00:00:00
13 Mar

Toda entidade deve iniciar os trabalhos do ano em grande estilo. Essa filosofia foi adotada à risca pelo Clube Internacional de Seguros de Transportes (Cist) ao realizar seu primeiro workshop em 2020. O Hotel Radisson Paulista reuniu, em São Paulo, profissionais e especialistas do setor que assistiram a dois painéis, cujos temas serviram de reflexão à tomada de decisão dos players.
O primeiro painel abordou o tema “Novos Tempos, Novos Clientes: o Novo Consumidor de Seguro – Desafios que Afloram Dessa Nova Conjuntura no Mercado de Seguro de Transporte”, sob a condução da diretora de Business & Inovação da MJV Tecnologia e Inovação, Anna Carolina Maccarone. Segundo ela, o mundo hoje está mergulhado num cenário de incertezas, complexo, em torno de uma conexão gigantesca em rede.
O comportamento do consumidor de seguros, por exemplo, frente a este panorama, é que faz toda a diferença. E o controle sobre tal comportamento é ilusão, segundo Carolina. “É impossível controlar pessoas e situações num mundo complexo. Irá sobreviver quem a se adaptar e evoluir num ambiente organizacional”, ressaltou.
A diretora da MJV sugeriu às empresas que ouçam o consumidor em relação ao uso de plataformas e aplicativos em seus procedimentos. A transformação digital é uma realidade em tempos da indústria 4.0 (inteligência artificial, big data, internet das coisas, entre outros). E os novos clientes promovem um “choque cultural”. A executiva alerta: “O principal stakeholder é o cliente e será preciso sentar à mesa com ele”.
Números do mercado

O segundo painel foi apresentado por Valdo Alves, diretor de transportes da Tokio Marine Seguradora que conduziu o painel “Visão Geral do Mercado de Seguros de Transportes e suas Tendências – América Latina e Mundo”. Alves elencou aspectos que compõem o mercado de resseguros no mundo: catástrofes, questões climáticas, o problema do coronavírus, desaceleração do mercado internacional versus movimentação de carga e a participação da atividade de transportes no mercado de resseguro mundial.
Numa visão global, o prêmio estimado para 2018 no setor de marine gira em torno de US$ 28,9 bilhões. Houve um crescimento de 1% a partir de 2017. Do total de prêmios, 57,04% abrange transportes, marine liability, offshore/energy. O continente europeu responde por 46,4% deste volume, seguido pela região da Ásia e Pacífico com 30,7%. “O Brasil é o principal mercado de seguros na América Latina, com a emissão de R$ 3,5 bilhões em prêmios no ano passado”, reiterou.
Valdo Alves, contudo, fez uma ressalva em relação ao segmento. “Precisamos mudar a logística do transporte”, defendeu. Naturalmente, o executivo estava se referindo ao uso de caminhões na condução de produtos e mercadorias. Os veículos pesados são responsáveis por 67,7% de todos os modais. “O custo é alto e a possibilidade de severidades é muito grande”, advertiu. Um dos desafios para as autoridades é promover a desconcentração desta modalidade para outros meios de transporte.
Para concluir, Alves apontou algumas características do mercado brasileiro e suas tendências, a partir de 2020. São elas o fomento à produção industrial e crescimento do consumo interno, adoção de logística 4.0 (logística ultraconectada que atende aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações), e-commerce, mudanças no ambiente regulatório, fenômenos ambientais, entre outros.

You may be interested

Zurich marca presença no Congresso Brasesul
Zurich Seguros
44 Vizualizações
Zurich Seguros
44 Vizualizações

Zurich marca presença no Congresso Brasesul

Publicação - 13 de março de 2025

A Zurich Seguros estará presente em um dos eventos mais importantes do mercado segurador do Sul do país, o Congresso Sul Brasileiro dos Corretores de Seguros, Brasesul…

Prudential do Brasil promove encontro com master franqueados
Prudential do Brasil
40 Vizualizações
Prudential do Brasil
40 Vizualizações

Prudential do Brasil promove encontro com master franqueados

Publicação - 13 de março de 2025

A seguradora Prudential do Brasil realizou o Master Franchise Meeting (MFM), encontro anual com os master franqueados de sua rede de franquias, no final de fevereiro. Com…

Cotação via IA no WhatsApp para corretores
MetLife
38 Vizualizações
MetLife
38 Vizualizações

Cotação via IA no WhatsApp para corretores

Publicação - 13 de março de 2025

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, apresenta o Cot.AI, uma nova funcionalidade que utiliza Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para otimizar a rotina…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin