00:00:00
08 Jul

Direto & Reto com Camillo reforça indisposição da Susep com o mercado de seguros

26 de junho de 2020
194 Visualizações

Para a 17ª edição do Direto & Reto com Camillo, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, recebeu o presidente da Fenacor, Armando Vergílio, para discorrer sobre as pautas que vêm causando preocupação nos corretores de seguros, bem como em todo o mercado. Com o tema “Exposição da comissão do corretor de seguros e recadastramento”, a transmissão aconteceu na quarta-feira (24/06), pelo canal da TV Sincor-SP no YouTube.
“Nosso propósito é conversar com os corretores de seguros, e demais integrantes do setor, falando de temas que têm trazido controvérsias, incomodando a todos e que, certamente, vai atingir de forma negativa os consumidores”, reforça Camillo.
Armando Vergílio fez uma retrospectiva das últimas ações da Susep que afetam o mercado e os corretores de seguros. Para o presidente da Fenacor, existe uma deliberação em acabar com a profissão, que começou com a Medida Provisória 905. “Não foi a toa que a autarquia colocou dois dispositivos que revogaram a lei disciplinadora da profissão”, explica.
Vergílio ainda ressaltou as ações políticas da Fenacor, juntamente com os Sincors e o deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO). “Conseguimos um texto alternativo, dando uma nova redação para a lei dos corretores, atualizando a legislação. O MP não foi para frente por divergências entre o Senado e o poder Executivo, sendo revogada no último dia de vigência”, revela.
Sobre a Resolução CNSP nº 382, que dispõe sobre a informação do valor de remuneração do intermediário de seguro ao consumidor, o presidente da Fenacor foi enfático: “Vai trazer vários prejuízos aos corretores de seguros. Ele vai levar 3, 4 propostas, boas opções de boas companhias, buscando a melhor relação custo benefício, preço justo e adequado com as coberturas necessárias. Sabe o que vai acontecer? Estabelecer um conflito entre consumidor e corretor, pois o cliente vai sempre questionar o ganho do corretor.
Com a intenção de barrar a Resolução, a Fenacor enviou ofício à Susep, apontando as irregularidades do documento, mas não obteve resposta. “Endereçamos ofício ao Conselho Nacional de Seguros Privados, apontando todas as ilegalidades e os prejuízos que a Resolução vai trazer a todos os players do mercado, principalmente aos consumidores. Mais recentemente, enviamos outro ofício solicitando, formalmente, que ela não entre em vigor neste período, para que possamos avaliá-la adequadamente”, declara.
O recadastramento da categoria na Susep também foi abordado pelos presidentes, que afirmaram não ser o momento, nem o sistema, adequados. “Não somos contra o recadastramento. Inclusive, é um pleito antigo da categoria para atualizar a base de dados dos corretores. Só gostaríamos que fosse realizado de uma maneira mais organizada”, ressalta Camillo.
“Após o recadastramento da pessoa física, a Susep viu que não dava conta de fazer o procedimento e solicitou ajuda do IBRACOR, que auxiliou a autarquia e conseguiu atualizar os dados dos profissionais. Quando chegou o momento de fazer o recadastramento da pessoa jurídica, a Susep disse que não daria conta e acabou suspendendo o procedimento. Se eles não tinham condição, não tinham tecnologia, como que do dia para a noite conseguiram? O presidente da Fenacor ainda questiona a ferramenta utilizada pela autarquia. “É um sistema de baixíssima tecnologia, falho e frágil, onde qualquer pessoa com CPF de um corretor poderia fazer o recadastramento e se apropriar desses dados”.
Camillo conta que as entidades não conseguiram barrar o recadastramento, através de liminar na justiça, e orienta os corretores a realizarem o procedimento. “O sistema continua ineficiente, oferecendo riscos de fraude, mas é importante fazer o procedimento para não ter mais problemas com a autarquia. Em breve, divulgaremos um passo a passo de como realizar seguramente”, completa.
Durante a transmissão, os presidentes ainda convidaram a superintendente da Susep, Solange Vieira, para participar do Direto & Reto com Camillo e dialogar com a categoria, além de fazerem um alerta sobre a atuação irregular da Onsurance.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=poC5FLJAFQA

Assessoria de Imprensa Sincor-SP

You may be interested

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos
Previsul
5092 Vizualizações
Previsul
5092 Vizualizações

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos

Redação - 24 de maio de 2019

A viagem foi a premiação final da Campanha Sou + Previsul de 2018 Dez corretores da Previsul Seguradora tiveram uma experiência com muita inovação e tecnologia na…

Formação como Corretor pode ser obtida ainda neste ano
Escola de Negócios e Seguros
113 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
113 Vizualizações

Formação como Corretor pode ser obtida ainda neste ano

Redação - 7 de julho de 2020

Com tantas mudanças ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus, 2020 se tornou um ano atípico. Muitos planos precisaram ser revistos, dentre eles os que envolviam os estudos.…

Porto Seguro Cartões agora oferece parcelamento em até 12 vezes sem juros
Porto Seguro
108 Vizualizações
Porto Seguro
108 Vizualizações

Porto Seguro Cartões agora oferece parcelamento em até 12 vezes sem juros

Redação - 7 de julho de 2020

Desde o dia 29 de junho, a contratação ou renovação dos seguros Porto Seguro Auto e Azul Seguro Auto, podem ser parcelados em até 12x sem juros…

Tomás Carmona, da SulAmérica, participa do podcast “Só no Social”
SulAmérica
122 Vizualizações
SulAmérica
122 Vizualizações

Tomás Carmona, da SulAmérica, participa do podcast “Só no Social”

Redação - 7 de julho de 2020

Estreou nesta segunda (6) o novo episódio do podcast "Só no Social", que conta com a participação do superintendente de Sustentabilidade da SulAmérica, Tomás Carmona. O programa,…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WordPress Video Lightbox Plugin