00:00:00
29 Mar

Direto & Reto com Camillo reforça indisposição da Susep com o mercado de seguros

26 de junho de 2020
490 Visualizações

Para a 17ª edição do Direto & Reto com Camillo, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, recebeu o presidente da Fenacor, Armando Vergílio, para discorrer sobre as pautas que vêm causando preocupação nos corretores de seguros, bem como em todo o mercado. Com o tema “Exposição da comissão do corretor de seguros e recadastramento”, a transmissão aconteceu na quarta-feira (24/06), pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube.
“Nosso propósito é conversar com os corretores de seguros, e demais integrantes do setor, falando de temas que têm trazido controvérsias, incomodando a todos e que, certamente, vai atingir de forma negativa os consumidores”, reforça Camillo.
Armando Vergílio fez uma retrospectiva das últimas ações da Susep que afetam o mercado e os corretores de seguros. Para o presidente da Fenacor, existe uma deliberação em acabar com a profissão, que começou com a Medida Provisória 905. “Não foi a toa que a autarquia colocou dois dispositivos que revogaram a lei disciplinadora da profissão”, explica.
Vergílio ainda ressaltou as ações políticas da Fenacor, juntamente com os Sincors e o deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO). “Conseguimos um texto alternativo, dando uma nova redação para a lei dos corretores, atualizando a legislação. O MP não foi para frente por divergências entre o Senado e o poder Executivo, sendo revogada no último dia de vigência”, revela.
Sobre a Resolução CNSP nº 382, que dispõe sobre a informação do valor de remuneração do intermediário de seguro ao consumidor, o presidente da Fenacor foi enfático: “Vai trazer vários prejuízos aos corretores de seguros. Ele vai levar 3, 4 propostas, boas opções de boas companhias, buscando a melhor relação custo benefício, preço justo e adequado com as coberturas necessárias. Sabe o que vai acontecer? Estabelecer um conflito entre consumidor e corretor, pois o cliente vai sempre questionar o ganho do corretor.
Com a intenção de barrar a Resolução, a Fenacor enviou ofício à Susep, apontando as irregularidades do documento, mas não obteve resposta. “Endereçamos ofício ao Conselho Nacional de Seguros Privados, apontando todas as ilegalidades e os prejuízos que a Resolução vai trazer a todos os players do mercado, principalmente aos consumidores. Mais recentemente, enviamos outro ofício solicitando, formalmente, que ela não entre em vigor neste período, para que possamos avaliá-la adequadamente”, declara.
O recadastramento da categoria na Susep também foi abordado pelos presidentes, que afirmaram não ser o momento, nem o sistema, adequados. “Não somos contra o recadastramento. Inclusive, é um pleito antigo da categoria para atualizar a base de dados dos corretores. Só gostaríamos que fosse realizado de uma maneira mais organizada”, ressalta Camillo.
“Após o recadastramento da pessoa física, a Susep viu que não dava conta de fazer o procedimento e solicitou ajuda do IBRACOR, que auxiliou a autarquia e conseguiu atualizar os dados dos profissionais. Quando chegou o momento de fazer o recadastramento da pessoa jurídica, a Susep disse que não daria conta e acabou suspendendo o procedimento. Se eles não tinham condição, não tinham tecnologia, como que do dia para a noite conseguiram? O presidente da Fenacor ainda questiona a ferramenta utilizada pela autarquia. “É um sistema de baixíssima tecnologia, falho e frágil, onde qualquer pessoa com CPF de um corretor poderia fazer o recadastramento e se apropriar desses dados”.
Camillo conta que as entidades não conseguiram barrar o recadastramento, através de liminar na justiça, e orienta os corretores a realizarem o procedimento. “O sistema continua ineficiente, oferecendo riscos de fraude, mas é importante fazer o procedimento para não ter mais problemas com a autarquia. Em breve, divulgaremos um passo a passo de como realizar seguramente”, completa.
Durante a transmissão, os presidentes ainda convidaram a superintendente da Susep, Solange Vieira, para participar do Direto & Reto com Camillo e dialogar com a categoria, além de fazerem um alerta sobre a atuação irregular da Onsurance.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=poC5FLJAFQA

Assessoria de Imprensa Sincor-SP

You may be interested

Café CVG-SP promove debate com a Susep
CVG-SP
72 Vizualizações
CVG-SP
72 Vizualizações

Café CVG-SP promove debate com a Susep

Publicação - 28 de março de 2024

Não são poucas as dúvidas do mercado de seguros em relação ao Open Insurance, que já entrou em sua segunda fase de implantação. Para trazer mais luz…

Seguro empresarial para o segmento de estética, moda e beleza ganham espaço
Bradesco Seguros
63 Vizualizações
Bradesco Seguros
63 Vizualizações

Seguro empresarial para o segmento de estética, moda e beleza ganham espaço

Publicação - 28 de março de 2024

Em 2023, o segmento de Estética, Moda e Beleza representou mais de 16% do total em comparação com os demais segmentos na carteira do seguro Empresarial na…

Hero Seguros se destaca faturando mais de R$ 60 milhões em 2023
Interesse Mercado
72 Vizualizações
Interesse Mercado
72 Vizualizações

Hero Seguros se destaca faturando mais de R$ 60 milhões em 2023

Publicação - 28 de março de 2024

Em apenas dois anos, a Hero Seguros, insurtech disruptiva, emergiu como um dos principais players no setor de seguros-viagem e vem reinventando a forma como os brasileiros…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin