Promovida pela Confederação das Seguradoras (CNseg), a 5ª Celebração do Dia do Ouvidor e Dia Internacional do Consumidor, reuniu lideranças do setor para avaliar avanços e desafios da relação de consumo. Participaram dos debates Márcio Coriolano, presidente da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora de Relações de Consumo e Comunicação da CNseg, Luciano Benetti Timm, secretário nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Simone Sanches Freira, diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), além de lideranças, ouvidores de seguros, representantes do Governo Federal, Procons, órgãos de supervisão do mercado e de saúde suplementar.
Márcio Coriolano lembrou as ações do Programa de Educação em Seguros promovido pela entidade, com conteúdos que resultam o conhecimento dos fundamentos e produtos para melhorar o poder de escolha do consumidor. “Com informações qualificadas e estruturadas, todos ganham”, declarou. Solange Beatriz, destacou o papel dos ouvidores em dar voz aos segurados e efetividade a ações de proteção ao consumidor. “Lançamos o livreto Canais de Atendimento do Programa de Educação em Seguros e desde 2015, fazemos os Colóquios de Proteção do Consumidor de Seguros pelo Brasil”, informou.
“É um momento de “desjudicializar” sem precarizar direitos”, disse Lucianno Timm. Segundo ele, a judicialização gera gastos extraordinários. O secretário enfatizou que o acesso à ordem jurídica justa compreende mais do que somente o acesso ao Judiciário, abrange também os mecanismos alternativos adotados pelas empresas, como negociação, mediação e conciliação nas ouvidorias e na plataforma Consumidor.gov. Simone Sanches Freira, diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), assinalou que as ouvidorias se tornaram estratégicas. “As operadoras dos planos de saúde amadureceram muito nos últimos anos. A Ouvidoria tem servido como um mecanismo de gestão aprimorado e tem nos ajudado a fazer um trabalho cada vez melhor”, destacou a reguladora.
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…