIX Seguradora mantém seu foco inicial no mercado de São Paulo, onde está sediada. “Mas queremos expandir nossas…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin