É Indiscutível o papel relevante da mulher no mercado de seguros. Além de serem multitarefas, profissionais do sexo feminino já provaram inúmeras vezes o seu valor para quaisquer cargos ou missões que são designadas. Embora os homens sejam as principais lideranças de empresas e instituições, a mulher já subiu alguns degraus importantes da hierarquia. Na economia como um todo, o cenário é o mesmo. Insurance Corp ouviu a opinião de algumas profissionais – corretoras de seguros e executivas – sobre o momento atual e como enxergam o papel do sexo feminino neste contexto.
Atendimento e acolhimento aos clientes
“Desde quando escolhi a profissão de corretora de seguros, 23 anos atrás, já entendi que seria para mim não somente um trabalho, mas uma missão de parceria, confiança e amparo aos meus futuros clientes. Este mercado é muito dinâmico e desafiador, o que nos obriga a sempre aprender algo novo, a vislumbrar oportunidades de crescimento não somente na área profissional, mas também na área social.
Em tempos de turbulência nas áreas da saúde e sanitária, em que uma pandemia nunca imaginada virou o mundo de ponta-cabeça, aqui estamos nós, novamente nos reinventando – com uma nova pegada e com o feeling que toda mulher tem em sua essência. Mais que orientações técnicas e precisas quanto às necessidades dos nossos clientes, estamos oferecendo acolhimento e entendimento. Ouvindo mais do que falando…
Estamos aprendendo juntos como passar por esta tempestade, pois sabemos que vai passar, que será mais uma disrupção nas relações entre corretor e segurado. É assim que somos: mulheres corretoras de seguros empreendedoras e profissionais, mas que colocam o coração e a empatia além do trato comercial”.
Catia Guirao – Corretora na MCGS Corretora de Seguros
mcgs@mcgsseguros.com.br
São Paulo – SP
Mais abertura para mulheres no mercado
“Eu amo a minha profissão! Sou graduada em Economia e trabalho no mercado de seguros há 13 anos. Iniciei na AFV Seguros em 2018. Ter proteção hoje é indispensável e vejo cada vez mais abertura para mulheres no mundo do seguro, principalmente em relação aos produtos voltados para nós. Nada contra os homens, mas somos mais ‘flexíveis’. Além de corretora e empresária, sou diretora de uma equipe do BNI Minas. Com esses dois negócios, sinto que hoje vivo meu melhor momento profissional e pessoal!”
Anesca Figueiredo Vilela – Proprietária da AFV Seguros
anesca@afvseguros.com.br
Belo Horizonte – MG
Transformações importantes e fundamentais
“Nós, da Ituran Brasil, acreditamos que a sensibilidade da mulher no mercado de seguros promove transformações importantes e fundamentais. Ocupamos cada vez mais espaço no segmento e, mais que isso, somos parte indissociável da construção dos resultados das companhias”
Simone Oliveira
Coordenadora comercial da Ituran Brasil
São Paulo – SP
Trabalho, dedicação e persistência
Sou Elaine Patente Godinho, tenho 23 anos de experiência na área de seguros, empresária, pós-graduada com especialização em gestão de seguros de pessoas. Idealizei o Projeto Peper – que tem como foco a educação, um seguro escolar denominado Proteção Escolar Permanente que já atendeu mais de 1 milhão de alunos segurados.
Ser mulher não é tarefa fácil, mas desafiadora e, acima de tudo, muito prazerosa.
Mesmo havendo o desgaste físico, mental e, muitas vezes, emocional pela dupla jornada, me sinto realizada pessoal e profissionalmente. Foi preciso muito trabalho, dedicação e persistência para chegar até aqui. Amo meu marido e meus dois filhos lindos. Só tenho que agradecer a Deus pela minha família e por tudo que construí ao longo da minha vida.
‘É preciso observar e descrever o que as mulheres realmente fazem e pensam em vez de escutar o que outros dizem que elas fazem e pensam’” ( Mireya Suárez, 1997) .
Elaine Oliveira Patente Godinho
Diretora do Projeto Pepper e diretora social do CSP-MG
seguros@patenteseguros.com.br
Nova Lima – MG
Atividade humanizada , com carisma e atenção
Sou corretora de seguros e tenho 43 anos, dos quais 22 dedicados ao mercado, que considero receptivo e promissor. A mulher tem uma presença marcante. Tomo como base a empresa onde exerço esta atividade: 70% dos profissionais são do sexo feminino. Elas realizam um atendimento humanizado com carisma, atenção e com riqueza de detalhes. Acredito que o setor de seguros valoriza muito o nosso papel, razão pela qual permaneceremos sempre com o objetivo de torná-lo cada vez mais próspero e igualitário em todos os gêneros.
Venho de uma família onde minha mãe sempre me ensinou que uma mulher precisa acreditar no seu potencial e se posicionar. Nós, mulheres, temos o poder de doar o nosso máximo, cuidando da família, trabalho e ainda não perdemos a nossa essência. Deixo aqui um forte abraço e minha admiração por todas as mulheres que lutaram para conquistar o seu espaço no mundo corporativo do seguro. “Conseguimos”.
Renata Alice Toreli de Oliveira – Diretora da Active Assessoria
renata.toreli@comlactive.com.br
São Paulo – SP
Carlos Alberto Pacheco – Redação
You may be interested

Susep coorganiza seminário sobre (res)seguros na Trilha de Finanças do BRICS
Publicação - 17 de abril de 2025A Superintendência de Seguros Privados (Susep) coorganizou, em conjunto com o Ministério da Fazenda, nos dias 15 e 16 de abril, um seminário em formato online, cujo…

Prudential e Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV firmam parceria
Publicação - 17 de abril de 2025A Prudential do Brasil é o mais novo membro do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da Fundação Getulio Vargas (FGV IISR). Como uma das mantenedoras, a…

AXA terá descontos e operação especial para feriados de abril
Publicação - 17 de abril de 2025Com a chegada dos feriados de Páscoa e Tiradentes, a AXA no Brasil anuncia parcerias para aprimorar a experiência de clientes e corretores: a primeira, junto com a Maxpar,…
Mais desta categoria

Mercado tem papel fundamental para o debate climático, diz CEO da Mapfre
Publicação - 17 de abril de 2025

Estudo que analisa o mercado de resseguro brasileiro é lançado em SP
Publicação - 17 de abril de 2025