Ana Carolina Mello*
Não é novidade que a pandemia e a quarentena aumentaram, e muito, o volume do comércio eletrônico no Brasil. De acordo com o Movimento Compre & Confie, o crescimento do e-commerce brasileiro, nos oito primeiros meses de 2020, foi de 56,8% comparado ao mesmo período em 2019.
O mercado de seguros não deveria ser diferente, mas, infelizmente, ainda encontra dificuldades para aproveitar a mudança de comportamento do consumidor, conquistar novos entrantes e melhorar a eficiência operacional. Parte da dificuldade está nos sistemas antigos das seguradoras, a dificuldade em substituí-los e o tempo e custo desta demanda. Afinal, navegar no mundo digital requer tecnologia de ponta, soluções rápidas e flexibilidade.
Uma opção cada vez mais frequente no mercado mundial são as seguradoras que combinam seus sistemas “legados” a outros sistemas e plataformas digitais. No Brasil não é diferente. E, nos últimos anos, surgiram por aqui empresas que ajudam a alavancar esse movimento e colocam as seguradoras no mundo digital. A inovação virá do mercado não só das insurtechs. As seguradoras têm muito conhecimento, capital humano e vontade de mudar.
Para atuar digitalmente, é preciso experimentar, testar, corrigir e adaptar. Por isso, começar cedo é um diferencial e as seguradoras que estão operando, mesmo em fase inicial, largaram na frente. Já estão aprendendo como seus clientes comparam, decidem e compram. Algumas, por exemplo, estão se aventurando com clausulados do tipo “Legal Design” ou “Visual Law” – uma forma de comunicação mais transparente e objetiva com segurados. Outras, já descobriram as vantagens de personificar a oferta de produtos. E todas, com certeza, já sabem que ser digital é muito mais do que vender online.
Ana Carolina Mello é sócia-proprietária da startup Safe2Go. Formada e pós-graduada em Administração de Empresas pela West Texas A&M University e pela Universidade de São Paulo
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025