A Porto Seguro atingiu um lucro líquido de R$ 1,387 bilhão em 2019, resultado 5% maior que o registrado em 2018 e equivalente a uma rentabilidade de 19,3% sobre o patrimônio líquido médio do período. No quarto trimestre o lucro líquido foi de R$ 371 milhões, 4,2% inferior ao mesmo período de 2018 e representando uma rentabilidade de 20,1% sobre o patrimônio líquido médio do período. A companhia manteve um nível elevado de rentabilidade ao longo do ano através da entrega de um resultado operacional sólido e do aumento dos ganhos com as aplicações financeiras.
Os prêmios de seguros encerraram o quarto trimestre com um aumento de 5%, dando continuidade ao crescimento iniciado no trimestre anterior. Esse desempenho foi impulsionado pela retomada do crescimento do Porto Seguro Auto (+2%), com destaque para o desempenho da Azul Seguros. Além disso, os prêmios dos seguros Saúde, Vida e Riscos Financeiros evoluíram em patamares próximos ou superiores a 10%, enquanto os dos Seguros Patrimoniais aumentaram 7% no período. A retomada do crescimento das carteiras de Seguros nos últimos meses de 2019 permitiu encerrar o ano no campo positivo, com crescimento de 1% nos prêmios totais em comparação a 2018. Excluindo o segmento Automóvel, os demais seguros tiveram crescimento de 9% no trimestre e 6% no ano. O volume de despesas administrativas e operacionais de seguros recuou 1% em relação ao ano anterior e 6% em relação a 2014, ante uma inflação de 4% no último ano e de 20% no acumulado dos últimos cinco anos. O aumento de eficiência operacional observado é decorrente da realização de investimentos em tecnologia combinados com o foco em melhorias e automatização de processos. O Índice Combinado de Seguros atingiu 95,4% no quatro trimestre de 2019, aumento de 2,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, e 94,5% no ano de 2019, uma elevação de 2,3 pontos percentuais em relação a 2018. Esses indicadores obtidos no trimestre e no ano são, respectivamente, 1,1 e 2,5 pontos percentuais melhores do que a média dos últimos 10 anos. Na área de Negócios Financeiros e Serviços, o Cartão de Crédito obteve um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, que atrelado ao bom desempenho do financiamento de veículos e dos Serviços recorrentes, colaboraram para o aumento de 37% da receita consolidada desses negócios. O resultado financeiro do trimestre recuou 9% em relação ao último trimestre de 2018, em razão da redução das taxas de juros. Ainda assim, apresentou um desempenho significativamente superior ao CDI, decorrente principalmente das alocações em títulos com juros indexados à inflação e em renda variável. A rentabilidade da carteira de aplicações financeiras foi de 2,4% (191% do CDI) no quarto trimestre e de 10,2% (171% do CDI) em 2019. A empresa segue otimista com a perspectiva da retomada da expansão econômica e acredita que os esforços realizados nos últimos anos e as iniciativas em andamento permitirão impulsionar o crescimento e dar continuidade ao aumento dos ganhos de eficiência operacional, avançar no processo transformação digital e continuar aperfeiçoando os modelos de negócio para aproveitar as diversas oportunidades de mercado. Principais destaques 4TRI 2019 Principais iniciativas de 2019
IC – Imagem Corporativa Assessoria de Imprensa |
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…