Por Paulo Henrique Gonçalves, diretor executivo de TI da Por Paulo Henrique Gonçalves, diretor executivo de TI da Allianz Partners Brasil
A tecnologia vem moldando o destino dos negócios e no mercado de assistência 24 horas não é diferente. Boas plataformas tecnológicas podem comprometer e acelerar a produtividade dos serviços, otimizando desde o atendimento ao cliente até a prestação do serviço. São diversas frentes nessa nova era que auxiliam as empresas e os clientes. A assistência do futuro pode ser avaliada como uma evolução do conhecimento do setor juntamente com o desenvolvimento das tecnologias. Esse novo cenário reúne inovações que são capazes de oferecer comodidade e segurança, garantindo uma boa experiência para o cliente, além da melhoria e padronização no processo de dados.
Agora, se há algumas décadas, o atendimento ao consumidor se resumia apenas ao atendimento telefônico, hoje ampliamos as opções e contamos com canais cada vez mais precisos e seguros. Esse avanço se deve por mérito da implantação de sistemas de auto-atendimento, uma das principais tendências neste ramo. Utilizar um chatbot através de um aplicativo de mensagens ou de uma rede social ou contar com a precisão das URAs inteligentes (unidade de resposta audível) integradas ao sistema, são alternativas mais rápidas para solicitar um serviço e contribui para a melhoria do atendimento, deixando o processo automático e mais seguro. Entretanto, não será o fim das centrais de atendimento. O contato telefônico passa a ser uma das opões dentre várias e o cliente é quem irá escolher por onde, como e em qual momento ele quer ser atendido.
A tecnologia é capaz de fornecer ao atendente dados de forma padronizada e completa. Com as informações compiladas em um só local, o analista pode se concentrar na situação e sua tomada de decisão será mais precisa e rápida. Assim, os profissionais podem se dedicar mais ao atendimento, priorizando o bem-estar e cuidado de pessoas em situações vulneráveis, tendo um papel cada vez mais estratégico, gerando uma relação mais próxima e humana entre a empresa e o cliente.
Outra realidade é o monitoramento remoto e em tempo real. Com a geolocalização é possível oferecer um processo que contemple comodidade, rapidez e segurança. Assim, o atendente consegue saber o local preciso em que o cliente se encontra e pode dar andamento à prestação de serviço com mais agilidade. Tudo de maneira muito mais rápida, certeira e segura. Com o monitoramento via GPS conseguimos acionar em segundos um prestador e reduzir o tempo de espera do cliente. Além disso, conseguimos acompanhar o percurso do prestador e atuar de forma ativa em caso de desvios.
A medida que a tecnologia avança, podemos esperar a expansão da telemetria, auxílio remoto e até mesmo o acionamento do serviço de assistência pelo próprio veículo. O mercado terá que lidar com a integração das novas tecnologias de maneira rápida e eficiente. O futuro já começou.
Race Comunicação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…