00:00:00
24 Oct

CSP-MG e FenaSaúde debatem desafios da saúde suplementar

20 de setembro de 2018
15861 Visualizações

Diretor executivo da Federação aponta a escalada dos custos como principal problema do setor.

O Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) reuniu profissionais do mercado, no dia 18 de setembro, em Belo Horizonte, para debater o cenário atual do setor de seguros e planos de saúde, as alterações recentes na legislação e os desafios para a saúde suplementar no País. O diretor executivo da FenaSaúde, José Cechin, ministrou a palestra magna do evento. Cerca de 170 pessoas compareceram ao encontro, entre corretores de seguros, consultores, executivos de seguradoras, operadoras e assessorias especializadas na área, além da diretoria e conselheiros do CSP-MG.

O diretor da FenaSaúde apresentou números do setor, que hoje atende 47,2 milhões de usuários em planos médicos individuais, coletivos por adesão e empresariais. Ele também falou sobre as principais dificuldades do segmento com destaque para o aumento das despesas médico-hospitalares que em 2017 chegaram a R$ 178,3 bilhões.

Segundo o dirigente, a disparada dos custos deve-se a diversos fatores, entre eles as novas tecnologias incorporadas ao setor médico, grande utilização dos planos, preços elevados dos procedimentos, além de judicialização, desperdícios e fraudes.  “O aumento de custos vem da soma de muitos fatores que perpassam toda cadeia produtiva da saúde suplementar”.

Para buscar o equilíbrio entre receitas e despesas, Cechin propõe a união de esforços de todos os agentes do setor: operadoras, médicos, consumidores, hospitais, laboratórios, fabricantes de medicamentos, insumos e de equipamentos. “Só com o envolvimento de todos é que poderemos resolver esse problema. O desafio é prestar um serviço de boa qualidade, em redes credenciadas ou referenciadas acreditadas, na medida certa para atender às necessidades dos usuários, entregando valor a eles, isto é, a um custo compatível”, ressaltou.

De acordo com o executivo, no Brasil, a iniciativa privada responde por cerca de 57% dos gastos com saúde, diferente dos países desenvolvidos em que a maior parte das despesas é de responsabilidade do setor público, com exceção dos EUA, Turquia e México.

O presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, comentou a importância do setor de saúde suplementar. “Devido à relevante participação do setor privado no custeio da área de saúde, é fundamental que o mercado promova fóruns de discussão sobre as medidas que devem ser adotadas visando, principalmente, à sustentabilidade desse setor”.

Ao final do evento, o diretor da FenaSaúde integrou a mesa de debates composta pelas seguintes autoridades: João Paulo Mello (presidente do CSP-MG), Mauricio Tadeu Barros Morais (mediador e diretor de Seguros do Clube), Juliana Queiroz (presidente da Comissão de Seguros de Pessoas do SindSeg MG/GO/MT/DF), Evaldo de Paula (diretor do Sincor-MG), Omar Otaviano Dantas Meira (presidente do Conselho Empresarial de Seguros da ACMinas) e André Beraldo de Morais (presidente da Ascor-MG).

Approach Comunicação

You may be interested

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos
Previsul
5691 Vizualizações
Previsul
5691 Vizualizações

Corretores da Previsul Seguradora vivenciaram dias de muita tecnologia e inovação São Francisco, nos Estados Unidos

Redação - 24 de maio de 2019

A viagem foi a premiação final da Campanha Sou + Previsul de 2018 Dez corretores da Previsul Seguradora tiveram uma experiência com muita inovação e tecnologia na…

Seguro de vida proporciona estabilidade financeira
Omint
35 Vizualizações
Omint
35 Vizualizações

Seguro de vida proporciona estabilidade financeira

Redação - 23 de outubro de 2020

Muitos brasileiros foram surpreendidos pela crise que a Covid-19 instaurou no País, que, além da saúde pública, atingiu a economia e, consequentemente, o bolso de cada um.…

Fundación MAPFRE e IMS apresentam retrospectiva da fotógrafa Paz Errázuriz
Fundação Mapfre
37 Vizualizações
Fundação Mapfre
37 Vizualizações

Fundación MAPFRE e IMS apresentam retrospectiva da fotógrafa Paz Errázuriz

Redação - 23 de outubro de 2020

A Fundación MAPFRE, em colaboração com o IMS Paulista, organizou a primeira grande restrospectiva da fotógrafa chilena Paz Errázuriz. A exposição, inicialmente prevista para março e adiada…

Prêmio de Jornalismo em Seguros tem categoria inédita neste ano
Escola de Negócios e Seguros
31 Vizualizações
Escola de Negócios e Seguros
31 Vizualizações

Prêmio de Jornalismo em Seguros tem categoria inédita neste ano

Redação - 23 de outubro de 2020

Reiteirando seu papel de fomentar o conhecimento e levar capacitação aos agentes do mercado de seguros, a ENS é uma das organizadoras do Prêmio Nacional de Jornalismo…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin

Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'wp_ob_end_flush_all' not found or invalid function name in /home/insurancecorp/www/pt/wp-includes/class-wp-hook.php on line 287