00:00:00
25 Feb

AIDA Brasil promove II Encontro de Seguro

9 de outubro de 2020
324 Visualizações

Na última terça-feira (6), a Associação Internacional de Direito do Seguro – AIDA Brasil realizou o primeiro painel do II Encontro de Seguro de Responsabilidade Civil. A segunda edição do evento será composta por quatro painéis, realizados em todas as terças-feiras do mês de outubro. O objetivo é analisar e discutir o tema de maneira ainda mais ampla, envolvendo profissionais de diferentes áreas que se relacionam com o ramo, como seguradores, resseguradores, corretores, consumidores de seguros e advogados. “Tudo isso para possibilitar uma visão propositiva e construtiva desse tão importante ramo de seguro”, diz o Presidente do GNT de RC e Seguro da AIDA Brasil, Sergio Ruy Barroso de Mello, que apresentou e moderou o evento.

No primeiro Painel, quatro convidados especiais debateram o tema “Responsabilidade Civil com foco na subscrição do negócio e no seu sucesso”. Ao longo das apresentações os internautas contribuíram intensamente com a discussão enviando perguntas por meio das mídias sociais da AIDA Brasil.

Márcio Guerreiro, Presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da Federação Nacional das Empresas de Seguros Gerais – FenSeg, iniciou Painel propondo reflexões a respeito da subscrição de riscos, a função do profissional de subscrição de risco e os aspectos a serem considerados quando das análises. Também destacou a importância do corretor de seguros e do segurado no processo. “Esse é um trabalho muito relevante e que está diretamente ligado ao sucesso do negócio. Quanto mais transparência, informação e atenção aos detalhes, maiores serão as chances de sucesso”, garantiu. Segundo ele, o conceito de responsabilidade civil é muito amplo e, sendo assim, definir o que é responsabilidade civil é um desafio muito grande ao profissional de subscrição. Destacou ainda que na visão presidente da Comissão de Responsabilidade Civil da FenSeg, os times de ‘underwriters’ variam muito em cada seguradora e alertou: “Nos últimos anos foi possível notar uma queda da qualificação dos profissionais da área” para depois ressaltar o importante papel de investimento em treinamento e qualificação profissional. Em sua fala o executivo também pontuou o funcionamento, o modus operandi da subscrição no Brasil, o que nos diferencia em relação aos demais mercados, e como ocorre na América Latina.

O representante da Associação Brasileira de Gerência de Riscos – ABGR, Christian Mendonça, contribuiu para a discussão com sua visão de comprador de seguros. Afirmou que, diferente do que acontece em outros ramos de seguro, no RC o desafio é definir como se fazer a transferência do risco, por se tratar de um segmento muito vasto. Muitos fatores estão envolvidos, como, por exemplo, a operação da empresa segurada, de que maneira interage com a sociedade, com seus clientes e com seus fornecedores. E esse mapeamento, segundo Christian, é bastante complexo. Para o executivo, esse é um ramo de grande importância, que gera grandes oportunidades no que diz respeito ao aperfeiçoamento de processos. “Temos que migrar o RC para um processo de apuração de exposição de riscos tal qual fazemos para o property e o seguro de transporte. Precisamos implementar processo mais interativo, de maneira que o conhecimento do site e a transparência de informações seja fluida em todas as partes integrantes da gestão de risco”, explicou o palestrante acrescentando que está havendo certa perda de autoridade e de opções para se fazer a colocação dos riscos de maneira customizada. O executivo também entende que os compradores têm demandas distintas e defende a necessidade de se encontrar e desenvolver soluções que se adéquem às disposições de risco de cada empresa e de cada segmento.

Já o representante da categoria de Responsabilidade Civil e Seguro da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP, Robert Hufnagel, ressaltou a dificuldade de comercialização dos seguros de grandes riscos no cenário atual. Também chamou atenção para o fato de se focar muito, ou apenas nos grandes riscos, e deixar de lado as demais categorias. “Não podemos esquecer dos pequenos e médios riscos, que geralmente são enlatados, têm cuidados totalmente diferentes, e muitas vezes são analisados como um segmento à parte”.

Já o Presidente da Comissão de Seguros de Responsabilidade Civil da Federação Nacional dos Resseguradores – FENABER, Sergio Narciso, discorreu com precisão sobre o comportamento dos Mercados de Seguro de RC, no Brasil e na América Latina, destacando a diferença entre os padrões de subscrição e guidelines. Destacou as dificuldades encontradas pelos subscritores na América Latina, sobretudo pela fato de que várias Seguradores e Resseguradoras deixaram de aceitar riscos de D&O, E&O, além de outros relativos a RC nesses Mercados.

Após as apresentações dos executivos, o mediador expôs os questionamentos enviados para a AIDA Brasil, no decorrer da duas últimas semanas, por diversas entidades e pessoas físicas com interesse no tema.

Assista a live completa no canal da AIDA
https://www.youtube.com/watch?v=jX16GyO0IHI&feature=push-sd&attr_tag=Mvp6ILAmNfCEFFAn%3A6

Oficina do Texto

You may be interested

Allianz Seguros nomeia diretora Regional Sul
Allianz Seguros
53 Vizualizações
Allianz Seguros
53 Vizualizações

Allianz Seguros nomeia diretora Regional Sul

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

Cleide Camilotto (foto) assume hoje, 24, como diretora Comercial Regional Sul da Allianz Seguros. A executiva será responsável pelo desenvolvimento de negócios nos estados do Paraná, Santa Catarina…

AXA no Brasil dá dicas para um Carnaval seguro
Axa no Brasil
39 Vizualizações
Axa no Brasil
39 Vizualizações

AXA no Brasil dá dicas para um Carnaval seguro

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

O Carnaval, um dos feriados mais aguardados do ano, está chegando. Seja em viagens, blocos de rua, bailes ou na praia, as opções de diversão são inúmeras.…

Minsait firma parceria com Governo do Amapá
Interesse Público
50 Vizualizações
Interesse Público
50 Vizualizações

Minsait firma parceria com Governo do Amapá

Publicação - 24 de fevereiro de 2025

O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AP), firmou uma importante parceria com a Minsait, empresa de transformação digital e TI do…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin