Argo Seguros possui estratégia focada em produtos de nichos específicos
Por Carlos Pacheco
É possível que uma empresa com apenas sete anos de história no Brasil detenha expertise em seu campo de atuação? A resposta contraria uma análise apressada dos fatos e sinaliza para um exemplo de vigorosa atuação. Companhia especializada em seguros de Transportes, Riscos Patrimoniais, Responsabilidade Civil Geral e Profissional, a Argo Seguros opera no país desde 2012.
A empresa é reconhecida no mercado pela qualidade dos produtos e excelência no atendimento aos segurados e corretores parceiros. Sua estratégia é focada na elaboração de produtos dirigidos a nichos específicos, buscando estar sempre próxima dos corretores de seguros.
A companhia figura entre as cinco maiores em Transporte Internacional e de RC Profissional. É subsidiária da Argo Group, com sede nas Bermudas, com mais de 60 anos de experiência e atuação em 134 países. No primeiro trimestre deste ano, o grupo apresentou lucro líquido de US$ 91,2 milhões, bem acima dos US$ 24,8 milhões registrados em igual período do ano passado. No Brasil, a Argo Seguros também obteve um bom desempenho de janeiro a março. Segundo o CEO Newton Queiroz, o volume de prêmios emitidos no período atingiu 105% da meta estabelecida e mais de 20% de crescimento comparado com o ano anterior. O segundo trimestre, apesar de ainda não ter números totalizados, segue a mesma perspectiva.
Na sede da empresa, em São Paulo, Queiroz recebeu a reportagem de Insurance Corp e teceu comentários sobre alguns temas, desde o papel da Argo no mercado, os produtos oferecidos, automação de soluções e a mobilização dos corretores. O executivo possui mais de 20 anos de experiência no setor. Assumiu a Argo Seguros no início de 2019 (antes Newton foi CEO de um importante grupo segurador para o México e América Central, onde residiu por três anos e meio). “A companhia espera crescer este ano, pelo menos, 25%, sempre de forma rentável”, considerou. Veja os comentários de Queiroz:
Transportes
A Argo pode contribuir muito com o segmento de transportes. Oferecemos soluções para riscos de cargas, ao embarcador ou transportador. Possuímos especialização no atendimento ao cliente e no gerenciamento de risco, o que possibilita a movimentação das exportações e importações, além do tráfego interestadual de insumos e bens primários. A companhia apoia, por meio de seus serviços, a certeza da chegada dos produtos com eficiência. Nosso plano de gerenciamento de risco avalia como minimizar eventuais imprevistos ao cliente.
Seguro garantia
Estamos entre as dez maiores empresas dos Estados Unidos no seguro garantia. Temos a certeza que podemos ajudar nesse desenvolvimento no Brasil. Nos alinhamos com a estratégia e a expertise global do Grupo Argo. Voltamos a operar neste setor em 2018 de forma ativa e os resultados são positivos. Somos focados nesta especialidade e auxiliamos empresas de médio e grande porte. Apresentamos aos parceiros um plano de longo prazo, sejam clientes internacionais que já temos, viabilizando sua capacidade no Brasil, ou novos clientes nacionais e/ou internacionais.
Riscos patrimoniais
No setor de property, oferecemos soluções completas para bicicletas de alta performance e Riscos Diversos, a exemplo de coberturas a equipamentos fotográficos e placas fotovoltaicas. No que tange o property tradicional, estamos trabalhando no desenvolvimento de soluções para pequenos e médios riscos por meio de eficiência tecnológica. No que diz respeito à estratégia, focamos sempre na qualidade do risco e condições do contrato. Queremos nos diferenciar não só no preço, mas na tecnologia. Idealizamos soluções que demandam rapidez na contratação.
Carteiras “complexas”
Participamos de riscos que não são exatamente os mais simples. Nossas carteiras de transportes, garantia e D&O são complexas porque gostamos de estruturar soluções. Melhoramos o nosso resultado trimestre a trimestre. Aliadas ao foco e especialização, demonstramos agilidade e eficiência numa escala correta. Afinal, somos uma companhia que emitiu R$ 210 milhões em prêmios em 2018 e alcançamos a liderança nos mercados de E&O e seguros para bikes, por exemplo.
