00:00:00
22 Nov

A busca de soluções para a Saúde Suplementar é tema de Café com Seguro

14 de novembro de 2018
915 Visualizações

A Academia Nacional de Seguros e Previdência realizou, no dia 07 de novembro, mais uma edição do Café com Seguro, que abordou o tema “Em busca de soluções para a saúde suplementar”. O evento, que aconteceu no auditório do Sindseg-SP, colocou em pauta a utilização da Gestão de Riscos como um dos caminhos a serem considerados para a sustentabilidade da Saúde Suplementar, algumas experiências de operadoras e o direcionamento orientado pelas entidades representativas do setor.

O coordenador da Cátedra de Gerência de Riscos da ANSP, Marcos Lúcio de Moura e Souza, apresentou uma contextualização da Gestão de Riscos relacionada à Saúde Suplementar, como uma das possíveis soluções. Em seguida, a médica clínica e superintendente da área médica de relacionamento com prestadores e de gestão de saúde populacional da SulAmérica, Raquel Imbassahy, expôs o case de sucesso “Médico em Casa”. “Esse tema é muito importante porque hoje o modelo de atenção à saúde do indivíduo no Brasil é um modelo que já está fadado a falência, pois é insuficiente e insustentável.  O projeto médico em casa foi criado para resgatar a ideia da medicina em família e do médico familiar que dá um suporte integral, tirando um pouco os pacientes de dentro do hospital. Esse projeto piloto foi implantado há um ano, atendendo crianças de 0 a 12 anos na cidade de São Paulo”, relata.

No mesmo painel, o diretor executivo do Grupo NotreDame Intermedica, Luís Celso Dias Lopes, colocou em pauta os desafios, as perspectivas e algumas propostas para melhorar o marco regulatório com o objetivo de gerar sustentabilidade ao setor. “Apresentei como case alguns programas e promoções que nós temos, voltados para idosos, gestantes e crônicos. São 110 mil beneficiários captados, que passam por um processo multidisciplinar de acompanhamento, orientações alimentares, cuidados físicos, adesão ao tratamento medicamentoso e toda a prevenção necessária. Em caso de gestantes, orientamos a terem mais consultas preventivas. Com isso houve uma diminuição de 54% nos partos prematuros e na utilização de UTI Neonatal”, ressaltou Luís.

Logo após, o Dr. Cesar Serra, diretor Adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras (ANS), apresentou em seu painel os tópicos de gestão de riscos que estão começando a ser regulamentos pela ANS. “É importante trazer o debate dos vários participantes do setor de seguros, pois tem muita coisa para evoluir, e é também necessário para começarmos a enxergar um caminho para sustentabilidade do mercado“, explica. Posteriormente, o palestrante Marcos Novais, economista chefe da ABRAMGE, trouxe como pauta a necessidade de alinhamento no setor de saúde como um todo. “Nós temos os desafios regulatórios, os desafios que as próprias empresas precisam enfrentar e também os aqueles de melhor alinhamento do que é necessário, efetivo e eficiente para as seguradoras fazerem. Ao mesmo tempo, todos os prestadores de serviços de saúde e toda a indústria precisam estar alinhados em prestar serviços de saúde com o menor custo possível atendendo o maior número de pessoas”, esclarece.

O Acadêmico Antônio Westenberger, participante da Cátedra de Saúde, foi responsável pelas considerações finais. “Esse evento foi muito importante, pois reuniu o órgão regulador com as pessoas que fazem ofertas de planos de saúde dentro de um ambiente absolutamente neutro”, disse.

O encerramento ficou por conta do coordenador da Cátedra de Saúde, Acadêmico Jorge Abel Peres Brazil. “Nesse evento, tivemos quatro palestrantes espetaculares, sendo dois de entidades e dois de empresas que operam. Ambos trouxeram muitas informações de riqueza para o público e totalmente complementares e que levam a entender que estamos no caminho certo nas discussões que trazemos para a ANSP”, conclui Abel.

O diretor da ANSP, Rafael Ribeiro do Valle, ficou responsável pela abertura do evento e a coordenação ficou a cargo dos Acadêmicos Edmur de Almeida, diretor de Fóruns Acadêmicos da ANSP, coordenador das comissões técnicas dos seguros de crédito, garantia, e finança locatícia do SINCOR-SP e da FENACOR; Jorge Abel Peres Brazil, coordenador da Cátedra Saúde da ANSP e Marcos Lúcio de Moura e Souza, coordenador da Cátedra de Gerência de Riscos.

Oficina do Texto

You may be interested

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial
Lojacorr
52 Vizualizações
Lojacorr
52 Vizualizações

Brasil registra mais de 3,7 milhões de empresas e reforça importância do seguro empresarial

Publicação - 21 de novembro de 2024

Segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal, divulgados no dia 13, o país registrou neste ano de 2024, mais de 3,7 milhões de empresas, mostrando…

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa
MetLife
49 Vizualizações
MetLife
49 Vizualizações

MetLife lança cobertura de doenças graves mais completa

Publicação - 21 de novembro de 2024

A MetLife, uma das principais empresas de serviços financeiros do mundo, amplia mais uma vez o seu portfólio e apresenta ao mercado o quarto lançamento do ano…

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado
Artigo
49 Vizualizações
Artigo
49 Vizualizações

Hiperpersonalização e Open Insurance viram ‘game changer’ no mercado

Publicação - 21 de novembro de 2024

A hiperpersonalização no setor de Seguros está transformando a maneira como as empresas interagem com seus clientes no Brasil e no mundo. Ao utilizar dados e tecnologias…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin