00:00:00
28 Mar

Tecnologia propõe solucionar velhos gargalos no Brasil e revoluciona a forma de comprar carros usados

20 de maio de 2019
464 Visualizações

Por Fabio Pinto, especialista em automóveis e CEO da Carflix

Pesquisa da Fenauto aponta no primeiro quadrimestre do ano foram vendidos cerca de 4.499.859 veículos seminovos no Brasil contra 4.464.773 no mesmo período do ano passado, o que representa um leve aumento de 0,8%.

Os dados mostram que, apesar do cenário econômico desfavorável há algum tempo no país, muitos brasileiros não deixam de lado a velha e boa troca dos seus carros usados por modelos mais novos. Mas esses números positivos escondem velhos problemas: Carros novos, são muito caros para a maioria da população e automóveis que estão mais ao alcance do consumidor são aqueles seminovos, muitas vezes anunciados na internet pelo próprio dono.

Entretanto, veículos usados também costumam dar trabalho para proprietários e compradores. Depreciação de preços pelas concessionárias, anunciar em plataformas online e a insegurança de fazer negócios com estranhos são algumas das dificuldades para quem aposta neste mercado para ter o tão sonhado carro. De acordo com informações recentes do Reclame Aqui, os itens mais criticados pelos consumidores de seminovos em concessionárias são “Produto com defeito”, “Atraso na entrega” e “mau atendimento”, que juntos somam mais de 700 reclamações.

E é aí que a tecnologia pode atuar e ajudar. As AutoTechs, por exemplo, são startups que atuam direta ou indiretamente com o desenvolvimento e oferta de produtos e serviços relacionados a tecnologias automotivas, mobilidade, transporte e logística, melhorando sua performance e entregando valor para a cadeia. No Brasil, esse ecossistema não para de crescer. Segundo estudo Liga Insights AutoTech, já existem 193 startups que estão revolucionando este mercado, desde a linha de produção – logística, até o transporte de cargas e passageiros.

Recentemente, essas startups começaram a inovar também na forma de comprar e vender um carro usado pela internet, utilizando a tecnologia como principal canal.  A Carflix, por exemplo, otimiza todo o processo de venda ou compra de seminovos utilizando uma plataforma online, que garante segurança e agilidade para seus clientes. Além disso, a empresa atua com profissionais especializados, faz vistoria de mais de 150 itens em carros anunciados e oferece garantia de 1 ano – para compra. Todo processo é feito pelo mundo digital, otimizando diversos fatores.

Além da parte de compra e venda, a tecnologia tem ajudado também a solucionar outros problemas que atuam no setor automotivo, como as fraudes na venda de usados – que geralmente acontece por meio de anúncios falsos em redes sociais e sites. Essas ocorrências impedem avanços ainda mais significativos no mercado de automóveis no Brasil e por isso, cada vez mais, a tecnologia vem ganhando espaço, oferecendo mais transparência em processos, segurança e agilidade, em um setor cheio de velhos problemas, mas que já começou a correr atrás de mudanças.

  • Fabio Pinto é especialista em carros com experiência de mais de 20 anos no setor automotivo. É formado em Administração pela FGV, tem MBA no Insead.

Imagem: mundorh.com.br/o-impacto-da-tecnologia-na-gestao-de-pessoas

Agência NoAr

You may be interested

Tempo oferece esquema especial de atendimento a motoristas no feriado
Tempo Assistência
29 Vizualizações
Tempo Assistência
29 Vizualizações

Tempo oferece esquema especial de atendimento a motoristas no feriado

Publicação - 28 de março de 2024

Tendo em vista a alta demanda durante o feriado de Páscoa, a Tempo, líder nos segmentos de assistências, conveniências e serviços especializados, preparou um esquema especial para…

Como preservar a imagem da marca em um mundo de ameaças cibernéticas
Artigo
33 Vizualizações
Artigo
33 Vizualizações

Como preservar a imagem da marca em um mundo de ameaças cibernéticas

Publicação - 28 de março de 2024

Na era da digitalização e das redes sociais, a palavra corre rápido. Casos de ataques e medidas ruins de segurança em empresas que facilitaram vazamentos ganham cobertura…

Allianz lança oferta personalizada no seguro Vida
Allianz
36 Vizualizações
Allianz
36 Vizualizações

Allianz lança oferta personalizada no seguro Vida

Publicação - 28 de março de 2024

A Allianz Seguros apresenta mais uma novidade no produto Vida Individual. Agora, a companhia conta com uma oferta personalizada e, com isso, passa a ter uma solução…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

Lloyd’s registra performance nos resultados de 2023
Lloyd's
39 Vizualizações
39 Vizualizações
PASI e Icatu firmam parceria no ramo de seguro de vida
Pasi
35 Vizualizações
35 Vizualizações
Anote essas dicas para uma viagem segura e tranquila
Coris
39 Vizualizações
39 Vizualizações

Anote essas dicas para uma viagem segura e tranquila

Publicação - 28 de março de 2024
Resultados anuais da HDI Global no Brasil
Grupo HDI
39 Vizualizações
39 Vizualizações

Resultados anuais da HDI Global no Brasil

Publicação - 28 de março de 2024
WordPress Video Lightbox Plugin