Promovida pela Confederação das Seguradoras (CNseg), a 5ª Celebração do Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor, reuniu lideranças do setor para avaliar avanços e desafios da relação de consumo. Participaram dos debates Márcio Coriolano, presidente da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora de Relações de Consumo e Comunicação da CNseg, Luciano Benetti Timm, secretário nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Simone Sanches Freira, diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de lideranças, ouvidores de seguros, representantes do Governo Federal, Procons, órgãos de supervisão do mercado e de saúde suplementar.
Márcio Coriolano lembrou as ações do Programa de Educação em Seguros promovido pela entidade, com conteúdos que resultam o conhecimento dos fundamentos e produtos para melhorar o poder de escolha do consumidor. “Com informações qualificadas e estruturadas, todos ganham”, declarou. Solange Beatriz, destacou o papel dos ouvidores em dar voz aos segurados e efetividade a ações de proteção ao consumidor. “Lançamos o livreto Canais de Atendimento do Programa de Educação em Seguros e desde 2015, fazemos os Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros pelo Brasil”, informou.
“É um momento de “desjudicializar” sem precarizar direitos”, disse Lucianno Timm. Segundo ele, a judicialização gera gastos extraordinários. O secretário enfatizou que o acesso à ordem jurídica justa compreende mais do que somente o acesso ao Judiciário, abrange também os mecanismos alternativos adotados pelas empresas, como negociação, mediação e conciliação nas ouvidorias e na plataforma Consumidor.gov. Simone Sanches Freira, diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), assinalou que as ouvidorias se tornaram estratégicas. “As operadoras dos planos de saúde amadureceram muito nos últimos anos. A Ouvidoria tem servido como um mecanismo de gestão aprimorado e tem nos ajudado a fazer um trabalho cada vez melhor”, destacou a reguladora.
You may be interested

Tokio Marine cresce 11% na região Nordeste em 2025
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Tokio Marine Seguradora anuncia crescimento de 11% em 2025 na produção da Regional Nordeste, que atende os estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.…

Icatu anuncia novo CTO e acelera a digitalização do negócio
Publicação - 12 de janeiro de 2026A Icatu Seguros, maior seguradora independente do país nos segmentos de Vida, Previdência e Capitalização, anuncia um relevante reforço para a sua área de tecnologia com a…

Apólice do mercado brasileiro com pagamento de prêmio via créditos de carbono
Publicação - 12 de janeiro de 2026Aon plc (NYSE: AON), empresa líder global em serviços profissionais, estruturou a primeira proposta de apólice, cujo prêmio pode ser pago parcialmente por meio de créditos de carbono. A…
Mais desta categoria



Clientes da Bradesco Seguros já economizaram mais de R$ 7 milhões ao usar pontos Livelo
Publicação - 12 de janeiro de 2026