Seguro de grande potencial
A Argo tem a convicção de que o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é de grande potencial para venda. Hoje, esse mercado fatura pouco e poderia crescer dez vezes mais. Conforme a cultura do seguro for sendo disseminada entre as pessoas, conseguiremos comercializar produtos como esse sem dificuldades. Podemos oferecer E&O a um grande corpo médico de determinados hospitais, que exigirá um aporte considerável de recursos, ou até um médico que precisa de um limite menor. É um amplo espectro no atendimento. Sem dúvida, o seguro RC mostra um potencial interessante de crescimento no Brasil. Vale ressaltar que oferecemos soluções para mais de 40 profissões (como engenheiros, médicos e contadores) via nossa plataforma digital, com limites até R$ 1 milhão.
Automatização dos processos
Nosso time da área de transportes é enxuto, mas consegue obter excelentes resultados. Porquê? É a automação. Nossa plataforma digital é uma das responsáveis por nossa liderança no mercado de E&O. O mundo corporate nunca será 100% digital, até porque você precisa estabelecer contato direto com o underwriting e o corretor, por exemplo. Mas, por outro lado, é preciso automatizar os processos e ganhar eficiência e escala – o cliente gosta disso e corretor também. Acreditamos em uma estrutura enxuta, agregando pessoal capacitado, e com a automatização. Por isso, conseguimos ter lucro não só no Brasil como no exterior. Desde 2012, a empresa trabalha com seguros digitais e está sempre um passo à frente do mercado pelo seu tamanho e eficiência. Entendemos as necessidades do setor e do cliente brasileiro.
Laboratório de produtos
Não considero adequado lançar produtos digitais (ou tradicionais) sem antes testá-los. Hoje, para se criar um produto e aprovar, o custo é alto no processo. Antes disso, a Argo testa o conceito. Funcionou, então nós vamos pensar na digitalização e as soluções submetidas a um laboratório. Todas as equipes da seguradora estão envolvidas nisso.
Unidades da companhia
A Argo está dividida em duas unidades: a de Consumer, responsável pelos produtos com distribuição intensa – digital, grupo de afinidades e/ou facility – e a corporativa, que cuida de riscos médios e grandes. Na área corporativa, inovamos com a automação. Há corretores que atendem clientes nas duas unidades e há quem trabalhe em uma ou outra. De forma geral, nas operações da Argo, todos vendem. Se a apólice não estiver bem definida ou se houver problemas na regulação do sinistro, a empresa vai perder uma venda. Afinal, somos uma empresa de serviços e tudo tem de funcionar bem.
Plataforma Protector
Vamos relançar a plataforma, com novo visual. Iremos ressaltar os diferenciais da época de seu lançamento, em 2012, e os de agora. O diferencial é por produto. O limite de contratação de nosso RC Profissional se estende até R$ 1 milhão. Eu diria que esse é um mercado de corretores especializados. O profissional precisa saber vender o produto para médicos, engenheiros, advogados, contadores, arquitetos, esteticistas, entre outros. Há um dado que nos deixa muito satisfeitos: ao analisar os dados do Protector, percebemos a adesão de um grande número de corretores, mais de 5 mil cadastrados. Por outro lado, constatamos seguradoras que querem entrar nesse mercado porque veem nele um nicho interessante. Mas não surtirá efeito a tentativa de massificar um produto de ‘cauda longa’. Qualquer ajuste só trará resultados em longo prazo. Eu só espero que o mercado não queira ‘comoditizar’ uma carteira que não possui a característica de commodity.
Experiência dos roadshows
Eu sempre defendi que o mercado não pode estar circunscrito em grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Há muito potencial fora destes centros. Olhando nós, como seguradoras, a nossa obrigação é sair da matriz, visitar outros estados e explicar o conceito e visão da Argo, além de disseminar a cultura do seguro. O objetivo é nos tornar uma opção aos corretores, que, muitas vezes, gostariam de trabalhar conosco, mas nem sabiam de nossa existência. Os executivos da empresa explicam como funcionam suas respectivas áreas. Já fizemos roadshows em Belo Horizonte (MG) e Londrina (PR). Outras visitas já estão agendadas.
Argo e o mercado
A Argo espera crescer este ano, pelo menos, 25%. A ideia é que esse crescimento seja contínuo e rentável. Existem muitas oportunidades a serem prospectadas. Houve melhora na penetração do seguro no Brasil, mas temos um longo caminho a percorrer. Há falta de soluções para vários tipos de clientes. Precisamos de produtos corretos e coberturas e preços adequados. Acreditamos no conceito de proteção e seguro, ou seja, sempre visamos ter o segurado amparado. É com esse espírito que objetivamos crescer nossa empresa de maneira exponencial nos próximos anos, sempre com lucro operacional; obviamente com o trabalho dos nossos corretores e parceiros.
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