Tokio Marine apoia o Rally da Safra, que visa detectar necessidades dos produtores
Um recorde histórico na agricultura. Pela primeira vez o Brasil ultrapassará os Estados Unidos no cultivo da soja, tornando-se o maior produtor mundial da oleaginosa. O crescimento da produção deve girar em torno de 6,7%. O IBGE divulgou no final do ano passado o prognóstico da safra, que também apresenta um desempenho recorde. Analistas esperam que haja uma colheita este ano de 240,9 milhões de toneladas de grãos, superando em 33,6 mil toneladas o resultado esperado para 2019.
Embora apenas 10% da área plantada no país possui algum tipo de proteção, a soja pode se tornar “a menina dos olhos”, sobretudo, dos agricultores do Sul e do Centro-Oeste. Este fato por si só explica porque a 17ª edição do Rally da Safra, apoiada pela Tokio Marine Seguradora, iniciou sua primeira etapa com foco nas plantações da commodity. Inicialmente devem ser percorridos de 100 mil quilômetros em 12 Estados, visitando mais de 1.700 lavouras.
“Atualmente temos atuação em todo País e participar do Rally da Safra é uma excelente oportunidade para estarmos cada vez mais próximos dos produtores rurais, o que, consequentemente, nos permite identificar suas necessidades específicas. Acreditamos que essa troca é fundamental para desenvolvermos soluções cada vez mais adequadas às demandas do campo e fomentar a cultura do seguro no agronegócio”, explica o gerente de produtos Agro da Tokio Marine, Joaquim Neto. A iniciativa foi concebida pela Agroconsult para avaliar as condições das lavouras brasileiras.
O Rally da Safra 2020 é parte da estratégia de crescimento da companhia na área do agronegócio. O seguro Agro Safras registrou avanço considerável em 2019 com R$ 119,7 milhões em prêmios emitidos. Segundo a seguradora, o resultado supera mais de cinco vezes a expectativa desenhada no início do ano passado, de R$ 20 milhões. Ainda em 2019, a Tokio Marine ampliou sua atuação no segmento, passando a oferecer coberturas para intercorrências e eventos climáticos a exemplo de estiagens, tempestades, granizo e geada, entre outros, para mais de 70 tipos de culturas.
A Tokio Marine prevê para 2020 o crescimento do mercado de seguro rural, especialmente em matéria de subvenção pública. O valor anunciado pelo governo foi de um R$ 1 bilhão. “Diante da importância do agronegócio, que representa cerca de 21% do PIB nacional, temos trabalhado muito para fomentar a cultura da proteção entre os produtores e ampliar a cobertura”, finaliza Joaquim Neto. (CAP)
Subsídio reduzirá valor das apólices?
Segundo o Ministério da Agricultura, a previsão de R$ 1 bilhão para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) depende ainda de aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2020, em tramitação no Congresso. Se confirmado, este valor será o maior em termos de subsídio desde a criação do programa. Ainda segundo o Ministério, foram contratadas 95 mil apólices de seguro rural com apoio da União, proporcionando cobertura para cerca de 6,9 milhões de hectares.
Com o aumento da subvenção a partir este ano, o governo objetiva expandir o número de agricultores beneficiados e ampliar a cobertura no país. O recurso previsto seria suficiente para reduzir o valor das apólices, cujo índice varia entre 3% a 15% do custo de produção. O Palácio do Planalto acredita que sim, mas as seguradoras não confirmam a redução. Já a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) vai além: quando o assunto é proteção pública da safra, o montante necessário seria de, no mínimo, R$ 2 bilhões.
You may be interested
Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Publicação - 21 de novembro de 2024Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…
MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
Publicação - 21 de novembro de 2024A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…
Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Publicação - 21 de novembro de 2024A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…