É Indiscutível o papel relevante da mulher no mercado de seguros. Além de serem multitarefas, profissionais do sexo feminino já provaram inúmeras vezes o seu valor para quaisquer cargos ou missões que são designadas. Embora os homens sejam as principais lideranças de empresas e instituições, a mulher já subiu alguns degraus importantes da hierarquia. Na economia como um todo, o cenário é o mesmo. Insurance Corp ouviu a opinião de algumas profissionais – corretoras de seguros e executivas – sobre o momento atual e como enxergam o papel do sexo feminino neste contexto.
Atendimento e acolhimento aos clientes
“Desde quando escolhi a profissão de corretora de seguros, 23 anos atrás, já entendi que seria para mim não somente um trabalho, mas uma missão de parceria, confiança e amparo aos meus futuros clientes. Este mercado é muito dinâmico e desafiador, o que nos obriga a sempre aprender algo novo, a vislumbrar oportunidades de crescimento não somente na área profissional, mas também na área social.
Em tempos de turbulência nas áreas da saúde e sanitária, em que uma pandemia nunca imaginada virou o mundo de ponta-cabeça, aqui estamos nós, novamente nos reinventando – com uma nova pegada e com o feeling que toda mulher tem em sua essência. Mais que orientações técnicas e precisas quanto às necessidades dos nossos clientes, estamos oferecendo acolhimento e entendimento. Ouvindo mais do que falando…
Estamos aprendendo juntos como passar por esta tempestade, pois sabemos que vai passar, que será mais uma disrupção nas relações entre corretor e segurado. É assim que somos: mulheres corretoras de seguros empreendedoras e profissionais, mas que colocam o coração e a empatia além do trato comercial”.
Catia Guirao – Corretora na MCGS Corretora de Seguros
mcgs@mcgsseguros.com.br
São Paulo – SP
Mais abertura para mulheres no mercado
“Eu amo a minha profissão! Sou graduada em Economia e trabalho no mercado de seguros há 13 anos. Iniciei na AFV Seguros em 2018. Ter proteção hoje é indispensável e vejo cada vez mais abertura para mulheres no mundo do seguro, principalmente em relação aos produtos voltados para nós. Nada contra os homens, mas somos mais ‘flexíveis’. Além de corretora e empresária, sou diretora de uma equipe do BNI Minas. Com esses dois negócios, sinto que hoje vivo meu melhor momento profissional e pessoal!”
Anesca Figueiredo Vilela – Proprietária da AFV Seguros
anesca@afvseguros.com.br
Belo Horizonte – MG
Transformações importantes e fundamentais
“Nós, da Ituran Brasil, acreditamos que a sensibilidade da mulher no mercado de seguros promove transformações importantes e fundamentais. Ocupamos cada vez mais espaço no segmento e, mais que isso, somos parte indissociável da construção dos resultados das companhias”
Simone Oliveira
Coordenadora comercial da Ituran Brasil
São Paulo – SP
Trabalho, dedicação e persistência
Sou Elaine Patente Godinho, tenho 23 anos de experiência na área de seguros, empresária, pós-graduada com especialização em gestão de seguros de pessoas. Idealizei o Projeto Peper – que tem como foco a educação, um seguro escolar denominado Proteção Escolar Permanente que já atendeu mais de 1 milhão de alunos segurados.
Ser mulher não é tarefa fácil, mas desafiadora e, acima de tudo, muito prazerosa.
Mesmo havendo o desgaste físico, mental e, muitas vezes, emocional pela dupla jornada, me sinto realizada pessoal e profissionalmente. Foi preciso muito trabalho, dedicação e persistência para chegar até aqui. Amo meu marido e meus dois filhos lindos. Só tenho que agradecer a Deus pela minha família e por tudo que construí ao longo da minha vida.
‘É preciso observar e descrever o que as mulheres realmente fazem e pensam em vez de escutar o que outros dizem que elas fazem e pensam’” ( Mireya Suárez, 1997) .
Elaine Oliveira Patente Godinho
Diretora do Projeto Pepper e diretora social do CSP-MG
seguros@patenteseguros.com.br
Nova Lima – MG
Atividade humanizada , com carisma e atenção
Sou corretora de seguros e tenho 43 anos, dos quais 22 dedicados ao mercado, que considero receptivo e promissor. A mulher tem uma presença marcante. Tomo como base a empresa onde exerço esta atividade: 70% dos profissionais são do sexo feminino. Elas realizam um atendimento humanizado com carisma, atenção e com riqueza de detalhes. Acredito que o setor de seguros valoriza muito o nosso papel, razão pela qual permaneceremos sempre com o objetivo de torná-lo cada vez mais próspero e igualitário em todos os gêneros.
Venho de uma família onde minha mãe sempre me ensinou que uma mulher precisa acreditar no seu potencial e se posicionar. Nós, mulheres, temos o poder de doar o nosso máximo, cuidando da família, trabalho e ainda não perdemos a nossa essência. Deixo aqui um forte abraço e minha admiração por todas as mulheres que lutaram para conquistar o seu espaço no mundo corporativo do seguro. “Conseguimos”.
Renata Alice Toreli de Oliveira – Diretora da Active Assessoria
renata.toreli@comlactive.com.br
São Paulo – SP
Carlos Alberto Pacheco – Redação
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…