Ana Carolina Mello*
Não é novidade que a pandemia e a quarentena aumentaram, e muito, o volume do comércio eletrônico no Brasil. De acordo com o Movimento Compre & Confie, o crescimento do e-commerce brasileiro, nos oito primeiros meses de 2020, foi de 56,8% comparado ao mesmo período em 2019.
O mercado de seguros não deveria ser diferente, mas, infelizmente, ainda encontra dificuldades para aproveitar a mudança de comportamento do consumidor, conquistar novos entrantes e melhorar a eficiência operacional. Parte da dificuldade está nos sistemas antigos das seguradoras, a dificuldade em substituí-los e o tempo e custo desta demanda. Afinal, navegar no mundo digital requer tecnologia de ponta, soluções rápidas e flexibilidade.
Uma opção cada vez mais frequente no mercado mundial são as seguradoras que combinam seus sistemas “legados” a outros sistemas e plataformas digitais. No Brasil não é diferente. E, nos últimos anos, surgiram por aqui empresas que ajudam a alavancar esse movimento e colocam as seguradoras no mundo digital. A inovação virá do mercado não só das insurtechs. As seguradoras têm muito conhecimento, capital humano e vontade de mudar.
Para atuar digitalmente, é preciso experimentar, testar, corrigir e adaptar. Por isso, começar cedo é um diferencial e as seguradoras que estão operando, mesmo em fase inicial, largaram na frente. Já estão aprendendo como seus clientes comparam, decidem e compram. Algumas, por exemplo, estão se aventurando com clausulados do tipo “Legal Design” ou “Visual Law” – uma forma de comunicação mais transparente e objetiva com segurados. Outras, já descobriram as vantagens de personificar a oferta de produtos. E todas, com certeza, já sabem que ser digital é muito mais do que vender online.
Ana Carolina Mello é sócia-proprietária da startup Safe2Go. Formada e pós-graduada em Administração de Empresas pela West Texas A&M University e pela Universidade de São Paulo
You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Publicação - 12 de janeiro de 2026Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…
Mais desta categoria



Clientes da Bradesco Seguros já economizaram mais de R$ 7 milhões ao usar pontos Livelo
Publicação - 12 de janeiro de 2026








