00:00:00
29 Mar

Enfermeira virtual Sara: veja como ela ajuda a diminuir custos com saúde!

14 de janeiro de 2020
333 Visualizações

Os assistentes virtuais ajudam a trazer eficiência para muitas áreas de negócio. Na saúde não é diferente, permitindo integrar a tecnologia ao cuidado humanizado. Pensando nisso e em trazer mais um canal inovador e diferenciado aos participantes de seus programas clínicos, a Sharecare decidiu desenvolver e apresentar ao mercado sua própria enfermeira virtual.

Batizado com o nome de Sara, o personagem foca no atendimento personalizado e de alta qualidade. A assistente virtual da Sharecare atua desde o primeiro contato com os pacientes, favorecendo o engajamento e auxiliando no alcance dos melhores resultados na saúde. Com isso, pode-se observar uma resolução mais rápida para os problemas e, ainda, a redução de custos para as empresas e operadoras de saúde.

Ainda existem outros benefícios. Afinal, a enfermeira virtual Sara surgiu da necessidade de criar um modelo híbrido coordenado, que unisse a expertise clínica da Sharecare com a inovação tecnológica.

Quer ver quais vantagens sua empresa pode alcançar com essa novidade? Acompanhe o conteúdo até o final e fique por dentro!

Coleta de dados com rapidez

A enfermeira virtual Sara conduz interações estratégicas via chatbot, o que contribui para que os participantes dos programas clínicos da Sharecare tenham uma experiência mais fluida e para que o engajamento com os cuidados de saúde seja aprimorado. No entanto, ainda existe outra funcionalidade importante nessa tecnologia: a coleta de dados .

O sistema facilita e torna mais conveniente a interação do usuário ao longo de toda sua jornada clínica Sharecare. Assim, as informações trocadas com a enfermeira virtual alimentam o prontuário eletrônico de forma automática. Em seguida, os dados de cada paciente são integrados e centralizados.

A consequência é a personalização dos protocolos clínicos. Eles são aplicados para garantir que a equipe de consultores de saúde trabalhe mudanças comportamentais e demais pontos de melhoria, de acordo com a realidade do indivíduo. Em outras palavras, o profissional especializado consegue focar em assuntos mais importantes e aprofundar no cuidado com o paciente.

Ele deixa, portanto, de gastar tempo com coletas simples de informação, uma vez que o chatbot executa esse trabalho de forma automatizada. Assim, quando o atendimento começa, todos os dados necessários já estão à disposição. Para o paciente, por outro lado, é a oportunidade de receber cuidado personalizado por meio do seu canal de preferência.

Além disso, a atendente virtual Sara é capaz de fazer uma triagem dos dados coletados durante a interação e até mesmo identificar o canal ao qual o usuário deve recorrer, como Centro de Valorização da Vida ou Ligue Saúde, central telefônica da Sharecare capaz de auxiliar na solução de possíveis questões de saúde, 24 horas por dia, 7 dias na semana, evitando o deslocamento desnecessário ao ponto-socorro.

Resolução de problemas mais simples

A enfermeira virtual Sara foi desenvolvida a partir de recursos de inteligência artificial. Por isso, garante agilidade e precisão na resolução de problemas simples trazidos pelos colaboradores. Isso acontece por meio da coleta de dados, já explicada, e pela aplicação de instrumentos para identificação de riscos ou necessidades de saúde, a partir de árvores decisórias mais simples.

Com a inteligência artificial, os chatbots também podem aprender ao longo de seu processo evolutivo, a partir de uma série de fontes de dados usadas para aprimorar seu comportamento. Dentro desse escopo, estão incluídas informações sobre produtos, serviços e protocolos de atendimento, além do histórico de contatos com a Sharecare. Desse modo, é possível responder e/ou direcionar qualquer tipo de queixa.

Automação e centralização dos dados

A inteligência artificial tem como característica a simulação do comportamento humano em máquinas. Por isso, automatiza atividades e garante a integração entre saúde humanizada (high touch) e digital (high tech). É isso que a enfermeira virtual Sara faz.

Por meio dos algoritmos de inteligência artificial, é possível ter acesso a um grande número de informações, o que facilita a identificação de problemas em estágio inicial.

Essa característica é ainda mais eficiente para questões mais simples. Assim, fica claro que os canais digitais são um dos pilares para o engajamento do usuário e para o cuidado híbrido. Conforme a gerente de Marketing e UX da Sharecare, Fernanda Rodrigues:

O cliente busca a centralização das informações de saúde em um único lugar, da melhor forma possível. O comportamento e as preferências de cada paciente não seguem um padrão. Por isso, as jornadas devem ser personalizadas. Unindo a estrutura da plataforma Sharecare à enfermeira Sara e à equipe de consultores de saúde, conseguimos atender as necessidades clínicas do paciente e ainda proporcionar a melhor experiência.

Otimização de tempo

A tecnologia da enfermeira digital Sara economiza tempo na identificação do problema, resolvendo ou encaminhando a situação do colaborador o quanto antes. Isso acontece porque as informações são cruzadas e é feita uma notificação em tempo real para o consultor de saúde sobre potenciais doenças e mudanças no estado de saúde.

Com as informações fornecidas pelos participantes dos programas clínicos da Sharecare e as interações com os serviços no mundo real, a enfermeira virtual guia o paciente para o uso eficiente dos recursos.

Sendo assim, as pessoas se tornam o centro do cuidado, ao mesmo tempo que as empresas conseguem gerenciar o custo de maneira mais adequada e alcançar resultados melhores. Além disso, a indicação de encaminhamento para o Ligue Saúde, em alguns casos, permite agilizar o diagnóstico preciso e a otimização do tempo nesse processo.

Redução de impactos na produtividade

Por combinar iniciativas high tech e high touch, a enfermeira virtual Sara eleva o nível de satisfação, conscientização e engajamento dos usuários. Para as empresas e as organizações parceiras da Sharecare, essas conquistas começam com a melhoria dos hábitos da população e dos indicadores gerais de saúde.

Isso porque a rapidez e a precisão proporcionadas pela Sara ajudam o colaborador a mudar seus hábitos rotineiros e ter uma vida mais equilibrada, tanto nos aspectos mentais quanto nos profissionais e sociais. Assim, ele desempenhará sua função com muito mais produtividade e o retorno sobre o investimento (ROI) – que na Sharecare é calculado por uma metodologia desenvolvida em Harvard – será maior.

Armazenamento de dados

Todos os dados coletados pela enfermeira virtual Sara são armazenados de forma segura em um ambiente na nuvem. Com isso, podem ser acessados a qualquer momento, o que garante aos profissionais de saúde a possibilidade de atender melhor os pacientes. Afinal, quando a pessoa chega perante o consultor, ele já tem todas as informações referentes ao diagnóstico, as etapas já completas em sua jornada clínica e os próximos passos a serem seguidos.

O armazenamento dos dados ainda oferece redução de custos, que podem chegar a 30% menos, conforme a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). Isso acontece porque você deixa de usar arquivos físicos e mantém todos os documentos e históricos do paciente disponíveis para serem acessados por meio de uma busca rápida.

Assim, ganha-se em eficiência e fica viável oferecer um atendimento personalizado aos pacientes, com possibilidade de identificar ocorrência de problemas hereditários e outras variáveis que interferem nos diagnósticos.

Em suma, o uso da inteligência artificial apoia as tomadas de decisão e favorece o alcance de bons resultados. Segundo a especialista em marketing digital na Sharecare, Carolina Agueda:

Para entregarmos as melhores soluções às empresas que contratam nossos serviços, trabalhamos para que a Sharecare esteja preparada para engajar o paciente no canal de comunicação de sua preferência, com uma linguagem amistosa e empática cuidadosamente pensada, para que o usuário se sinta seguro e acolhido, tendo a Sara como uma forte referência durante a sua jornada.

Assim, a gestão de pessoas é mais eficaz, sempre prezando a qualidade de vida e o bem-estar. Ao mesmo tempo, gerencia os custos e evita os gastos excessivos com saúde, especialmente no que se refere à sinistralidade do plano de saúde.

Agora, você já sabe que vale a pena contar com a enfermeira virtual Sara e implementar as soluções da Sharecare na sua empresa. Depois é só ver os impactos positivos surgirem, tanto no que se refere à otimização de processos e resultados quanto à redução de custos com saúde.

Spin Comunicação Corporativa

You may be interested

Café CVG-SP promove debate com a Susep
CVG-SP
72 Vizualizações
CVG-SP
72 Vizualizações

Café CVG-SP promove debate com a Susep

Publicação - 28 de março de 2024

Não são poucas as dúvidas do mercado de seguros em relação ao Open Insurance, que já entrou em sua segunda fase de implantação. Para trazer mais luz…

Seguro empresarial para o segmento de estética, moda e beleza ganham espaço
Bradesco Seguros
63 Vizualizações
Bradesco Seguros
63 Vizualizações

Seguro empresarial para o segmento de estética, moda e beleza ganham espaço

Publicação - 28 de março de 2024

Em 2023, o segmento de Estética, Moda e Beleza representou mais de 16% do total em comparação com os demais segmentos na carteira do seguro Empresarial na…

Hero Seguros se destaca faturando mais de R$ 60 milhões em 2023
Interesse Mercado
72 Vizualizações
Interesse Mercado
72 Vizualizações

Hero Seguros se destaca faturando mais de R$ 60 milhões em 2023

Publicação - 28 de março de 2024

Em apenas dois anos, a Hero Seguros, insurtech disruptiva, emergiu como um dos principais players no setor de seguros-viagem e vem reinventando a forma como os brasileiros…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin