Alinhada com suas ações constantes na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), a CAPEMISA recebeu o selo verde Empresa Carbono Neutro, certificada pela consultoria O’green. A conquista se deve ao fato de que a Companhia compensou suas emissões de gases de efeito estufa, em 2023.
A certificação é concedida a empresas que adotam ações sustentáveis na prática, incluindo a compensação de emissões de gases que contribuem para o aquecimento global. Na atualidade, esse é um tema que impacta diretamente o desenvolvimento socioeconômico de todo o planeta.
“Nossa missão é cuidar da Vida das pessoas. Mas, ao compensar nossas emissões de CO2 e nos tornarmos uma empresa verde, contribuímos com toda a sociedade e o futuro das próximas gerações. O aquecimento global e suas consequências negativas são vistos diariamente em nosso cotidiano: calor extremo, chuvas terríveis etc. É o momento de agir com projetos deste tipo, dar esse exemplo para nossos 3Cs – Colaboradores, Corretores e Clientes e estimularmos essa prática de maneira geral”, explica o presidente da CAPEMISA, Jorge Andrade.
Os créditos de carbono foram adquiridos do Projeto Complexo Energético Fundão-Santa Clara (FSCECP), que gera eletricidade de fonte hidrelétrica renovável, no Paraná. Suas atividades, além de atender a critérios ambientais rigorosos, criam empregos e contribuem para a economia, reforçando seu papel social e ambiental nas localidades vizinhas.
“Optamos por créditos de carbono de projetos nacionais, validados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também privilegiamos a questão do desenvolvimento socioeconômico que eles geram. Ou seja, é um impacto amplo em uma visão 360º do que é sustentabilidade e os critérios ASG”, declara a Analista de Normas e Processos da área de Governança Corporativa, Luciana Martins.
A ação da CAPEMISA está de acordo com a Circular Susep 666/2022, o órgão regulador do setor de Seguros no Brasil. O documento estabelece diretrizes ASG para o mercado e a Companhia vem estruturando um abrangente Programa de Sustentabilidade em seu alinhamento.
De acordo com a Matriz de Materialidade da Circular, a empresa identificou temas prioritários como a Gestão Socioambiental, Governança e Transparência e Valorização das Pessoas. Do primeiro, surgiu a proposta de neutralizar suas emissões de gases do efeito estufa com a consultoria O’green.
O processo envolve três etapas principais: a primeira foi a mensuração das emissões, realizada por meio de metodologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com a criação de um inventário das operações da empresa, em 2023. Em seguida, foi feita a aquisição dos créditos de carbono do projeto FSCECP. Em um terceiro momento, a Companhia continuará focando em suas ações de sustentabilidade, e fará um plano de ajustes operacionais para mitigar futuras emissões.
Outras conquistas ASG
Em 2024, a CAPEMISA aderiu ao Pacto de Promoção pela Equidade Racial e se tornou signatária da ONU Mulheres, reforçando a importância do respeito à diversidade e demais pilares ASG. Atualmente, há 54% de mulheres no quadro de Colaboradores; 42% delas são líderes de suas equipes; e 42% dos colaboradores são da cor preta ou parda.
Danthi
You may be interested

Papel das empresas na saúde financeira dos colaboradores
Publicação - 12 de setembro de 2025Não é de hoje que os números têm reforçado um fato alarmante: o endividamento das famílias brasileiras segue em uma crescente. Segundo a mais recente Pesquisa de…

Seminário na USP aborda o impacto da nova lei de seguros
Publicação - 12 de setembro de 2025Para Dyogo Oliveira, o setor está pronto para a regulamentação da Lei 15.140/2024 a partir de dezembro deste ano. "O seguro é um instrumento de equilíbrio dentro…

Evento destacou importância da qualificação no segmento de PPM
Publicação - 12 de setembro de 2025Durante o evento “Reflexões sobre a Resolução CNSP – LC nº 213/2025”, promovido pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), no início deste mês, um dos temas mais debatidos…
Mais desta categoria

Maestro João Carlos Martins recebe o “Prêmio por Toda uma Vida Profissional”
Publicação - 12 de setembro de 2025

