00:00:00
23 Feb

Seguros cibernéticos começam a ganhar tração no Brasil

3 de outubro de 2024
163 Visualizações

Os avanços tecnológicos e a busca cada vez maior por soluções que envolvam a transformação digital de empresas e negócios tornam o seguro cibernético uma ferramenta essencial para proteger sua empresa dos riscos muito presentes no mundo virtual. Não por acaso, a procura por esse tipo de cobertura cresceu 880% nos últimos cinco anos no Brasil.

Segundo um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), essa modalidade de seguro arrecadou R$ 20,7 milhões em 2019, porém alcançou a marca de R$ 203,3 milhões no ano passado. Há múltiplos componentes para compreender o forte aumento da demanda, a começar pelo fato de que quase seis em cada dez companhias do país já foi alvo de ataques em 2023, segundo o Índice Global de Proteção de Dados (GDPI).

Para as seguradoras, esse tipo de apólice visa amparar perdas financeiras dos seus clientes decorrentes de ataques virtuais, erros ou negligências, e que resultem em vazamento de dados e outros danos relacionados à segurança da informação. Em geral, a cobertura pretende cobrir custos para restauração de dados ou sistemas, custos legais na esfera judicial, além de eventuais perdas de receitas nos negócios e possíveis danos à reputação.

Todavia, um dos grandes desafios dentro do ambiente digital é a precificação de um seguro cibernético. Trata-se de um processo complexo que leva em consideração diversos fatores, visando oferecer uma cobertura adequada e um valor justo para o segurado. Alguns dos aspectos centrais envolvem o tamanho da empresa (quanto maior, mais volumes de dados e mais operações robustas), o setor de atuação (financeiro e de saúde são os preferidos dos cibercriminosos), e o volume de dados e informações sob tutela da organização.

Mas não são os únicos. Uma apólice de cobertura digital irá considerar ainda um eventual histórico de incidentes no ambiente virtual, o arcabouço de segurança da empresa (que pode até mesmo gerar descontos na contratação), a localização geográfica da companhia e as várias coberturas adicionais que podem ser adicionadas ao contrato final, cobrindo aspectos adicionais.

Diante disso, o cálculo do prêmio pode ser desafiador, quando não imensurável. Um exemplo disso envolve, por exemplo, uma eventual tentativa de um influenciador digital buscar um seguro cibernético. Se cobrir a perda de dados e contas em redes sociais, hipoteticamente, pode ser mensurado, o mesmo é improvável para possíveis danos causados por opiniões e atitudes fora do escopo do contrato protagonizadas por esse mesmo influenciador. É um risco que a maioria das seguradoras não toparia hoje.

Entretanto, voltando a aspectos mais comuns ao mundo corporativo, o processo de cotação de um seguro cibernético não foge muito ao que já conhecemos, com análise de riscos, definição de coberturas, cálculo do prêmio e a emissão da apólice ao final do processo. O que cabe reforçar aqui é que estamos falando de uma modalidade que não se deve ver como padronizada, já que cada apólice é personalizada segundo as necessidades de cada empresa.

Da adição da Inteligência Artificial (IA) aos processos de desenvolvimento de software, passando pela modernização e migração de legados de grandes conglomerados para o ambiente em nuvem, a contratação de um seguro cibernético se coloca como potencial “camada extra” na proteção corporativa. Há nele a proteção financeira, a assistência no gerenciamento de eventuais crises, o compromisso com os regulatórios, e a segurança de estar coberto por eventuais ações criminosas.

Nunca é demais reforçar que o seguro cibernético não substitui as medidas de segurança. Ele é um complemento que oferece uma proteção adicional em caso de incidentes, seja um caso de ransomwarephishing, DDoS, malware ou outro tipo de ataque por vulnerabilidades diversas. Boas práticas dos funcionários e ferramentas devidamente atualizadas devem ser vistas como protagonistas neste processo de eficiência no cuidado com os dados na esfera virtual.

Uma ação preditiva e estratégica de uma companhia na atualidade terá o seguro cibernético como uma variável importante. Tão relevante quanto compreender isso é comparar as diferentes opções disponíveis e escolher uma cobertura que atenda às necessidades específicas da sua organização.

Ads Comunicação

Foto: Antonio Darcio Valerio Filho, Business Vice President da GFT Technologies no Brasil

You may be interested

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural
Bradesco Seguros
66 Vizualizações
Bradesco Seguros
66 Vizualizações

Bradesco Seguros marca presença no Show Rural

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

Com o objetivo de reforçar sua presença no segmento de Agronegócio, o Grupo Bradesco Seguros participou do “Show Rural Coopavel 2025”, realizado entre 10 a 14 de…

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys
Tokio Marine Seguradora
64 Vizualizações
Tokio Marine Seguradora
64 Vizualizações

Tokio começa a utilizar plataforma Genesys

Publicação - 21 de fevereiro de 2025

A Tokio Marine está investindo na implementação da tecnologia Genesys para o atendimento a Corretores e Segurados em sua Central de Relacionamento e em sua área Comercial,…

Porto promove Conexão Corretor de 2025
Porto
88 Vizualizações
Porto
88 Vizualizações

Porto promove Conexão Corretor de 2025

Publicação - 20 de fevereiro de 2025

Para fortalecer ainda mais a parceria com os corretores de seguros, a Porto realizou, nesta terça (18), o primeiro Conexão Corretor do ano, um evento de relacionamento…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Susep realizará live sobre o concurso público
Susep
96 Vizualizações
96 Vizualizações

Susep realizará live sobre o concurso público

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões
FenaPrevi
93 Vizualizações
93 Vizualizações

Seguros de Pessoas: arrecadação soma R$ 72,7 bilhões

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade
Europ Assistance
67 Vizualizações
67 Vizualizações

Sete dicas para curtir o feriado com tranquilidade

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit
MetLife
114 Vizualizações
114 Vizualizações

Visão sobre o futuro dos investimentos no BTG Summit

Publicação - 20 de fevereiro de 2025
WordPress Video Lightbox Plugin