00:00:00
14 Sep

Live reforça importância do corretor na operação de transportes

29 de julho de 2020
467 Visualizações

O Brasil é um dos países com maior concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros entre as principais economias mundiais. E, para mostrar as oportunidades desse setor, a Comissão de Transportes e Cascos do Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP) realizou live, ontem (28/07), explicando a operação e ressaltando a importância do corretor de seguros.
Como convidado, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, lembrou que o setor de transportes é muito relevante para o desenvolvimento do País. “Sabemos que a infraestrutura do Brasil é frágil e expõe os caminhoneiros e as cargas diariamente. Sendo assim, o seguro é o único capaz de mitigar os riscos”.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atualmente, existem 195 mil empresas ligadas ao setor no Brasil, sendo que dessas, 81% atuam no transporte rodoviário. Para o diretor de seguro transportes da Tokio Marine Seguradora, Valdo Alves, há um leque de oportunidades para os corretores de seguros, no entanto, é preciso entender a operação de transportes. “O seguro é muito mutável, mas o corretor deve ter em mente que é preciso conhecer bem o cliente. Ele transporta o quê? Para onde? Como é a operação?”.
Para o gerente de negócios da Sompo Seguros, Thiago Patrick, o corretor precisa ter conhecimento também em tipos de carga, além do seguro. “É um produto dinâmico, onde a apólice muda constantemente de perfil, por isso é importante ficar atento e acompanhar de perto o cliente”, disse.
O coordenador da Comissão, Thiago Fecher, complementou: “o contato com o segurador é fundamental. Precisamos saber o que vai transportar, orientar sobre as obrigatoriedades e as condições gerais do seguro. Transporte exige vivência e manutenção da apólice próxima ao cliente”.
Os especialistas ainda explicaram o papel da averbação na regulação dos sinistros, o gerenciamento de risco como ferramenta de segurança e a importância do relacionamento com o cliente para o sucesso da operação de transporte.
A 2ª vice-presidente e diretora executiva responsável pela Assessoria Técnica do Sincor-SP, Simone Martins, incentivou os corretores a conhecer o ramo. “As lives vêm para agregar e trazer conhecimento aos corretores, com o objetivo de orientá-los e fazê-los investir em novos ramos para crescer no mercado”.
A live, na íntegra, pode ser conferida no canal da TV Sincor-SP, no YouTube.

Assessoria de Imprensa – Sincor-SP

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
102 Vizualizações
Aon plc
102 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
97 Vizualizações
CNseg
97 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
92 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin