00:00:00
20 Apr

Voluntários ensinam segurança no trânsito em escolas durante ação da Sompo

2 de dezembro de 2019
961 Visualizações

A Sompo Seguros S.A, empresa do Grupo Sompo Holdings, acaba de desenvolver uma ação com o objetivo incentivar as práticas de voluntariado e levar conscientização sobre segurança no trânsito a crianças de escolas públicas, sem fins lucrativos ou particulares. Por meio do Programa Semear o Bem – Sinal Verde para o Futuro, colaboradores da companhia receberam uma capacitação específica para atuar como voluntários em atividades lúdico-educativas aplicadas na Escola Estadual Paulo Rossi e no Colégio Itatiaia (São Paulo – SP) e na Escola Santo Agostinho (Bragança Paulista – SP).

“As nossas iniciativas voltadas ao voluntariado acontecem dentro de um programa anual por meio do qual os colaboradores podem se engajar em causas e até desenvolver projetos que representem uma influência positiva tanto entre os profissionais da companhia quanto na comunidade”, considera Celso Ricardo Mendes, diretor administrativo da Sompo Seguros. “Contamos com o suporte de uma consultoria especializada, que ajudou no desenvolvimento da ação e preparação dos voluntários do Sinal Verde para o Futuro”, observa.

A ação foi voltada às turmas do 3º ao 5º ano (entre 8 e 11 anos de idade) e foi totalmente aplicada pelos voluntários, que promoveram jogos educativos de conscientização no trânsito de maneira lúdica e animada.  As atividades abordaram o papel de cada pessoa (motoristas, ciclistas e pedestres), por meio de um jogo de tabuleiro desenvolvido especialmente para o projeto com o tema segurança no trânsito. “Sabemos que a maior parte dos acidentes está relacionada a situações em que as normas de segurança no trânsito não são seguidas. O jogo leva os alunos à reflexão e faz com que se tornem influenciadores de seus familiares, ao multiplicar o conhecimento adquirido durante a atividade”, declara Roberta Caravieri, superintendente de Recursos Humanos.

Segundo dados de um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação sobre Segurança nas Rodovias Federais, 53,7% dos acidentes são causados pela negligência ou imprudência dos motoristas, seja por desrespeito às leis de trânsito (30,3%) ou relacionadas à atenção do condutor (23,4%). É o chamado “fator humano”. Falta de atenção (19,6%), velocidade incompatível (11,6%), ultrapassagem indevida (8,4%), ingestão de álcool (4,8%), desobediência à sinalização (4,4%) e adormecimento (3,8%) são as principais causas. “Trabalhar esses ensinamentos com as crianças, pode formar adultos responsáveis, geradores de mais segurança e melhor qualidade de vida. Essa iniciativa da Sompo contribui na construção de valores, como respeito ao próximo e proteção da vida,” conclui Mendes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza uma calculadora online que estima a quantidade de pessoas que perderam a vida em acidentes de trânsito neste ano em todo o mundo. Segundo o Relatório de Situação Global da Segurança no Trânsito, lançado pela entidade no final do ano de 2018, a cada 23 segundos, uma pessoa morre em decorrência de acidentes de trânsito. No Brasil, estima-se que a mortalidade por acidentes de trânsito está em 19,6 pessoas por 100.000 habitantes.  Na maioria das ocorrências as vítimas são principalmente os ocupantes de carros e veículos leves (47%), seguido por motociclistas ou ocupantes de veículos de duas ou três rodas (22%), pedestres (8%), ciclistas (2%), motoristas e passageiros de veículos pesados (1%), motoristas e passageiros de ônibus (1%) e outros (18%).  

Semear o Bem

O Sinal Verde para o Futuro é um dos projetos realizados por colaboradores da Sompo Seguros no âmbito do Semear o Bem, que é o programa de voluntariado em que a companhia apoia e incentiva projetos de responsabilidade social voltadas às causas de Direitos Humanos e Meio Ambiente. Por meio da iniciativa, os grupos de colaboradores apresentam propostas sobre iniciativas que pretendem desenvolver. Os selecionados contam com o apoio da companhia, além da orientação e acompanhamento de uma consultoria especializada em projetos relacionados às causas de Direitos Humanos e Meio Ambiente para que sejam viabilizados de forma profissional e atinjam seus objetivos.

Departamento de Marketing e Comunicação

You may be interested

Nota de pesar
Luto no Setor
52 Vizualizações
Luto no Setor
52 Vizualizações

Nota de pesar

Publicação - 19 de abril de 2024

Com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso vice-presidente, Sérgio Casagrande, ocorrido nesta sexta-feira (19/04/24), na cidade de São Paulo.O velório acontecerá amanhã (20/04) das 10h…

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais
CNseg
71 Vizualizações
CNseg
71 Vizualizações

Setor segurador apresenta propostas para desastres naturais

Publicação - 19 de abril de 2024

As mudanças climáticas provocam perdas econômicas cada vez mais assustadoras em todo o mundo e é certo que vão se agravar nos próximos anos. As catástrofes naturais…

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro
Sindsegnne
65 Vizualizações
Sindsegnne
65 Vizualizações

Evento marca lançamento da Semana Municipal do Seguro

Publicação - 19 de abril de 2024

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 18h30, acontece o lançamento oficial da Semana Municipal do Seguro, realizado em sessão solene no plenário Érico Hackradt, na…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin