00:00:00
18 Apr

Conseguro aborda a transformação digital

4 de setembro de 2019
253 Visualizações

O mercado de seguros mundial se expande rapidamente com a Era Digital, a automação dos serviços e a mudança de comportamento do consumidor, que exige cada vez mais inovação. Em todo o mundo, o setor de seguros com base digital já concentra pelo menos 2.658 empresas de base tecnológica (exceto os dados da China). Dessas, pelo menos 850 receberam capital de risco em torno de US$ 17 bilhões e 14 companhias digitais de seguros já são avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. As empresas se concentram, em sua maioria, na Europa e nos Estados Unidos, onde o mercado de seguros é mais pulsante, e onde elas começaram o investimento em tecnologia, ferramentas e plataformas digitais para prover o acesso de seguros à sociedade.

O Brasil tende a seguir esse caminho, mas ainda é muito conservador. Precisamos desburocratizar processos, de investimento em capital humano, e de uma regulamentação que garanta produtos que acompanhem a necessidade do consumidor e a competição entre as empresas. Desta forma será possível incentivar que novas seguradoras ofereçam serviços customizados – explica o engenheiro Gustavo Robichez, professor da PUC-Rio e um dos palestrantes da CONSEGURO 2019, que ocorre em Brasília, nessa quarta e quinta-feira (4 e 5/9). O evento reunirá todo o setor de seguros do país e terá como tema central “As Novas Fronteiras do Desenvolvimento”.

 Ecossistema digital

 Referências em expansão da tecnologia, China e Índia unem agora todos os canais digitais possíveis para provocar inovação e criação com inteligência. Por isso, têm se tornado uma fonte de inspiração. Com esse processo, a oferta de seguros e até mesmo esclarecimento de dúvidas são sempre feitos rapidamente. A China já tem empresas que rapidamente se tornaram plataformas online gigantes de negócios B2C e essa expertise também se expandiu para o setor de seguros. Para Robichez, com uma legislação mais flexível, “podemos seguir esse caminho, já que temos uma população ávida por smartphones, redes sociais e internet, onde cada vez sua vida se desenrola por meio dessas plataformas. O setor de seguros também precisa fazer parte desse universo. Experimentar é preciso”, pondera.

Essa eficiência e agilidade dos processos podem e devem ser oferecidas pelo mercado de seguros brasileiro que tende a avançar cada vez mais, com as reformas em curso. Mesmo em meio à atual crise econômica, o mercado segurador cresceu 8,4% no primeiro semestre de 2019 quando comparado com o mesmo período em 2018. Com a retomada da economia e o reaquecimento dos setores, bem como desburocratização dos processos, regulamentação dos serviços e a implementação de inovação tecnológica, a tendência é que os seguros fiquem cada vez mais em evidência.

O uso da tecnologia no mercado segurador será um dos temas debatidos na CONSEGURO 2019, o mais esperado evento do mercado de seguros do país, no painel Seguros – A Economia Digital Ampliando Suas Fronteiras.

CDN Comunicação 

Imagem: pixabay/geralt

You may be interested

Stere faz lançamento de plataforma para corretores em parceria com o Sincor-SP
Sincor SP
147 Vizualizações
Sincor SP
147 Vizualizações

Stere faz lançamento de plataforma para corretores em parceria com o Sincor-SP

Publicação - 17 de abril de 2024

A Stere.io, player global em ecossistemas digitais para seguros, e o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP), fecharam uma parceria para apresentar uma plataforma…

Executivo da MAG  participa do curso de Gestão de Riscos em Seguros pela Fecap
MAG Seguros
82 Vizualizações
MAG Seguros
82 Vizualizações

Executivo da MAG participa do curso de Gestão de Riscos em Seguros pela Fecap

Publicação - 17 de abril de 2024

O especialista atuarial da MAG Seguros, Allan Szenkier Gherman, é o professor parceiro do curso de Gestão de Riscos em Seguros de Vida, Previdência e Saúde, desenvolvido…

Defesa contra ataques cibernéticos vai além da tecnologia
BRZ Insurance
62 Vizualizações
BRZ Insurance
62 Vizualizações

Defesa contra ataques cibernéticos vai além da tecnologia

Publicação - 17 de abril de 2024

O Brasil é o segundo país da América Latina que mais recebe ataques cibernéticos a empresas, atrás apenas do México, segundo a empresa de soluções de cibersegurança…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin