00:00:00
17 Jun

Tecnologia propõe solucionar velhos gargalos no Brasil e revoluciona a forma de comprar carros usados

20 de maio de 2019
193 Visualizações

Por Fabio Pinto, especialista em automóveis e CEO da Carflix

Pesquisa da Fenauto aponta no primeiro quadrimestre do ano foram vendidos cerca de 4.499.859 veículos seminovos no Brasil contra 4.464.773 no mesmo período do ano passado, o que representa um leve aumento de 0,8%.

Os dados mostram que, apesar do cenário econômico desfavorável há algum tempo no país, muitos brasileiros não deixam de lado a velha e boa troca dos seus carros usados por modelos mais novos. Mas esses números positivos escondem velhos problemas: Carros novos, são muito caros para a maioria da população e automóveis que estão mais ao alcance do consumidor são aqueles seminovos, muitas vezes anunciados na internet pelo próprio dono.

Entretanto, veículos usados também costumam dar trabalho para proprietários e compradores. Depreciação de preços pelas concessionárias, anunciar em plataformas online e a insegurança de fazer negócios com estranhos são algumas das dificuldades para quem aposta neste mercado para ter o tão sonhado carro. De acordo com informações recentes do Reclame Aqui, os itens mais criticados pelos consumidores de seminovos em concessionárias são “Produto com defeito”, “Atraso na entrega” e “mau atendimento”, que juntos somam mais de 700 reclamações.

E é aí que a tecnologia pode atuar e ajudar. As AutoTechs, por exemplo, são startups que atuam direta ou indiretamente com o desenvolvimento e oferta de produtos e serviços relacionados a tecnologias automotivas, mobilidade, transporte e logística, melhorando sua performance e entregando valor para a cadeia. No Brasil, esse ecossistema não para de crescer. Segundo estudo Liga Insights AutoTech, já existem 193 startups que estão revolucionando este mercado, desde a linha de produção – logística, até o transporte de cargas e passageiros.

Recentemente, essas startups começaram a inovar também na forma de comprar e vender um carro usado pela internet, utilizando a tecnologia como principal canal.  A Carflix, por exemplo, otimiza todo o processo de venda ou compra de seminovos utilizando uma plataforma online, que garante segurança e agilidade para seus clientes. Além disso, a empresa atua com profissionais especializados, faz vistoria de mais de 150 itens em carros anunciados e oferece garantia de 1 ano – para compra. Todo processo é feito pelo mundo digital, otimizando diversos fatores.

Além da parte de compra e venda, a tecnologia tem ajudado também a solucionar outros problemas que atuam no setor automotivo, como as fraudes na venda de usados – que geralmente acontece por meio de anúncios falsos em redes sociais e sites. Essas ocorrências impedem avanços ainda mais significativos no mercado de automóveis no Brasil e por isso, cada vez mais, a tecnologia vem ganhando espaço, oferecendo mais transparência em processos, segurança e agilidade, em um setor cheio de velhos problemas, mas que já começou a correr atrás de mudanças.

  • Fabio Pinto é especialista em carros com experiência de mais de 20 anos no setor automotivo. É formado em Administração pela FGV, tem MBA no Insead.

Imagem: mundorh.com.br/o-impacto-da-tecnologia-na-gestao-de-pessoas

Agência NoAr

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WordPress Video Lightbox Plugin