00:00:00
13 Sep

ANSP Café debate os objetivos e desafios do uso de IA

28 de agosto de 2025
94 Visualizações

A Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) promoveu, na última quarta-feira (20), mais uma edição do ANSP Café, transmitido ao vivo pelo YouTube. O encontro reuniu especialistas de diferentes áreas para discutir os objetivos e desafios da adoção da Inteligência Artificial (IA) no mercado de seguros e previdência, em uma análise multidisciplinar que envolveu aspectos econômicos, jurídicos, éticos, tecnológicos e práticos.

A abertura e moderação ficaram a cargo da Acadêmica Solange Guimarães, diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão da ANSP. Também participaram do debate o Acadêmico Francisco Galiza, coordenador da Cátedra de Ciências Econômicas da ANSP; a Acadêmica Ana Rita Petraroli, coordenadora da Cátedra de Seguros Inclusivos da ANSP; Leandro Giroldo, sócio-fundador da Lemmo Facilitadora em Seguros; e Gustavo Leança, diretor para Seguros da Capgemini Brasil.

Visão Tecnológica

Gustavo Leança, diretor para Seguros da Capgemini Brasil, apresentou o panorama do uso de IA no setor, destacando os principais casos de aplicação e os desafios da fase atual. “Fazendo uma analogia ao mar, nós estamos naquele momento em que a arrebentação está vindo e ainda tentamos superá-la. É um período conturbado do uso da tecnologia, mas as expectativas são ótimas. São ferramentas poderosíssimas, não só do ponto de vista técnico”, afirmou.

Leança destacou que a tecnologia permitirá atendimento 24 horas e ofertas cada vez mais personalizadas pelas seguradoras.

Na sequência, a Acadêmica Solange Guimarães trouxe a análise sob a ótica do cliente, ressaltando tanto os benefícios quanto os riscos. Segundo ela, o fator humano segue central. “Quem insere as informações e elabora os prompts somos nós, seres humanos, cheios de vieses e de defeitos. Não dá para falar de IA sem falar em ética e responsabilidade de cooperação entre governo, mercado e sociedade”, salientou.

A executiva reforçou ainda a importância da diversidade nas equipes de desenvolvimento como forma de reduzir vieses nos modelos de IA.

Visão Econômica

O economista Francisco Galiza analisou os impactos da IA no mercado, alertando para o equilíbrio entre oportunidades e riscos. “As oportunidades são enormes, mas não podemos desprezar os riscos. O mercado de seguros vai ganhar muito dinheiro, as empresas também, mas há pontos de atenção”, destacou.

Para ele, a IA é uma conquista tecnológica e científica excepcional, mas requer cuidado neste momento de transição, em que ainda não estão claros todos os desdobramentos para o setor.

Visão Jurídica e Ética

A Acadêmica Ana Rita Petraroli discutiu as implicações jurídicas da IA, levantando questões sobre responsabilidade em casos de danos causados por sistemas inteligentes.

“Como tratar o dolo ou a culpa de um agente causador de dano se ele não é humano, mas uma máquina? Como avaliar sua culpabilidade?”, questionou.

Ela também apontou desafios relacionados a indenizações, pensões e direitos autorais de conteúdos gerados por IA, além de potenciais impactos nas relações de trabalho.

“São ferramentas que precisam ser usadas com cautela. Me preocupa a responsabilização. Até onde poderemos nos esconder atrás da inteligência artificial e dizer: ‘não fui eu, foi a IA’? São caminhos que ainda teremos de percorrer”, ressaltou.

Visão da Distribuição

Já Leandro Giroldo trouxe a perspectiva da distribuição de seguros, avaliando como a IA pode transformar o trabalho dos corretores.

“O corretor não será substituído pela inteligência artificial, mas aquele que souber utilizá-la substituirá quem não a incorporar em sua rotina. Estamos em uma transição não só de corretores, mas também de consumo”, observou.

Encerramento

Após as apresentações, o painel abriu espaço para perguntas dos internautas. O encontro foi encerrado por Solange Guimarães, que reforçou a importância de manter o diálogo aberto e transversal sobre os impactos da IA no setor.

Esta edição do ANSP Café teve coordenação do Acadêmico Francisco Galiza, coordenador da Cátedra de Ciências Econômicas da ANSP, e do Acadêmico Edmur de Almeida, vice-presidente executivo da entidade.

Assista a live completa no canal da ANSP no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=LFXFInLY3jo

Oficina do Texto

You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Aon plc
97 Vizualizações
Aon plc
97 Vizualizações

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores

Publicação - 12 de setembro de 2025

Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
CNseg
94 Vizualizações
CNseg
94 Vizualizações

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros

Publicação - 12 de setembro de 2025

Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
89 Vizualizações

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM

Publicação - 12 de setembro de 2025

Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin