00:00:00
22 Nov

Fenaprevi apresenta pesquisa encomendada ao DataFolha ao mercado gaúcho

13 de dezembro de 2023
158 Visualizações

Em mais uma iniciativa para oferecer insumos e subsídios para o desenvolvimento e o fortalecimento do mercado segurador do país, a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida — Fenaprevi apresentou em Porto Alegre-RS a pesquisa “A percepção dos brasileiros sobre a necessidade de proteção e planejamento: O papel dos seguros e da previdência”, na manhã desta terça-feira (12.12), destacando os resultados para a região.

Após três encontros anteriores – em São Paulo, Minas Gerais e Bahia -, a Federação reuniu profissionais do setor, corretores e representantes de entidades do Sul do país na capital gaúcha, além da imprensa local, para conhecerem a segunda edição do estudo. Um exemplo dentre as informações compartilhadas é o de que o estudo elaborado pelo Datafolha aponta que 26% dos entrevistados na região (Sul) possuem seguro de Vida, enquanto o percentual é de 18% no nacional.

“Os resultados levantados indicam maior consciência do povo gaúcho com relação aos seguros em geral, em especial os seguros de Pessoas, Vida e Previdência”, pontuou o vice-presidente da Fenaprevi, Francisco Alves, logo na abertura do evento. Ele destacou a participação do Rio Grande do Sul como um dos estados mais bem posicionados no Brasil, estando em primeiro lugar quanto à adesão de produtos de proteção.

Segundo o VP da Fenaprevi, os números trazidos pela pesquisa indicam o grande potencial do segmento, mas também lançam luz aos principais desafios para o futuro. “Além da dificuldade de contratação, os produtos ainda não estão totalmente adequados à população, que é diversa em perfis e necessidades. A forma de comunicar das seguradoras também está muito distante, ou seja, há muitas variáveis que precisamos aperfeiçoar para que a sociedade alcance outro patamar em termos de contratação dos seguros”, defendeu.

Tangibilizando números e mensagens

Após a exposição da primeira parte da pesquisa realizada pelo gerente de pesquisa de mercado do Instituto DataFolha, Paulo Alves, uma mesa-redonda reuniu os diretores-estatutários da Fenaprevi, Milton Amengual Machado (Aspecir), Ricardo Iglesias Teixeira (Centauro On) e André Thozeski, presidente do Sincor-RS.

Questionado sobre sua visão quanto a importância de qualificar constantemente os corretores, Milton Machado argumentou dizendo que acredita que os profissionais já vêm sendo bem preparados. “É claro que algo que venha para abastecê-los, como a pesquisa Fenaprevi/DataFolha, é muito importante e certamente servirá para os nossos planejamentos futuros. Me surpreende o grau de relevância do estudo”, destacou o diretor.

Ricardo Teixeira trouxe outra perspectiva para a discussão, defendendo a democratização do acesso ao seguro para a população mais jovem e a outras classes sociais, como C, D e E. “É preciso olhar com mais carinho para a base da pirâmide social e trazer mais jovens para esse segmento, inclusive para renovar o atual quadro de corretores do país”. O executivo destacou ainda a relevância do papel da mídia/imprensa como parceiras neste processo de democratização do setor.

O segundo bloco de debates contou com as participações também de diretores-estatutários da Fenaprevi, como Ilton de Oliveira (GBOEX) e Jorge Andrade (Capemisa); de Evandro Raber, diretor-presidente da União Previdencial e de Wilson Andrade, presidente do Sincor-PR.

Oliveira ressaltou o importante papel das empresas em trabalhar para mostrar aos cidadãos que a previdência privada é um instrumento essencial para a complementação da renda, dadas as incertezas colocadas sobre o futuro da aposentadoria pública com as mudanças observadas no perfil demográfico da população e sua capacidade de sustentar os brasileiros.

“Não basta apenas buscar a previdência privada, mas sim demonstrar às pessoas que isso deve ocorrer ao longo de toda a vida. E para isso criar nas crianças e jovens a consciência sobre essa necessidade, que tem de vir desde cedo, e que irá se desenvolvendo a partir de um planejamento para o futuro”, sugeriu o presidente da GBOEX.

Jorge Andrade, por sua vez, defendeu a popularização dos seguros de pessoas e da previdência privada, pensando em melhorar a vida das pessoas oferecendo o cuidado adequado, em termos de produtos e serviços, e assim contribuir para um “amanhã” melhor para todos.

“Temos que mostrar cada vez mais o nosso trabalho. Temos que despertar, não somente nas autoridades, mas em toda a população, o papel do mercado e sua importância na sociedade para a construção de um Brasil melhor, mais cuidado. Afinal, o volume de impostos destinados para o governo para esta parte social é muito grande”, afirmou.

O presidente da Capemisa chamou atenção ainda para o papel essencial que o corretor de seguros desempenha em levar a importância do seguro aos brasileiros. “Os corretores devem adotar um papel de atendimento consultivo para despertar nas pessoas, a partir de um diagnóstico de suas necessidades, o interesse em contratar os produtos de proteção, oferecendo o produto ideal para cada perfil”, comentou Andrade, que complementou, “Na hora em que o segurado se deparar com adversidade, ele saberá que está amparado pela cobertura”, finalizou.

FSB

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
52 Vizualizações
Lojacorr
52 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin