00:00:00
03 Jul

Susep regulamenta registro de operações do setor

24 de março de 2020
307 Visualizações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) iniciará a operação do sistema de registro de operações no setor de seguros. A resolução, sugerida pela Susep para viabilizar este avanço, foi aprovada na reunião do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) do dia 20/03. A norma determina que as entidades supervisionadas pela autarquia efetuem o registro de suas operações de seguro, previdência complementar aberta, capitalização e resseguro em sistemas de registro previamente homologados pela autarquia.

A medida, que ainda depende de regulamentação complementar, valerá inicialmente para o seguro garantia e se estenderá progressivamente para outros segmentos. A implementação completa se dará em até três anos. Conforme a resolução, as entidades supervisionadas devem efetuar o registro de suas operações em sistemas de registro previamente homologados e administrados por entidades registradoras credenciadas pela Susep.

Referência para Modernização

O modelo adotado pela Susep toma como referência sistemas e normas já adotados no Brasil por instituições como o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Uma das metas do projeto é garantir maior transparência ao mercado e ao consumidor. “O registro de operações permitirá a modernização sistemática da forma como os dados são enviados para a Susep”, explica o diretor Vinícius Brandi. “Espera-se que o envio se torne mais ágil e eficiente”, diz.

A efetivação da automatização, demanda que tramitava por mais de uma década na Susep, está sendo viabilizada pelo investimento em modernização e tecnologia que a organização vem implementando desde o ano passado. “A redução de custos de observância é um dos objetivos do projeto, bem como a eficiência em processos como o monitoramento. Através dos dados, a Susep poderá estabelecer políticas regulatórias mais assertivas”, informa o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da autarquia, Leonardo Brasil. “A transparência é um dos pilares da Susep”, lembra.

O conteúdo do registro deverá conter, no mínimo, informações que permitam a apuração dos riscos inerentes à operação, segmentados de acordo com principais características dos objetos segurados e das coberturas contratadas, a apuração dos fluxos financeiros da operação, identificação das partes envolvidas e das características dos eventos e transações registrados. Os prazos para o registro são estabelecidos conforme a complexidade das operações.

A Susep avançará ainda na regulamentação complementar, indicando, por exemplo, as regras de credenciamento das entidades registradoras e de homologação dos sistemas de registro, entre outras determinações.

Comunicação Susep

You may be interested

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos
Previsul
5084 Vizualizações
Previsul
5084 Vizualizações

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos

Redação - 24 de maio de 2019

A viagem foi a premiação final da Campanha Sou + Previsul de 2018 Dez corretores da Previsul Seguradora tiveram uma experiência com muita inovação e tecnologia na…

SulAmérica Auto e Massificados  para atendimentos no sul do país
SulAmérica
132 Vizualizações
SulAmérica
132 Vizualizações

SulAmérica Auto e Massificados para atendimentos no sul do país

Redação - 2 de julho de 2020

Após a passagem de um ciclone nos três estados da região Sul do País, a SulAmérica Auto e Massificados preparou um plano especial para o atendimento a…

MAG Seguros patrocina live nesta sexta-feira
MAG Seguros
126 Vizualizações
MAG Seguros
126 Vizualizações

MAG Seguros patrocina live nesta sexta-feira

Redação - 2 de julho de 2020

A MAG Seguros, empresa especializada em seguro de vida e previdência com 185 anos de atuação ininterrupta no Brasil, é patrocinadora da Live Samba de Primeira, que…

Bradesco oferece assistência por WhatsApp para clientes do Seguro Residencial
Bradesco Auto/RE
119 Vizualizações
Bradesco Auto/RE
119 Vizualizações

Bradesco oferece assistência por WhatsApp para clientes do Seguro Residencial

Redação - 2 de julho de 2020

A Bradesco Auto/RE, empresa do Grupo Bradesco Seguros, disponibiliza um novo canal de atendimento para todos os clientes do Seguro Residencial. O atendimento por WhatsApp, que já…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WordPress Video Lightbox Plugin