Tendo decorrido o período previsto para recepção, análise e negociação das propostas no âmbito do processo de privatização da ENSA Seguros de Angola, S.A., o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) decidiu dar por findo o procedimento de privatização da seguradora, por não ter recebido propostas que reflectissem o valor real da ENSA, bem como o seu potencial futuro, como claramente resulta da evolução positiva dos seus resultados.
O procedimento de privatização da ENSA, aberto desde 10 de Junho de 2021, contemplava a alienação de 51% do respectivo capital social por via de um Concurso Limitado por Prévia Qualificação, dirigido a investidores nacionais e estrangeiros. O processo atraiu o interesse de vários investidores de referência, quer angolanos, quer além-fronteiras, porém, o contexto económico e financeiro conturbado pelo impacto da pandemia de Covid-19 impediu o alcance dos objectivos pretendidos.
Após a conclusão das várias fases previstas no procedimento, e com base nos critérios de adjudicação previstos, no cumprimento da sua missão de execução do Programa de Privatizações (PROPRIV), O IGAPE pretende promover um novo processo de privatização da Seguradora, no sentido de maximizar o seu valor e reforçar a sua estratégia de crescimento, enquanto empresa de referência para a dinamização do mercado de capitais angolano.
O procedimento em perspectiva consistirá na alienação de um bloco de acções, preferencialmente por via de um procedimento em bolsa de valores, cujo processo permita abarcar parceiros da indústria, capazes de agregar valor e know-how à ENSA e pequenos subscritores, em particular os Colaboradores.
As alterações do contexto macroeconómico de Angola para um novo ciclo de crescimento animam as perspectivas futuras, associadas à abertura do mercado de acções na BODIVA. Existe a convicção de que estes factores contribuirão sobremaneira para a valorização da ENSA e maximização dos resultados económicos e financeiros da privatização.
O processo de privatização que agora se encerra permitiu, ao longo de vários meses, com o envolvimento do IGAPE, da ENSA e dos seus assessores, realizar um extenso conjunto de tarefas que hoje demonstram a oportunidade única de investir numa empresa líder de mercado, num sector de actividade com francas perspectivas de desenvolvimento e particularmente relevantes para a economia angolana. Os mesmos pressupostos, agora acrescidos de uma melhor performance da seguradora, presidirão ao processo de privatização que se seguirá.
Por fim, o IGAPE reafirma a sua total abertura para prestar esclarecimentos adicionais aos Órgãos de Comunicação Social, e desta forma garantir maior clareza e transparência na informação divulgada.
Assessoria CV&A
Foto: Carlos Duarte, Presidente do Conselho de Administração da ENSA Seguro
You may be interested

InsureMO e NTT Data se reúnem em Portugal
Publicação - 6 de fevereiro de 2026O InsureMO (Insurance Middle Office), uma das principais plataformas globais de infraestrutura tecnológica para o ecossistema de seguros, está reforçando sua parceria com a NTT Data, empresa que oferece serviços…

Fraudes em seguros somam R$ 3,3 bilhões
Publicação - 6 de fevereiro de 2026O combate à fraude segue como um dos principais desafios da agenda do setor de seguros no Brasil. De acordo com o mais recente relatório do Sistema de…

Presidente do Sincor-MG e embaixadora participam do Congresso Minha Vida Protegida
Publicação - 6 de fevereiro de 2026O presidente do Sincor-MG, Gustavo Bentes, e a embaixadora Regina Bentes, também primeira-dama do Sincor-MG e corretora de seguros especialista em vida, proteção de renda e sucessão…
Mais desta categoria



Amil se consagra como a operadora de saúde que mais conquistou clientes em 2025
Publicação - 6 de fevereiro de 2026









