00:00:00
28 Mar

Susep : superitendente ressalta a agenda de trabalho da autarquia durante o 23º Encontro de líderes do mercado segurador

2 de março de 2018
631 Visualizações

Joaquim Mendanha destacou o marco regulatório da capitalização, o seguro rural e o combate ao mercado marginal como prioridades do órgão este ano

“Uma gestão proativa, focada em eficiência, que conversa, ouve e mantém uma sinergia com o mercado supervisionado. Em 2018 vamos continuar com esse mesmo diálogo, já que o papel do Governo, da autarquia, é o de contribuir com o crescimento do setor”, afirmou o titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Joaquim Mendanha de Ataídes. As palavras foram ditas durante a cerimônia de abertura do 23º Encontro de Líderes do Mercado Segurador, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), nesta quinta-feira, 1º de março, em Foz do Iguaçu (PR).​

Em sua fala, Joaquim Mendanha ressaltou o trabalho desenvolvido pela diretoria colegiada e pelo quadro técnico da autarquia em 2017, quando o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) acatou 14 votos da Susep em importantes resoluções, como a das famílias PGBL e VGBL, a do seguro popular de automóvel e a de meios remotos. Em 2017, a autarquia também editou mais de 20 circulares ao mercado supervisionado.

Entre os próximos passos da Susep, Joaquim Mendanha destacou o marco regulatório da capitalização, que teve sua consulta pública encerrada no dia 11 de fevereiro e encontra-se em processo final de análise com previsão de conclusão para as próximas três semanas. Segundo ele, “uma nova fronteira para o segmento”.

Além disso, o superintendente enfatizou o combate ao mercado marginal como uma das prioridades da pauta de trabalho da Susep em 2018. “Este ano, já tivemos a primeira reunião do grupo de trabalho sobre o mercado marginal. Eu me preocupo muito, principalmente, com a ousadia desse “setor”. A Susep tem agido fortemente e o resultado do grupo de trabalho irá nos orientar a combatê-lo. Esse mercado fere o consumidor que compra um produto e pode não ter a proteção devida”, salientou, complementando que, hoje, o mercado marginal não está restrito apenas ao ramo de automóvel.

Joaquim Mendanha também citou a regulamentação do  microsseguro, o seguro rural, a revisão do normativo do seguro de garantia estendida, o seguro prestamista, o seguro de responsabilidade civil obrigatório (RCO), os seguros para grandes obras e a retomada das tratativas sobre o seguro de acidente de trabalho (SAT). Em relação ao desenvolvimento do mercado de anuidades e ao segmento de previdência, ele alertou “nós não podemos perder a oportunidade do debate e ver de que forma o mercado privado pode contribuir para que haja uma previdência justa paRa todos”.

Por fim, Joaquim Mendanha sinalizou que embora muitas medidas em prol do desenvolvimento do setor de seguros já tenham sido e estão sendo realizadas, “ainda há muito o que fazer”. Ele reiterou que o Brasil precisa de líderes e que a Susep continuará trabalhando pela expansão do mercado de seguros para que ele possa alcançar cada vez mais consumidores.

GABIN Assessoria de Imprensa

You may be interested

Digitalizar a empresa é o caminho para ter mais eficiência
SIS Innov & Tech
50 Vizualizações
SIS Innov & Tech
50 Vizualizações

Digitalizar a empresa é o caminho para ter mais eficiência

Publicação - 27 de março de 2024

Embora o meio físico e as relações interpessoais sejam importantes, não considerar os canais digitais pode limitar significativamente o alcance e o engajamento de uma companhia com…

CNseg e demais Confederações aprimoram políticas públicas por meio de Fórum
CNseg
84 Vizualizações
CNseg
84 Vizualizações

CNseg e demais Confederações aprimoram políticas públicas por meio de Fórum

Publicação - 27 de março de 2024

Com o objetivo permanente na defesa dos interesses do mercado segurador e estreitamento na discussão de temas comuns a diversos setores econômicos do país, a Confederação Nacional…

Grupo Bradesco Seguros lança cursos preparatórios das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA
Grupo Bradesco Seguros
140 Vizualizações
Grupo Bradesco Seguros
140 Vizualizações

Grupo Bradesco Seguros lança cursos preparatórios das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA

Publicação - 27 de março de 2024

O Grupo Bradesco Seguros passou a disponibilizar, este ano, em sua plataforma Universeg, voltada para o aprendizado dos corretores, cursos preparatórios para as certificações ANBIMA (CPA-10, CPA-20…

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais desta categoria

WordPress Video Lightbox Plugin