00:00:00
16 Jun

Mulheres lideram o mercado de seguros no Brasil

25 de março de 2021
273 Visualizações

A pandemia tem exigido adaptação, organização e olhar afetivo, características muito marcantes nas mulheres e que, nesse momento, se tornam ainda mais importantes no mercado de seguros. São habilidades necessárias para o processo de desenvolvimento das pessoas e para o entendimento do outro.

Essa é parte da explicação para que o universo da corretagem de seguros tenha, hoje, um cenário muito mais favorável à participação das mulheres. Atualmente, elas são a maioria em um setor que foi, durante muito tempo, predominantemente masculino. Hoje, as mulheres respondem por 55% da mão de obra no mercado de seguros, segundo dados apontados no último estudo “Mulheres no Mercado de Seguros no Brasil”, realizado em 2019 pela Escola Nacional de Seguros (ENS).

A diretora comercial da Porto Seguro, Eva Miguel, entende que as Corretoras de seguros têm exercido a função com habilidade e, por isso, inspira confiança. “Muitas vezes, segundo pesquisas de mercado, a profissional consegue intensificar os resultados, principalmente no contato com outras mulheres e, por isso, há uma alta predisposição no negócio feito entre o público feminino”, diz Eva.

A executiva afirma ainda que muitas mulheres têm compartilhado suas experiências e ideias, sendo bastante assíduas nas pautas disponibilizadas a todos. “Temos visto cada vez mais mulheres participando desses processos de aprendizado e dedicando muito do seu tempo para aprender e conhecer. A mulher costuma ser curiosa, então quando você oferece conteúdos e informações, ela demonstra muito interesse”, afirma.

Por acreditar no potencial do perfil feminino para o mercado de seguros, Eva se declara incentivadora do aumento de mulheres no setor. “O resultado é claro quando observamos que o número de Corretoras cadastradas na Porto Seguro hoje representa 30% dos profissionais parceiros da companhia”, diz. “Os Corretores homens tem feito um excelente trabalho conosco. A chegada das mulheres democratiza ainda mais o setor e traz uma visão diferente”, completa.

Mulheres e o consumo de seguros
Com a sobrecarga das profissionais na maioria dos lares brasileiros, que se desdobram entre afazeres domésticos, cuidar das crianças e viver a rotina de trabalho, as mulheres consumidoras dão muita importância para serviços que oferecem comodidades, facilidades e conveniências. “Dispor de um produto que ofereça serviços para a residência, automóvel e saúde, por exemplo, pode aliviar a preocupação com o dia-a-dia e toda a sobrecarga”, explica a diretora da Porto Seguro.

Por isso, a dica que Eva dá para os Corretores que vão oferecer um produto para mulheres é, antes de mais nada, observar suas reais necessidades e, dessa maneira, aliar as oportunidades com o perfil dessa cliente. “No seguro Auto, por exemplo, dependendo do perfil, a mulher chega a pagar menos, pois estatisticamente são mais cuidadosas e acionam menos sinistros. Aliado a quantidade de serviços oferecidos pela Porto Seguro, atendimento ágil via WhatsApp, uso de carro reserva ou créditos para app de transporte entre outros benefícios, há uma vantagem expressiva”, diz. “O Vida Mais Mulher é também um produto de oportunidade, pois é desenhado exclusivamente para as necessidades delas. É fundamental que os Corretores os conheçam profundamente”, completa.

Imagem Corporativa

You may be interested

Junho Violeta: a importância da denúncia
Instituto Longevidade MAG
106 Vizualizações
Instituto Longevidade MAG
106 Vizualizações

Junho Violeta: a importância da denúncia

Publicação - 13 de junho de 2025

No mês em que celebramos a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, é fundamental trazer ao foco a importância de proteger nossos longevos. O período…

Inovação e parceria consolidam modelo de atuação da Essor
Essor Seguros
98 Vizualizações
Essor Seguros
98 Vizualizações

Inovação e parceria consolidam modelo de atuação da Essor

Publicação - 13 de junho de 2025

A plataforma foi criada com o objetivo de permitir que os mais diferentes tipos de empresas - corretoras de seguros; fintechs; startups; fabricantes; varejistas e e-commerce, independentemente do porte,…

MetLife apoia o Projeto Trilhas BikeRace
MetLife
93 Vizualizações
MetLife
93 Vizualizações

MetLife apoia o Projeto Trilhas BikeRace

Publicação - 13 de junho de 2025

As trilhas da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), recebem neste sábado (14), das 8h às 18h, a etapa final do Projeto Trilhas Bike Race, celebrando…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Seguro auto e residencial em uma única apólice
Porto
110 Vizualizações
110 Vizualizações

Seguro auto e residencial em uma única apólice

Publicação - 13 de junho de 2025
Grupo HDI leva 100 corretores para a África do Sul
Grupo HDI
121 Vizualizações
121 Vizualizações

Grupo HDI leva 100 corretores para a África do Sul

Publicação - 13 de junho de 2025
Capemisa participa da Conseguro 2025
Capemisa Seguradora
94 Vizualizações
94 Vizualizações

Capemisa participa da Conseguro 2025

Publicação - 13 de junho de 2025
Connection talk abriu “Conexão Futuro Seguro”
Fenacor
129 Vizualizações
129 Vizualizações

Connection talk abriu “Conexão Futuro Seguro”

Publicação - 13 de junho de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin