00:00:00
23 Apr

Quatro dicas para proteger os negócios em 2021

14 de dezembro de 2020
254 Visualizações

Há um novo panorama econômico que começa a se delinear enquanto o mundo passa a compreender o verdadeiro impacto da crise da COVID-19. Em 2021, o planejamento das empresas deve considerar o pico de inadimplência que a economia vai enfrentar, à medida que o governo retirar os benefícios e programas de auxílio. Manter o foco na manutenção do fluxo de caixa e na geração de receita segura, será fundamental para a sustentabilidade dos negócios.
Confira abaixo 4 dicas preparadas pela equipe da seguradora de crédito Euler Hermes para minimizar as ameaças ao seu crescimento em 2021:
1: Rever a saúde financeira dos clientes
É importante ter uma imagem clara de quais clientes podem trazer mais riscos para suas operações. A revisão da saúde financeira de seus compradores é semelhante ao processo que você adotou para entender sua credibilidade, antes de iniciar o relacionamento comercial:
Classifique seus clientes sob o indicador risco-recompensa: O risco refere-se à probabilidade de eles continuarem pagando pontualmente e, a recompensa, ao potencial do volume de vendas.
Agrupe-os em quatro categorias: alto risco/alta recompensa; alto risco/baixa recompensa; baixo risco/baixa recompensa; e baixo risco/alta recompensa. Traga organização para o processo e controle sua carteira estrategicamente.
Compreenda o risco de cada cliente: comece identificando as condições de pagamento com as quais você já acordou. Então:
• Considere o setor de cada comprador;
• Avalie a sua atividade: se foram ou não paralisadas, se sim, por quanto tempo;
• Obtenha um novo relatório de crédito de cada comprador;
• Solicite demonstrações financeiras autenticadas e atualizadas;
• Reveja o histórico de pagamentos nos últimos seis meses;
Defina a frequência de revisão: Não estamos vivendo tempos normais – a revisão de crédito deve ser feita com mais frequência. A periodicidade deve ser determinada com base no risco percebido e no potencial de inadimplência.
O QUE PROCURAR DURANTE A AVALIAÇÃO?
Aqui estão quatro sinais de que seu cliente pode estar enfrentando instabilidade financeira:
1. Pagamentos atrasados: o cliente está tentando alterar as condições de pagamento ou não está cumprindo os prazos? Ele provavelmente está com problemas no fluxo de caixa.
2. Decisões de crédito questionáveis: seu cliente acabou de fazer uma venda grande para um comprador suspeito? Desconfie. Se o seu cliente não estiver praticando uma gestão de crédito prudente, os erros dele podem se tornar seus.
3. Alta demanda por financiamento: o seu comprador está obtendo novos financiamentos ou trocando de banco? Talvez a empresa queira encontrar uma nova fonte de capital de giro; portanto, convém tratá-la com cautela.
4. Aumento das verificações de crédito: o cliente está recebendo um fluxo constante de verificações de crédito? Isso pode significar que a empresa está com problemas para pagar seus credores atuais. Mais uma vez, cautela com esse comprador.
2: Avaliar o fluxo de caixa e os riscos de crédito
Realizar uma avaliação da posição atual do seu fluxo de caixa e dos riscos que envolvem o seu negócio, mitigará os eventos que podem afetar sua estratégia de crescimento.
• Analise como o fluxo de caixa flutua ao longo do tempo e como o crescimento de sua receita se compara ao último trimestre e ao ano anterior.
• Verifique as dívidas de curto e longo prazo. Determine qual seria o impacto se as taxas de juros aumentassem.
• Identifique os clientes que representam mais de 10% da sua receita total. Se eles não puderem pagar as dívidas, qual será seu plano de contingência?
• Reveja cuidadosamente os segmentos dos compradores por região geográfica e descubra quais riscos são inerentes a essas regiões.
Ao concluir essa análise, você saberá quais ações deverão ser priorizadas para evitar a ocorrência de eventos que podem colocar a sobrevivência da sua empresa em jogo.
3: Adaptar-se à nova economia
Agora que você tem uma imagem clara da saúde financeira de seus clientes (DICA 1) e do desempenho financeiro da sua empresa (DICA 2), você pode identificar iniciativas que ajudarão a direcionar sua organização para o crescimento. Considere as seguintes estratégias para aumentar a liquidez do seu negócio:
• Contratar um seguro de crédito com o objetivo de garantir os recebíveis e expandir as vendas de forma segura.
• Implantar um software para gerenciar custos e otimizar a sua operação.
• Investigar os programas de estímulo do governo e avaliar suas implicações de curto e longo prazo.
Além disso, você também precisa considerar o novo modelo de trabalho que atenderá às necessidades dos seus clientes. O foco dos consumidores agora é: conveniência, saúde e segurança. Como você pode treinar seus funcionários para atender à essas preferências? Quais novos recursos digitais você deve oferecer em resposta à essas necessidades?
4: Reinventar o gerenciamento de crédito
No último passo para proteger seu negócio e crescer com segurança em 2021, você precisará reinventar seu processo de gestão de crédito. O objetivo deve ser o equilíbrio: controlar riscos e reconhecer oportunidades. Se o processo for liberal demais, sua empresa será afetada por atrasos de pagamento e inadimplência. Entretanto, se for conservador demais, sufoca o crescimento em negociações saudáveis e rentáveis.
Encontrar o ponto ideal entre esses dois extremos é essencial para o futuro da sua empresa. Uma abordagem equilibrada, simplifica e agiliza a geração de receita. Veja abaixo, 9 passos para reinventar o gerenciamento de crédito:
Conheça seus clientes. Pesquise antes de assinar contratos. Sua empresa precisa entender os pontos fortes e fracos de cada comprador.
Documente claramente termos e condições. Disputas e mal-entendidos sobre faturas podem criar grandes atrasos no recebimento de pagamentos.
Contrate um seguro de crédito. Realizar dupla verificação das análises de crédito com a seguradora, minimiza ainda mais as chances do calote. Se mesmo assim, o cliente aprovado deixar de pagar, você será indenizado de acordo com os termos e condições da sua apólice.
Obtenha recibos. Exigir a assinatura dos clientes nos recibos de todas as vendas ajuda a evitar conflitos.
Emita faturas rapidamente. Emitir faturas assim que uma transação é concluída aumenta as chances de pagamento pontual.
Ligue antes da data do vencimento da fatura. Uma ligação amigável para avisar que uma fatura irá vencer é importante para informar seu comprador que você está rastreando o pagamento e espera a remessa dentro do prazo. Programe lembretes periódicos
Seja consistente. Para ter sucesso, aplique esse processo para toda e qualquer venda que a sua empresa realizar. Gestão de crédito não é um projeto ocasional.
Vivemos o crédito há mais de 125 anos, sabemos o impacto terrível que o aumento da inadimplência e atrasos de pagamento causam a mercados e empresas saudáveis. O Contas a Receber representa, geralmente, 40% dos ativos de uma empresa, sendo um dos mais valiosos e vulneráveis no balanço. Protege-lo é uma tarefa árdua e difícil mas gera sustentabilidade e perenidade para as organizações.
Aplique as dicas apresentadas acima e comece 2021 mais confiante.

Race Comunicação

You may be interested

ANS recebe contribuições  para atualização do Rol
ANS
45 Vizualizações
ANS
45 Vizualizações

ANS recebe contribuições para atualização do Rol

Publicação - 22 de abril de 2024

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abre, nesta segunda-feira, 22/4, a Consulta Pública 128, com o objetivo de obter contribuições preliminares sobre as propostas de atualização…

AXA lança plataforma digital
Axa no Brasil
54 Vizualizações
Axa no Brasil
54 Vizualizações

AXA lança plataforma digital

Publicação - 22 de abril de 2024

A AXA no Brasil está digitalizando mais um produto de seu portfólio: o Seguro E&O (RC Profissional). O produto chega à plataforma para simplificar e agilizar as…

Tokio Marine capacita mais de 10 mil Corretores pela UP
Tokio Marine
57 Vizualizações
Tokio Marine
57 Vizualizações

Tokio Marine capacita mais de 10 mil Corretores pela UP

Publicação - 22 de abril de 2024

Lançada em setembro de 2023, a UP - Universidade Parceiros Tokio, plataforma de treinamento e capacitação continuada focada no desenvolvimento profissional dos Corretores de Seguros, já ultrapassou…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Dicas para contratar seguro Auto
Youse
47 Vizualizações
47 Vizualizações

Dicas para contratar seguro Auto

Publicação - 22 de abril de 2024
Susep recebe encontro de Grupos de Trabalho da IAIS
Susep
59 Vizualizações
59 Vizualizações

Susep recebe encontro de Grupos de Trabalho da IAIS

Publicação - 22 de abril de 2024
Os desafios e oportunidades comerciais
Artigo
58 Vizualizações
58 Vizualizações

Os desafios e oportunidades comerciais

Publicação - 22 de abril de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin