Quando chegou à Ikê Assistência Brasil como CEO, em 2012, Marusia Gomez tinha desafios interessantes pela frente: manter a cultura da diversidade presente no dia-a-dia da empresa e entregar resultados que consolidassem a multinacional mexicana de Assistência 24 horas como uma das principais empresas deste ramo do segmento de seguros no Brasil.
Nos seus sete anos de Ikê, o quadro de colaboradores cresceu 572% (de 55 para 370 empregados) acompanhando a evolução da empresa no Brasil. A companhia passou a oferecer anualmente 350 mil serviços que incluem atendimentos emergenciais de automóvel, residencial, concierge, serviços de reparo, saúde, pet, entre outros. Sem falar do avanço nos ingressos (novos clientes) que são revertidos em receita para a companhia e aumentaram 700% nesse período e o turnover que atingiu o índice de apenas 4%.
Hoje, a Ikê possui uma cultura corporativa conceituada e alto envolvimento dos funcionários com índice de 94% de satisfação interna e 82% de NPS, um indicador de qualidade que utiliza métricas específicas para medir a lealdade e fidelidade dos envolvidos.
“Foi preciso adotar políticas sólidas de igualdade de gênero em todos os níveis da companhia e, em paralelo, coordenar planos de negócio robustos para crescer em um mercado tão competitivo como este”, destaca Marusia, uma das poucas mulheres que ocupam este cargo em empresas de seguro e assistência.
Ela comanda um quadro de funcionários composto 68% por mulheres, as quais ocupam 59% dos cargos de supervisão, coordenação, gerência e diretoria. “Um número cada vez maior de empresas trabalha ativamente para diminuir as disparidades entre os gêneros. Pesquisas recentes comprovam que ter mulheres em cargos estratégicos é importante para promover mudanças reais no trabalho, instigar a criatividade e somar bons resultados”, ressalta.
É o que afirma o relatório “Mulheres na gestão empresarial: argumentos para uma mudança” da Organização Mundial do Trabalho (OIT). Segundo o documento, empresas com mulheres em postos de liderança têm melhor desempenho nos negócios. No estudo, que se baseia em uma pesquisa com 13 mil empresas de 70 países, 71% das companhias brasileiras que participaram afirmam que ter iniciativas pela diversidade e igualdade de gênero aumentam os resultados financeiros.
A CEO da Ikê também participa ativamente de grupos sobre o tema. Em junho de 2019, a companhia foi uma das 55 premiadas pela consultoria Great Place to Work, que anualmente elege empresas que investem em práticas para garantir o avanço das carreiras das mulheres e incentivam a liderança feminina.
Comunicare Consultoria
You may be interested
Unimed debate jornada do cliente para oferecer uma experiência cada vez melhor
Publicação - 22 de novembro de 2024A Unimed do Brasil promove o 4° Encontro da Marca, Mercado e Experiência do Cliente, nos dias 25 e 26 de novembro, no Distrito Anhembi, na capital…
Luzes Negras é reconhecido em premiação internacional da indústria de publicidade
Publicação - 22 de novembro de 2024O Luzes Negras, projeto que traz visibilidade para personalidades negras da história, foi premiado na 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, um dos…
Pesquisa da Allianz Partners revela as principais oportunidades de crescimento
Publicação - 22 de novembro de 2024A Allianz Partners, líder mundial em serviços de assistência 24h, anunciou hoje os resultados de sua pesquisa B-Partner Lab 2024, oferecendo insights valiosos sobre as oportunidades e desafios…