O atípico ano de 2020 trouxe recortes importantes sobre a relação do brasileiro com a saúde emocional. Sites de buscas registraram uma alta considerável nas pesquisas sobre o tema durante o ano passado (o Google, por exemplo, registrou aumento de 98% nas buscas no país em comparação à série histórica de 10 anos). Perguntas sobre como lidar com a ansiedade e a depressão estiveram entre as mais recorrentes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país do mundo com maiores índices de depressão e ansiedade. Segundo a entidade, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com a doença, enquanto 20 milhões de cidadãos são afetados pela ansiedade. Sabendo disso, a Porto Seguro reforça neste Janeiro Branco (mês de conscientização sobre a saúde mental) a importância com relação a este tema.
Por meio de iniciativas destinadas ao público final, o segmento Saúde irá elaborar uma série de publicações nas redes sociais sobre o tema. Além disso, o segmento Vida também irá apoiar o Janeiro Branco, destacando o pilar de cuidado emocional, que é um dos seus focos para acompanhar os clientes durante toda a vida e suas transições.
Marcelo Zorzo, diretor-executivo de Saúde, Odontológico e Ocupacional da Porto Seguro, destaca algumas das iniciativas da companhia nestes segmentos relacionadas ao tema. “O Porto Seguro Saúde sempre teve comprometimento com a saúde e bem-estar dos seus segurados e o reflexo disso são os inúmeros programas desenvolvidos para prevenção e promoção à saúde, que acompanham diferentes fases e desafios da vida”.
O diretor destaca a preocupação da companhia na promoção à saúde emocional, com iniciativas como os diversos programas oferecidos e a parceria com a Psicologia Viva, startup acelerada pela Oxigênio Aceleradora, do grupo Porto Seguro. “Esses programas têm o objetivo de valorizar um desenvolvimento emocional saudável e o bem-estar das pessoas. Além disso, disponibilizamos aos nossos segurados uma plataforma de atendimento psicológico on-line, por meio da Psicologia Viva”, comenta Zorzo.
A Psicologia Viva conta com mais de 3 mil psicólogos referenciados para cuidar da saúde emocional, 24 horas por dia, sete dias por semana. A plataforma possibilita direcionar a sessão para os diversos temas à disposição como família, relacionamento afetivo, estresse e ansiedade, e desenvolvimento profissional. Em 2020, durante o ano marcado pelo isolamento social em virtude da pandemia do Covid-19, a Psicologia Viva registrou um aumento de quase 500% do número de atendimentos, em comparação ao ano anterior, o que reforça a importância do tema
O Programa de Saúde Emocional possibilita que os segurados tenham diversos níveis de apoio à saúde mental e emocional, oferecendo ações personalizadas de acordo com a necessidade da empresa ou indivíduo, para auxiliá-lo na identificação de recursos para seu tratamento, através de profissionais especializados. O atendimento é realizado via telefone ou on-line, e o usuário recebe todas as orientações para avaliação, recomendação e tratamentos.
A companhia ainda conta com o Porto Mais Saudável, programa que oferece monitoramento à distância com nutricionistas e educadores físicos que conduzem a inserção de hábitos mais saudáveis, impactando positivamente na saúde, no bem-estar e reduzindo os riscos a médio e longo prazo. Além disso, o Programa Saúde Mais oferece cuidado às queixas clínicas e observa questões psicológicas, com o acompanhamento de um médico de família.
Ações durante o mês de janeiro
Durante o mês de janeiro, os canais oficiais da Porto Seguro nas redes sociais irão realizar uma série de publicações abordando curiosidades sobre a temática. As emoções humanas, dicas de relaxamento e cuidado com a saúde mental serão exploradas em vídeos e postagens. “Este é um conteúdo bastante relevante e que recomendamos que todos acompanhem em nossas redes sociais. É preciso conscientizar as pessoas sobre o tema e temos ciência da nossa responsabilidade com esse tipo de abordagem”, afirma Zorzo.
Imagem Corporativa Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…