Alinhada com suas ações constantes na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), a CAPEMISA recebeu o selo verde Empresa Carbono Neutro, certificada pela consultoria O’green. A conquista se deve ao fato de que a Companhia compensou suas emissões de gases de efeito estufa, em 2023.
A certificação é concedida a empresas que adotam ações sustentáveis na prática, incluindo a compensação de emissões de gases que contribuem para o aquecimento global. Na atualidade, esse é um tema que impacta diretamente o desenvolvimento socioeconômico de todo o planeta.
“Nossa missão é cuidar da Vida das pessoas. Mas, ao compensar nossas emissões de CO2 e nos tornarmos uma empresa verde, contribuímos com toda a sociedade e o futuro das próximas gerações. O aquecimento global e suas consequências negativas são vistos diariamente em nosso cotidiano: calor extremo, chuvas terríveis etc. É o momento de agir com projetos deste tipo, dar esse exemplo para nossos 3Cs – Colaboradores, Corretores e Clientes e estimularmos essa prática de maneira geral”, explica o presidente da CAPEMISA, Jorge Andrade.
Os créditos de carbono foram adquiridos do Projeto Complexo Energético Fundão-Santa Clara (FSCECP), que gera eletricidade de fonte hidrelétrica renovável, no Paraná. Suas atividades, além de atender a critérios ambientais rigorosos, criam empregos e contribuem para a economia, reforçando seu papel social e ambiental nas localidades vizinhas.
“Optamos por créditos de carbono de projetos nacionais, validados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também privilegiamos a questão do desenvolvimento socioeconômico que eles geram. Ou seja, é um impacto amplo em uma visão 360º do que é sustentabilidade e os critérios ASG”, declara a Analista de Normas e Processos da área de Governança Corporativa, Luciana Martins.
A ação da CAPEMISA está de acordo com a Circular Susep 666/2022, o órgão regulador do setor de Seguros no Brasil. O documento estabelece diretrizes ASG para o mercado e a Companhia vem estruturando um abrangente Programa de Sustentabilidade em seu alinhamento.
De acordo com a Matriz de Materialidade da Circular, a empresa identificou temas prioritários como a Gestão Socioambiental, Governança e Transparência e Valorização das Pessoas. Do primeiro, surgiu a proposta de neutralizar suas emissões de gases do efeito estufa com a consultoria O’green.
O processo envolve três etapas principais: a primeira foi a mensuração das emissões, realizada por meio de metodologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a criação de um inventário das operações da empresa, em 2023. Em seguida, foi feita a aquisição dos créditos de carbono do projeto FSCECP. Em um terceiro momento, a Companhia continuará focando em suas ações de sustentabilidade, e fará um plano de ajustes operacionais para mitigar futuras emissões.
Outras conquistas ASG
Em 2024, a CAPEMISA aderiu ao Pacto de Promoção pela Equidade Racial e se tornou signatária da ONU Mulheres, reforçando a importância do respeito à diversidade e demais pilares ASG. Atualmente, há 54% de mulheres no quadro de Colaboradores; 42% delas são líderes de suas equipes; e 42% dos colaboradores são da cor preta ou parda.
Danthi
You may be interested
G20 Social: seguro prepara novos capítulos de sua aliança com as favelas brasileiras
admin - 19 de novembro de 2024O mercado segurador está pronto para escrever novos capítulos de seu relacionamento com as favelas brasileiras, ao acenar com produtos sob medida para suas necessidades, regulamentos mais…
Em meio à realização do G20, Grupo Bradesco Seguros discute a importância do evento para o Brasil
Publicação - 19 de novembro de 2024A reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, que marca a primeira vez do Brasil como líder do encontro, é a temática do sexto episódio…
Tempo anuncia João Armesto como o novo CEO
Publicação - 19 de novembro de 2024A Tempo, líder nacional nos segmentos de Assistência e Conveniência, anuncia João Armesto, atual vice-presidente Comercial e de Marketing, o seu novo CEO, a partir de 1º…