00:00:00
25 Apr

Durante os blocos de rua, automóvel é alvo de bandidos

18 de fevereiro de 2020
281 Visualizações

Amplamente divulgado, a cidade de São Paulo realiza esse ano o maior carnaval da sua história e um dos mais importantes do Brasil. Com expectativa de público de 15 milhões de pessoas, segundo estimativa, a festa paulistana se consolida como uma das principais do País. Esse movimento também desperta a atenção dos bandidos: um levantamento inédito feito pela Ituran Brasil, líder global em rastreamento veicular analisou dados do carnaval em 2019 e constatou que o Palio é o veículo mais visado pelos bandidos durante o carnaval. Outros modelos como Ford KA (16%), HB20 (13%), Fox e Gol (11%) também compõem a lista de predileção em caso de roubo e furto.

De acordo com Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran Brasil, o risco aumenta no período – uma vez que os automóveis ficam estacionados na rua por longo espaço de tempo. “Um veículo demora poucas horas para ser totalmente desmontado e, até o folião perceber a perda, o patrimônio já desapareceu”, explica Boutti.  A proporção de roubo é 53% durante os Festejos de Momo, enquanto furto registrou 47%.

As cores Prata (30,11%), Preta (24,27%) e Branca (22,07%) são preferidas pelos bandidos durante o período. A cor Prata lidera o ranking em todas as zonas da capital e litoral.

Os bairros de São Mateus (17%), Taboão da Serra (13%) e Itaim Paulista (13%) são os que registram o maior volume de furtos e roubos.

São Matheus (21%), Vila Matilde (14%) e Fazenda da Juta (14%) são os locais de maior furto de veículos. Já Taboão da Serra (20%), Guaianazes (13%), Grajaú (13%) e Itaim Paulista (13%) concentram o maior índice de roubo. “Os foliões estacionam os veículos próximos de estações de metrô ou pontos de conexão com transporte público e, posteriormente, se deslocam para os blocos e eventos. Sabendo disso, os ladrões atacam!”, analisa Boutti, que dá uma dica importante de prevenção: “deixem os veículos em estacionamentos fechados e com seguro, pois isso previne o furto e a abordagem no embarque e desembarque do veículo”.

Segundo o especialista, alguns equipamentos eletrônicos usados por bandidos possibilitam escapar dos rastreadores via satélite. “O nome do aparelhinho é jammer, mais conhecido como capetinha. Os criminosos compram o equipamento pela internet. Oficialmente, ele serve para bloquear o sinal de telefones celulares, mas os ladrões usam o aparelho para impedir que o sinal dos chegue até o satélite. Por isso, também utilizamos RF (Rádio Frequência), que o sinal não consegue ser inibido nas grandes metrópoles”, enfatizou Boutti. O levantamento mostra que 40,6% dos sinistros ocorrem no período da noite.

Boutti destaca que o uso do Big Data (a análise e a interpretação de grandes volumes de dados), além de aliado, mudou o conceito de percepção de um evento de roubo e furto. “A tecnologia permite definir, semana após semana, a utilização real do veículo. Na prática, a Inteligência Artificial (IA) já nos permite detectar padrões não usuais no comportamento dos clientes, ou seja, o sistema nos comunica automaticamente de um comportamento fora do padrão. Muitas vezes localizamos o carro, antes mesmo do cliente se der conta que sofreu um furto”, alerta. O estudo mostrou que os carros populares são os preferidos no período de carnaval 79,12%.

Tamer Comunicação

You may be interested

Seguro de RC será o tema central de evento inédito focado em corretores de seguros
Interesse Mercado
34 Vizualizações
Interesse Mercado
34 Vizualizações

Seguro de RC será o tema central de evento inédito focado em corretores de seguros

Publicação - 25 de abril de 2024

Para atender aos corretores de seguros que anseiam diversificar os negócios, conquistar mais clientes e aumentar a lucratividade na corretora, a plataforma de especialização em seguro de…

Interfile apresenta nova oferta de hiperautomação ao setor de seguros
Tecnologia
29 Vizualizações
Tecnologia
29 Vizualizações

Interfile apresenta nova oferta de hiperautomação ao setor de seguros

Publicação - 25 de abril de 2024

A Interfile, empresa do grupo Atento e uma das maiores de serviços de BPO no país, segue investindo em seu novo modelo de negócios que alia consultoria…

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais
SegurPro
33 Vizualizações
SegurPro
33 Vizualizações

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais

Publicação - 25 de abril de 2024

O mercado de carros elétricos tem registrado um aumento expressivo no número de vendas no Brasil. Em 2023, foram quase 94 mil emplacamentos, um crescimento de 91%…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin